Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Mariana Maggi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196538
Resumo: A Educação Física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos podem ser divididos em três dimensões do conhecimento propostos por Coll (1998). São eles os conteúdos conceituais que envolvem o saber sobre determinados fatos e conceitos, os conteúdos procedimentais relacionados ao saber fazer e os conteúdos atitudinais relativos às atitudes, normas e valores. Nem sempre esses tipos de conteúdos estão presentes nas aulas de Educação Física, que historicamente é marcada por uma hegemonia dos conteúdos procedimentais abrangendo apenas o saber fazer prático em suas aulas. Por ser o estágio o momento de interação da formação inicial com a realidade social e escolar, no qual se desenvolve as práticas educativas, o objetivo desse estudo foi analisar como os conteúdos de ensino são percebidos e utilizados pelos estudantes estagiários nas suas experiências dos estágios de docência. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, realizado com alunos(as) matriculados(as) no curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS que já concluíram os três estágios de docência obrigatórios. Os resultados nos mostraram que ainda que os estudantes tenham mostrado entendimento sobre os conceitos dos tipos de conteúdos de ensino, eles demostraram certa fragilidade nas respostas que confirmam certo obstáculo para a utilização desses de maneira crítica, reflexiva, autônoma e criativa. Esses conteúdos ainda são tratados pelos cursos de formação de maneira muito teórica de modo que pouco se ensina sobre como podem ser aplicados na prática pedagógica dos estudantes.
id UFRGS-2_a43ed4cc0d0f931baae767765a7c70fb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196538
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Mariana MaggiPires, Veruska2019-07-04T02:33:42Z2018http://hdl.handle.net/10183/196538001094436A Educação Física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos podem ser divididos em três dimensões do conhecimento propostos por Coll (1998). São eles os conteúdos conceituais que envolvem o saber sobre determinados fatos e conceitos, os conteúdos procedimentais relacionados ao saber fazer e os conteúdos atitudinais relativos às atitudes, normas e valores. Nem sempre esses tipos de conteúdos estão presentes nas aulas de Educação Física, que historicamente é marcada por uma hegemonia dos conteúdos procedimentais abrangendo apenas o saber fazer prático em suas aulas. Por ser o estágio o momento de interação da formação inicial com a realidade social e escolar, no qual se desenvolve as práticas educativas, o objetivo desse estudo foi analisar como os conteúdos de ensino são percebidos e utilizados pelos estudantes estagiários nas suas experiências dos estágios de docência. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, realizado com alunos(as) matriculados(as) no curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS que já concluíram os três estágios de docência obrigatórios. Os resultados nos mostraram que ainda que os estudantes tenham mostrado entendimento sobre os conceitos dos tipos de conteúdos de ensino, eles demostraram certa fragilidade nas respostas que confirmam certo obstáculo para a utilização desses de maneira crítica, reflexiva, autônoma e criativa. Esses conteúdos ainda são tratados pelos cursos de formação de maneira muito teórica de modo que pouco se ensina sobre como podem ser aplicados na prática pedagógica dos estudantes.application/pdfporEnsinoPrática pedagógicaEstágio curricularOs conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094436.pdf.txt001094436.pdf.txtExtracted Texttext/plain133120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196538/2/001094436.pdf.txt88fa3268669c050dc6fa3fcc99dd2b4dMD52ORIGINAL001094436.pdfTexto completoapplication/pdf628766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196538/1/001094436.pdfec23688a2f432522cdc829641e7fcac6MD5110183/1965382019-10-24 03:48:48.343025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-24T06:48:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
title Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
spellingShingle Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
Cunha, Mariana Maggi
Ensino
Prática pedagógica
Estágio curricular
title_short Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
title_full Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
title_fullStr Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
title_full_unstemmed Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
title_sort Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
author Cunha, Mariana Maggi
author_facet Cunha, Mariana Maggi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Mariana Maggi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Veruska
contributor_str_mv Pires, Veruska
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Prática pedagógica
Estágio curricular
topic Ensino
Prática pedagógica
Estágio curricular
description A Educação Física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos podem ser divididos em três dimensões do conhecimento propostos por Coll (1998). São eles os conteúdos conceituais que envolvem o saber sobre determinados fatos e conceitos, os conteúdos procedimentais relacionados ao saber fazer e os conteúdos atitudinais relativos às atitudes, normas e valores. Nem sempre esses tipos de conteúdos estão presentes nas aulas de Educação Física, que historicamente é marcada por uma hegemonia dos conteúdos procedimentais abrangendo apenas o saber fazer prático em suas aulas. Por ser o estágio o momento de interação da formação inicial com a realidade social e escolar, no qual se desenvolve as práticas educativas, o objetivo desse estudo foi analisar como os conteúdos de ensino são percebidos e utilizados pelos estudantes estagiários nas suas experiências dos estágios de docência. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, realizado com alunos(as) matriculados(as) no curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS que já concluíram os três estágios de docência obrigatórios. Os resultados nos mostraram que ainda que os estudantes tenham mostrado entendimento sobre os conceitos dos tipos de conteúdos de ensino, eles demostraram certa fragilidade nas respostas que confirmam certo obstáculo para a utilização desses de maneira crítica, reflexiva, autônoma e criativa. Esses conteúdos ainda são tratados pelos cursos de formação de maneira muito teórica de modo que pouco se ensina sobre como podem ser aplicados na prática pedagógica dos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-04T02:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094436
url http://hdl.handle.net/10183/196538
identifier_str_mv 001094436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196538/2/001094436.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196538/1/001094436.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88fa3268669c050dc6fa3fcc99dd2b4d
ec23688a2f432522cdc829641e7fcac6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224575622578176