Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196538 |
Resumo: | A Educação Física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos podem ser divididos em três dimensões do conhecimento propostos por Coll (1998). São eles os conteúdos conceituais que envolvem o saber sobre determinados fatos e conceitos, os conteúdos procedimentais relacionados ao saber fazer e os conteúdos atitudinais relativos às atitudes, normas e valores. Nem sempre esses tipos de conteúdos estão presentes nas aulas de Educação Física, que historicamente é marcada por uma hegemonia dos conteúdos procedimentais abrangendo apenas o saber fazer prático em suas aulas. Por ser o estágio o momento de interação da formação inicial com a realidade social e escolar, no qual se desenvolve as práticas educativas, o objetivo desse estudo foi analisar como os conteúdos de ensino são percebidos e utilizados pelos estudantes estagiários nas suas experiências dos estágios de docência. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, realizado com alunos(as) matriculados(as) no curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS que já concluíram os três estágios de docência obrigatórios. Os resultados nos mostraram que ainda que os estudantes tenham mostrado entendimento sobre os conceitos dos tipos de conteúdos de ensino, eles demostraram certa fragilidade nas respostas que confirmam certo obstáculo para a utilização desses de maneira crítica, reflexiva, autônoma e criativa. Esses conteúdos ainda são tratados pelos cursos de formação de maneira muito teórica de modo que pouco se ensina sobre como podem ser aplicados na prática pedagógica dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_a43ed4cc0d0f931baae767765a7c70fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196538 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Mariana MaggiPires, Veruska2019-07-04T02:33:42Z2018http://hdl.handle.net/10183/196538001094436A Educação Física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos podem ser divididos em três dimensões do conhecimento propostos por Coll (1998). São eles os conteúdos conceituais que envolvem o saber sobre determinados fatos e conceitos, os conteúdos procedimentais relacionados ao saber fazer e os conteúdos atitudinais relativos às atitudes, normas e valores. Nem sempre esses tipos de conteúdos estão presentes nas aulas de Educação Física, que historicamente é marcada por uma hegemonia dos conteúdos procedimentais abrangendo apenas o saber fazer prático em suas aulas. Por ser o estágio o momento de interação da formação inicial com a realidade social e escolar, no qual se desenvolve as práticas educativas, o objetivo desse estudo foi analisar como os conteúdos de ensino são percebidos e utilizados pelos estudantes estagiários nas suas experiências dos estágios de docência. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, realizado com alunos(as) matriculados(as) no curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS que já concluíram os três estágios de docência obrigatórios. Os resultados nos mostraram que ainda que os estudantes tenham mostrado entendimento sobre os conceitos dos tipos de conteúdos de ensino, eles demostraram certa fragilidade nas respostas que confirmam certo obstáculo para a utilização desses de maneira crítica, reflexiva, autônoma e criativa. Esses conteúdos ainda são tratados pelos cursos de formação de maneira muito teórica de modo que pouco se ensina sobre como podem ser aplicados na prática pedagógica dos estudantes.application/pdfporEnsinoPrática pedagógicaEstágio curricularOs conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094436.pdf.txt001094436.pdf.txtExtracted Texttext/plain133120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196538/2/001094436.pdf.txt88fa3268669c050dc6fa3fcc99dd2b4dMD52ORIGINAL001094436.pdfTexto completoapplication/pdf628766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196538/1/001094436.pdfec23688a2f432522cdc829641e7fcac6MD5110183/1965382019-10-24 03:48:48.343025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-24T06:48:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS |
title |
Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS |
spellingShingle |
Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS Cunha, Mariana Maggi Ensino Prática pedagógica Estágio curricular |
title_short |
Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS |
title_full |
Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS |
title_fullStr |
Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS |
title_sort |
Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS |
author |
Cunha, Mariana Maggi |
author_facet |
Cunha, Mariana Maggi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Mariana Maggi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Veruska |
contributor_str_mv |
Pires, Veruska |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Prática pedagógica Estágio curricular |
topic |
Ensino Prática pedagógica Estágio curricular |
description |
A Educação Física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos podem ser divididos em três dimensões do conhecimento propostos por Coll (1998). São eles os conteúdos conceituais que envolvem o saber sobre determinados fatos e conceitos, os conteúdos procedimentais relacionados ao saber fazer e os conteúdos atitudinais relativos às atitudes, normas e valores. Nem sempre esses tipos de conteúdos estão presentes nas aulas de Educação Física, que historicamente é marcada por uma hegemonia dos conteúdos procedimentais abrangendo apenas o saber fazer prático em suas aulas. Por ser o estágio o momento de interação da formação inicial com a realidade social e escolar, no qual se desenvolve as práticas educativas, o objetivo desse estudo foi analisar como os conteúdos de ensino são percebidos e utilizados pelos estudantes estagiários nas suas experiências dos estágios de docência. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, realizado com alunos(as) matriculados(as) no curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS que já concluíram os três estágios de docência obrigatórios. Os resultados nos mostraram que ainda que os estudantes tenham mostrado entendimento sobre os conceitos dos tipos de conteúdos de ensino, eles demostraram certa fragilidade nas respostas que confirmam certo obstáculo para a utilização desses de maneira crítica, reflexiva, autônoma e criativa. Esses conteúdos ainda são tratados pelos cursos de formação de maneira muito teórica de modo que pouco se ensina sobre como podem ser aplicados na prática pedagógica dos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-04T02:33:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196538 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094436 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196538 |
identifier_str_mv |
001094436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196538/2/001094436.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196538/1/001094436.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88fa3268669c050dc6fa3fcc99dd2b4d ec23688a2f432522cdc829641e7fcac6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447244202049536 |