A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estanieski, Roger Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78329
Resumo: O presente estudo visa constatar a influência das técnicas de merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre marketing, merchandising, tipos de pontos de venda do varejo e temas relacionados. Posteriormente, foram entrevistados profissionais com experiência no negócio de bebidas, proprietários de bares ou restaurantes e funcionários de mercados para que fossem colhidos depoimentos acerca das técnicas e materiais de merchandising de refrigerantes por eles empregados. Os pontos de venda estudados nas entrevistas foram eleitos por serem os mais usuais tipos de estabelecimentos varejistas no negócio de refrigerantes. Com isso, puderam ser traçados comparativos a respeito das técnicas de merchandising utilizadas nesses locais e a importância que estas possuem para a venda dos produtos. Além disso, tendo em vista a panorama atual do merchandising de refrigerantes constatado nas entrevistas, as novas tecnologias e demandas dos proprietários ou funcionários dos estabelecimentos estudados, foram apontadas sugestões para a evolução das técnicas de merchandising de refrigerantes nos pontos de vendas.
id UFRGS-2_15a58558e095b390d5ca59dc9950527a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78329
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Estanieski, Roger SouzaSlongo, Luiz Antonio2013-09-25T02:22:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/78329000892005O presente estudo visa constatar a influência das técnicas de merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre marketing, merchandising, tipos de pontos de venda do varejo e temas relacionados. Posteriormente, foram entrevistados profissionais com experiência no negócio de bebidas, proprietários de bares ou restaurantes e funcionários de mercados para que fossem colhidos depoimentos acerca das técnicas e materiais de merchandising de refrigerantes por eles empregados. Os pontos de venda estudados nas entrevistas foram eleitos por serem os mais usuais tipos de estabelecimentos varejistas no negócio de refrigerantes. Com isso, puderam ser traçados comparativos a respeito das técnicas de merchandising utilizadas nesses locais e a importância que estas possuem para a venda dos produtos. Além disso, tendo em vista a panorama atual do merchandising de refrigerantes constatado nas entrevistas, as novas tecnologias e demandas dos proprietários ou funcionários dos estabelecimentos estudados, foram apontadas sugestões para a evolução das técnicas de merchandising de refrigerantes nos pontos de vendas.The present study aims to testify the influence of the merchandising techniques in the selling points of a beverage company. To achieve this goal, a bibliographical research about marketing, merchandising, types of retail selling points and related contents was performed. Subsequently, professionals with experience in the beverage business, bar or restaurant owners and market workers were interviewed in order to gather testimonials about merchandising techniques and materials employed by them. The selling points studied were elected due to the fact that they were the most usual types of retail establishments in the soft drinks business. These gathered information made possible to trace comparisons about the merchandising techniques executed in those places and the importance that these techniques have on the sales of a product. Besides, due to the current picture of the soft drinks merchandising verified according to the interviews, the new technologies and the demands of the owners or workers of the studied establishments, suggestions aiming the improvement of the soft drinks merchandising in the selling points were made.application/pdfporMerchandisingDecisão de compraPonto de vendaMerchandisingSoft drinksRetailSelling pointA influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892005.pdf000892005.pdfTexto completoapplication/pdf1212384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78329/1/000892005.pdfca06acf9d2eddd9ecb74690d6f7f1fbcMD51TEXT000892005.pdf.txt000892005.pdf.txtExtracted Texttext/plain169914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78329/2/000892005.pdf.txtdcf501095857e54020a6e636151ccb08MD52THUMBNAIL000892005.pdf.jpg000892005.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78329/3/000892005.pdf.jpg1a1f0d0066b558b3662ed77d857a152cMD5310183/783292018-10-15 09:29:36.58oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78329Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:29:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
title A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
spellingShingle A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
Estanieski, Roger Souza
Merchandising
Decisão de compra
Ponto de venda
Merchandising
Soft drinks
Retail
Selling point
title_short A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
title_full A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
title_fullStr A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
title_full_unstemmed A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
title_sort A influência do merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas
author Estanieski, Roger Souza
author_facet Estanieski, Roger Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estanieski, Roger Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Merchandising
Decisão de compra
Ponto de venda
topic Merchandising
Decisão de compra
Ponto de venda
Merchandising
Soft drinks
Retail
Selling point
dc.subject.eng.fl_str_mv Merchandising
Soft drinks
Retail
Selling point
description O presente estudo visa constatar a influência das técnicas de merchandising nos pontos de venda de uma empresa de bebidas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre marketing, merchandising, tipos de pontos de venda do varejo e temas relacionados. Posteriormente, foram entrevistados profissionais com experiência no negócio de bebidas, proprietários de bares ou restaurantes e funcionários de mercados para que fossem colhidos depoimentos acerca das técnicas e materiais de merchandising de refrigerantes por eles empregados. Os pontos de venda estudados nas entrevistas foram eleitos por serem os mais usuais tipos de estabelecimentos varejistas no negócio de refrigerantes. Com isso, puderam ser traçados comparativos a respeito das técnicas de merchandising utilizadas nesses locais e a importância que estas possuem para a venda dos produtos. Além disso, tendo em vista a panorama atual do merchandising de refrigerantes constatado nas entrevistas, as novas tecnologias e demandas dos proprietários ou funcionários dos estabelecimentos estudados, foram apontadas sugestões para a evolução das técnicas de merchandising de refrigerantes nos pontos de vendas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-25T02:22:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78329
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892005
url http://hdl.handle.net/10183/78329
identifier_str_mv 000892005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78329/1/000892005.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78329/2/000892005.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78329/3/000892005.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca06acf9d2eddd9ecb74690d6f7f1fbc
dcf501095857e54020a6e636151ccb08
1a1f0d0066b558b3662ed77d857a152c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224453464522752