O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151652 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade enfocar as diversas particularidades da atuação no meio escolar, em especial na Educação Infantil, do Orientador Educacional necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com os discentes no intuito de facilitar as relações interpessoais e apoiar os docentes nas dificuldades que se apresentam no cotidiano escolar. Pela vivência da gestão democrática foram realizadas reuniões para tratar de assuntos do cotidiano escolar e anualmente é feita a revisão do Projeto Político Pedagógico da escola com a participação da comunidade escolar. Neste ano foi escolhido como um dos pontos importantes a ser enfocado no projeto a atuação de um orientador educacional junto à escola. Os pais e responsáveis pelos alunos concordaram com a ideia, mas a grande maioria não conhecia o desenvolvimento do trabalho deste profissional. Por isso, foram realizadas reuniões e pesquisa para que se evidenciasse o entendimento dos pais sobre o tema, além de reuniões de esclarecimento sobre o funcionamento do trabalho do orientador e palestras com uma psicóloga para o esclarecimento da necessidade de trabalhar limites com as crianças. O estudo contou com a participação dos 20 alunos do jardim B 5, pais ou responsáveis, professores e oficineiros que trabalham com a turma, orientador educacional e a direção da escola. |
id |
UFRGS-2_146131beeb9446314e08f34adbd8af44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151652 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Jadete Acosta dosFalcetta, Antônio Paim2017-02-14T02:23:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/151652001005440O presente trabalho tem por finalidade enfocar as diversas particularidades da atuação no meio escolar, em especial na Educação Infantil, do Orientador Educacional necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com os discentes no intuito de facilitar as relações interpessoais e apoiar os docentes nas dificuldades que se apresentam no cotidiano escolar. Pela vivência da gestão democrática foram realizadas reuniões para tratar de assuntos do cotidiano escolar e anualmente é feita a revisão do Projeto Político Pedagógico da escola com a participação da comunidade escolar. Neste ano foi escolhido como um dos pontos importantes a ser enfocado no projeto a atuação de um orientador educacional junto à escola. Os pais e responsáveis pelos alunos concordaram com a ideia, mas a grande maioria não conhecia o desenvolvimento do trabalho deste profissional. Por isso, foram realizadas reuniões e pesquisa para que se evidenciasse o entendimento dos pais sobre o tema, além de reuniões de esclarecimento sobre o funcionamento do trabalho do orientador e palestras com uma psicóloga para o esclarecimento da necessidade de trabalhar limites com as crianças. O estudo contou com a participação dos 20 alunos do jardim B 5, pais ou responsáveis, professores e oficineiros que trabalham com a turma, orientador educacional e a direção da escola.application/pdfporEducação infantilAlunoOrientador educacionalPráticaLimiteO papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005440.pdf001005440.pdfTexto completoapplication/pdf1087715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151652/1/001005440.pdfb75bbb34faa87d9870316c1983d63af0MD51TEXT001005440.pdf.txt001005440.pdf.txtExtracted Texttext/plain28937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151652/2/001005440.pdf.txt454de211d1928cc3c9cd281540b898a3MD5210183/1516522017-02-15 02:27:38.480147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes |
title |
O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes |
spellingShingle |
O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes Santos, Jadete Acosta dos Educação infantil Aluno Orientador educacional Prática Limite |
title_short |
O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes |
title_full |
O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes |
title_fullStr |
O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes |
title_full_unstemmed |
O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes |
title_sort |
O papel do orientador educacional na escola : facilitador da integração social dos alunos através da intervenção no desenvolvimento das atitudes |
author |
Santos, Jadete Acosta dos |
author_facet |
Santos, Jadete Acosta dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jadete Acosta dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falcetta, Antônio Paim |
contributor_str_mv |
Falcetta, Antônio Paim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Aluno Orientador educacional Prática Limite |
topic |
Educação infantil Aluno Orientador educacional Prática Limite |
description |
O presente trabalho tem por finalidade enfocar as diversas particularidades da atuação no meio escolar, em especial na Educação Infantil, do Orientador Educacional necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com os discentes no intuito de facilitar as relações interpessoais e apoiar os docentes nas dificuldades que se apresentam no cotidiano escolar. Pela vivência da gestão democrática foram realizadas reuniões para tratar de assuntos do cotidiano escolar e anualmente é feita a revisão do Projeto Político Pedagógico da escola com a participação da comunidade escolar. Neste ano foi escolhido como um dos pontos importantes a ser enfocado no projeto a atuação de um orientador educacional junto à escola. Os pais e responsáveis pelos alunos concordaram com a ideia, mas a grande maioria não conhecia o desenvolvimento do trabalho deste profissional. Por isso, foram realizadas reuniões e pesquisa para que se evidenciasse o entendimento dos pais sobre o tema, além de reuniões de esclarecimento sobre o funcionamento do trabalho do orientador e palestras com uma psicóloga para o esclarecimento da necessidade de trabalhar limites com as crianças. O estudo contou com a participação dos 20 alunos do jardim B 5, pais ou responsáveis, professores e oficineiros que trabalham com a turma, orientador educacional e a direção da escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151652 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005440 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151652 |
identifier_str_mv |
001005440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151652/1/001005440.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151652/2/001005440.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b75bbb34faa87d9870316c1983d63af0 454de211d1928cc3c9cd281540b898a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188022493184 |