A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102987
Resumo: O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, foram realizadas várias atividades junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de modo a verificar de que forma, e em que medida, eles interagem e constroem seu conhecimento de forma colaborativa. Os resultados mostraram que é possível utilizar a rede social Facebook e os recursos disponibilizados pela mesma, mas também apontam para a necessidade de adequação e formação dos professores, no sentido de atuar como mediadores entre o uso da tecnologia, da rede social, da interação e da construção interativa e colaborativa do conhecimento.
id UFRGS-2_141f52f1eb1deaba9cc2260b859680f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet RapkiewiczCosta, Valéria Machado da2014-09-12T02:10:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/102987000922154O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, foram realizadas várias atividades junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de modo a verificar de que forma, e em que medida, eles interagem e constroem seu conhecimento de forma colaborativa. Os resultados mostraram que é possível utilizar a rede social Facebook e os recursos disponibilizados pela mesma, mas também apontam para a necessidade de adequação e formação dos professores, no sentido de atuar como mediadores entre o uso da tecnologia, da rede social, da interação e da construção interativa e colaborativa do conhecimento.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Redes sociaisConstrução do conhecimentoColaboraçãoA construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCacequi, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922154.pdf000922154.pdfTexto completoapplication/pdf15954530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/1/000922154.pdf400756c8848196b43b06b7c9546b8f76MD51TEXT000922154.pdf.txt000922154.pdf.txtExtracted Texttext/plain104843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/2/000922154.pdf.txt0bd232f6b476c889ceddc152fbd9ac06MD52THUMBNAIL000922154.pdf.jpg000922154.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/3/000922154.pdf.jpg12cba483f5fdf45f60c69d069fe08248MD5310183/1029872018-10-25 09:02:05.964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
title A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
spellingShingle A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Construção do conhecimento
Colaboração
title_short A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
title_full A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
title_fullStr A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
title_full_unstemmed A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
title_sort A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
author Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz
author_facet Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Valéria Machado da
contributor_str_mv Costa, Valéria Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Construção do conhecimento
Colaboração
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Construção do conhecimento
Colaboração
description O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, foram realizadas várias atividades junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de modo a verificar de que forma, e em que medida, eles interagem e constroem seu conhecimento de forma colaborativa. Os resultados mostraram que é possível utilizar a rede social Facebook e os recursos disponibilizados pela mesma, mas também apontam para a necessidade de adequação e formação dos professores, no sentido de atuar como mediadores entre o uso da tecnologia, da rede social, da interação e da construção interativa e colaborativa do conhecimento.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102987
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922154
url http://hdl.handle.net/10183/102987
identifier_str_mv 000922154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/1/000922154.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/2/000922154.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102987/3/000922154.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 400756c8848196b43b06b7c9546b8f76
0bd232f6b476c889ceddc152fbd9ac06
12cba483f5fdf45f60c69d069fe08248
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447133397975040