Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Daniele da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179592
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar canções populares e jogos tradicionais infantis por meio da proposta de roteiros de atividades dirigida a professores de espanhol como língua estrangeira para crianças. A partir deste objetivo principal, os objetivos específicos buscam abordar as seguintes questões: a. qual é o papel das canções nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? b. qual é o papel dos jogos e brincadeiras nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? c. como propor atividades lúdicas que contemplem estes dois elementos nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? Como forma de possibilitar a criação do roteiro de atividades, elaboramos um questionário virtual a fim de coletar as canções e jogos junto a hispano-falantes. A partir dos resultados obtidos através do questionário e de pesquisas posteriores sobre as canções selecionadas, produzimos roteiros de atividades presente na parte final deste trabalho. O processo de elaboração do roteiro demonstrou que o uso de canções e jogos pode ser uma opção interessante para quem pretende trabalhar língua estrangeira com crianças, tendo em vista as possibilidades geradas por este uso dentro do ambiente escolar.
id UFRGS-2_159bad8eb51782878da48fe7737b7edf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179592
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Bruna Daniele daLabella-Sánchez, Natalia2018-06-20T02:30:12Z2018http://hdl.handle.net/10183/179592001068065O presente trabalho tem como objetivo apresentar canções populares e jogos tradicionais infantis por meio da proposta de roteiros de atividades dirigida a professores de espanhol como língua estrangeira para crianças. A partir deste objetivo principal, os objetivos específicos buscam abordar as seguintes questões: a. qual é o papel das canções nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? b. qual é o papel dos jogos e brincadeiras nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? c. como propor atividades lúdicas que contemplem estes dois elementos nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? Como forma de possibilitar a criação do roteiro de atividades, elaboramos um questionário virtual a fim de coletar as canções e jogos junto a hispano-falantes. A partir dos resultados obtidos através do questionário e de pesquisas posteriores sobre as canções selecionadas, produzimos roteiros de atividades presente na parte final deste trabalho. O processo de elaboração do roteiro demonstrou que o uso de canções e jogos pode ser uma opção interessante para quem pretende trabalhar língua estrangeira com crianças, tendo em vista as possibilidades geradas por este uso dentro do ambiente escolar.El objetivo del presente trabajo es presentar canciones de ronda y juegos tradicionales infantiles a través de una propuesta de guiones de actividades dirigido a profesores de español como lengua extranjera a niños. A partir de este objetivo principal, los objetivos específicos buscan plantear las siguientes cuestiones: a. ¿cuál es el papel de las canciones en las clases de español como lengua extranjera a niños? b. ¿cuál es el papel de los juegos en las clases de español como lengua extranjera a niños? c. ¿cómo proponer actividades lúdicas que contemplen estos dos elementos en las clases de español como lengua extranjera a niños? Con el intento de posibilitar la creación de un guion de actividades, elaboramos un cuestionario virtual con el propósito de recoger las canciones y juegos informados por los hispanohablantes. A partir de los resultados obtenidos a través de dicho cuestionario, además de investigaciones posteriores sobre las rondas infantiles elegidas, producimos guiones de actividades presentados en la parte final de este trabajo. El proceso de elaboración del guion demostró que el uso de canciones y juegos puede ser una opción interesante a quién pretende trabajar lengua extranjera con niños, teniendo en cuenta las posibilidades generadas por este uso dentro del ambiente escolar.application/pdfporEspanhol : Estudo e EnsinoLinguísticaCanções infantisJogo pedagogicoBrincadeiras infantisLengua españolaNiñosRondas InfantilesJuegoEnseñanzaCanções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068065.pdf001068065.pdfTexto completoapplication/pdf729687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179592/1/001068065.pdfee5b51d1941ab67d8d5a6cebcd7a9991MD51TEXT001068065.pdf.txt001068065.pdf.txtExtracted Texttext/plain85887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179592/2/001068065.pdf.txt36933c8db778bfa574bf5ae158c1b900MD5210183/1795922022-08-06 04:56:26.267339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
title Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
spellingShingle Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
Silva, Bruna Daniele da
Espanhol : Estudo e Ensino
Linguística
Canções infantis
Jogo pedagogico
Brincadeiras infantis
Lengua española
Niños
Rondas Infantiles
Juego
Enseñanza
title_short Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
title_full Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
title_fullStr Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
title_full_unstemmed Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
title_sort Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
author Silva, Bruna Daniele da
author_facet Silva, Bruna Daniele da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Daniele da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Labella-Sánchez, Natalia
contributor_str_mv Labella-Sánchez, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol : Estudo e Ensino
Linguística
Canções infantis
Jogo pedagogico
Brincadeiras infantis
topic Espanhol : Estudo e Ensino
Linguística
Canções infantis
Jogo pedagogico
Brincadeiras infantis
Lengua española
Niños
Rondas Infantiles
Juego
Enseñanza
dc.subject.spa.fl_str_mv Lengua española
Niños
Rondas Infantiles
Juego
Enseñanza
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar canções populares e jogos tradicionais infantis por meio da proposta de roteiros de atividades dirigida a professores de espanhol como língua estrangeira para crianças. A partir deste objetivo principal, os objetivos específicos buscam abordar as seguintes questões: a. qual é o papel das canções nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? b. qual é o papel dos jogos e brincadeiras nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? c. como propor atividades lúdicas que contemplem estes dois elementos nas aulas de espanhol como língua estrangeira para crianças? Como forma de possibilitar a criação do roteiro de atividades, elaboramos um questionário virtual a fim de coletar as canções e jogos junto a hispano-falantes. A partir dos resultados obtidos através do questionário e de pesquisas posteriores sobre as canções selecionadas, produzimos roteiros de atividades presente na parte final deste trabalho. O processo de elaboração do roteiro demonstrou que o uso de canções e jogos pode ser uma opção interessante para quem pretende trabalhar língua estrangeira com crianças, tendo em vista as possibilidades geradas por este uso dentro do ambiente escolar.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-20T02:30:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068065
url http://hdl.handle.net/10183/179592
identifier_str_mv 001068065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179592/1/001068065.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179592/2/001068065.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee5b51d1941ab67d8d5a6cebcd7a9991
36933c8db778bfa574bf5ae158c1b900
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552800321536