A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102987 |
Resumo: | O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, foram realizadas várias atividades junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de modo a verificar de que forma, e em que medida, eles interagem e constroem seu conhecimento de forma colaborativa. Os resultados mostraram que é possível utilizar a rede social Facebook e os recursos disponibilizados pela mesma, mas também apontam para a necessidade de adequação e formação dos professores, no sentido de atuar como mediadores entre o uso da tecnologia, da rede social, da interação e da construção interativa e colaborativa do conhecimento. |
id |
UFRGS-2_141f52f1eb1deaba9cc2260b859680f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102987 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet RapkiewiczCosta, Valéria Machado da2014-09-12T02:10:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/102987000922154O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, foram realizadas várias atividades junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de modo a verificar de que forma, e em que medida, eles interagem e constroem seu conhecimento de forma colaborativa. Os resultados mostraram que é possível utilizar a rede social Facebook e os recursos disponibilizados pela mesma, mas também apontam para a necessidade de adequação e formação dos professores, no sentido de atuar como mediadores entre o uso da tecnologia, da rede social, da interação e da construção interativa e colaborativa do conhecimento.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Redes sociaisConstrução do conhecimentoColaboraçãoA construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCacequi, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922154.pdf000922154.pdfTexto completoapplication/pdf15954530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/1/000922154.pdf400756c8848196b43b06b7c9546b8f76MD51TEXT000922154.pdf.txt000922154.pdf.txtExtracted Texttext/plain104843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/2/000922154.pdf.txt0bd232f6b476c889ceddc152fbd9ac06MD52THUMBNAIL000922154.pdf.jpg000922154.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/3/000922154.pdf.jpg12cba483f5fdf45f60c69d069fe08248MD5310183/1029872018-10-25 09:02:05.964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano |
title |
A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano |
spellingShingle |
A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Redes sociais Construção do conhecimento Colaboração |
title_short |
A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano |
title_full |
A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano |
title_fullStr |
A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano |
title_sort |
A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano |
author |
Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz |
author_facet |
Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
contributor_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Redes sociais Construção do conhecimento Colaboração |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Redes sociais Construção do conhecimento Colaboração |
description |
O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, foram realizadas várias atividades junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de modo a verificar de que forma, e em que medida, eles interagem e constroem seu conhecimento de forma colaborativa. Os resultados mostraram que é possível utilizar a rede social Facebook e os recursos disponibilizados pela mesma, mas também apontam para a necessidade de adequação e formação dos professores, no sentido de atuar como mediadores entre o uso da tecnologia, da rede social, da interação e da construção interativa e colaborativa do conhecimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-12T02:10:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102987 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922154 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102987 |
identifier_str_mv |
000922154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/1/000922154.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/2/000922154.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/3/000922154.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
400756c8848196b43b06b7c9546b8f76 0bd232f6b476c889ceddc152fbd9ac06 12cba483f5fdf45f60c69d069fe08248 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447133397975040 |