Limites e perspectivas dos estágios de docência do curso de formação de professor(a) de educação física da ESEFID/UFRGS : o olhar do estudante estagiário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelas, Richard de Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202181
Resumo: Os estágios curriculares sintetizam diferentes etapas da formação inicial e se configuram como um marco para a elaboração intersubjetiva do que é ser professor pelo acadêmico. Neste contexto que se concretizou a necessidade de investigar quais os resultados atingidos pelas propostas implementadas pelos os estágios de docência do curso de licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS. No entanto, aqui o foco foi à percepção do acadêmico, isto é identificar como o protagonista deste processo percebeu o momento do estágio curricular para a sua formação como professor de Educação Física. Assim, o problema do estudo permeou a seguinte questão: Na percepção do estudante estagiário, quais são os limites e perspectivas da proposta de estágio curricular do curso de Educação Física – licenciatura da ESEFID? A pesquisa de caráter qualitativo se pautou em um desenho descritivo e teve como objetivo analisar a percepção do estudante estágio sobre as propostas de estágios de docência. Participarão do estudo todos os acadêmicos matriculados nas disciplinas de estágio, onde estes responderão a um questionário com questões abertas e fechadas sobre os limites e perspectivas dos estágios do seu curso. Os resultados nos mostram que os estágios apresentam alguns limites que estão ligados à escola em que é realizado a pratica, tais como material didático, espaço físico e uma não participação efetiva do professor supervisor na pratica de estagio. Porém foi constatado como algo positivo nos estágios a descoberta pela vocação, experimentar a docência e ter contato com o aluno. A possibilidade dos estagiários vivenciarem uma experiência real do que é ser professor é importante no processo de formação desse acadêmico, porém devemos dar ouvidos aqueles que estão nesse processo para que essa experiência seja entendida no ponto de vista dos estagiários.
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A pesquisa de caráter qualitativo se pautou em um desenho descritivo e teve como objetivo analisar a percepção do estudante estágio sobre as propostas de estágios de docência. Participarão do estudo todos os acadêmicos matriculados nas disciplinas de estágio, onde estes responderão a um questionário com questões abertas e fechadas sobre os limites e perspectivas dos estágios do seu curso. Os resultados nos mostram que os estágios apresentam alguns limites que estão ligados à escola em que é realizado a pratica, tais como material didático, espaço físico e uma não participação efetiva do professor supervisor na pratica de estagio. Porém foi constatado como algo positivo nos estágios a descoberta pela vocação, experimentar a docência e ter contato com o aluno. A possibilidade dos estagiários vivenciarem uma experiência real do que é ser professor é importante no processo de formação desse acadêmico, porém devemos dar ouvidos aqueles que estão nesse processo para que essa experiência seja entendida no ponto de vista dos estagiários.The curricular stages synthesize different stages of the initial formation and are configured as a milestone for the intersubjective elaboration of what it is to be a teacher by the academic. In this context, the need to investigate the results achieved by the proposals implemented by the teaching interns of the undergraduate degree in Physical Education at ESEFID / UFRGS has materialized. However, here the focus was on the perception of the academic that is to identify how the protagonist of this process perceived the moment of the curricular internship for his formation as professor of Physical Education. Thus, the problem of the study permeated the following question: In the student trainee's perception, what are the limits and perspectives of the curricular internship proposal of the Physical Education course - undergraduate degree from ESEFID? The qualitative research was based on a descriptive design and had as objective to analyze the perception of the student stage on the proposals of stages of teaching. Participation of the study will be all the students enrolled in the internship subjects, where they will respond to a questionnaire with open questions and closed on the limits and perspectives of the stages of its course. The results show that the stages present some limits that are related to the school in which the practice is practiced, such as didactic material, physical space and an effective participation of the supervising teacher in the practice of internship. However, the discovery of vocation, experience of teaching and contact with the student was positive. The possibility of the trainees experiencing a real experience of what it is to be a teacher is important in the process of formation of this academic, but we must listen to those who are in this process so that this experience is understood in the point of view of the trainees.application/pdfporEstágio curricularFormação de professoresDocênciaCurricular internshipTeacher trainingTeaching in Physical EducationLimites e perspectivas dos estágios de docência do curso de formação de professor(a) de educação física da ESEFID/UFRGS : o olhar do estudante estagiárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106988.pdf.txt001106988.pdf.txtExtracted Texttext/plain123631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202181/2/001106988.pdf.txtdb1b61026cf0669ab6f70178b8010d51MD52ORIGINAL001106988.pdfTexto completoapplication/pdf968138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202181/1/001106988.pdf973fd8fa50a54549492c41506a43f04bMD5110183/2021812019-12-01 05:04:08.728106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-01T07:04:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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