Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoernig, Elisa Pott
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88835
Resumo: A biblioteca escolar tem papel relevante na formação da competência informacional, sendo uma das primeiras instituições que podem auxiliar a desenvolver as habilidades informacionais a partir da orientação dos alunos sobre pesquisa escolar, seleção e critérios de avaliação de fontes, uso de normas, elaboração e apresentação de trabalhos na forma oral e escrita. Com o objetivo de analisar as atividades desenvolvidas na Biblioteca que contribuem para a formação da competência informacional dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Gomes Corrêa realizou-se este estudo utilizando-se entrevistas com os professores e as pessoas responsáveis pela biblioteca desta escola. Os dados foram analisados qualitativamente. Esta unidade de informação disponibiliza basicamente o serviço de empréstimo de livros e a hora do conto para os alunos do 1º ao 5º ano; seus serviços atualmente limitam-se ao empréstimo de materiais aos professores e alunos. Os resultados evidenciam que esta biblioteca poderia contribuir mais através de suas atividades para a formação da competência informacional dos alunos do Ensino Médio, se tivesse um plano anual de ação, participasse das reuniões pedagógicas e interagisse mais com os professores e com os alunos. Por fim, são sugeridas algumas ações a equipe diretiva com o objetivo de qualificar a biblioteca da escola: parcerias com a 28ª Coordenadoria de Educação e o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Realização de reuniões em conjunto com professores, atendentes de biblioteca, supervisão e equipe diretiva. Construção de um plano de ação para o desenvolvimento de atividades que visem à qualificação e diversificação dos serviços oferecidos pela biblioteca e auxiliem os alunos no desenvolvimento da competência informacional com consequente melhora nas atividades de pesquisa e de sua ação enquanto cidadão.
id UFRGS-2_1608a117f89767db571eef2148ed361b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88835
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoernig, Elisa PottBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2014-03-22T01:53:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/88835000913483A biblioteca escolar tem papel relevante na formação da competência informacional, sendo uma das primeiras instituições que podem auxiliar a desenvolver as habilidades informacionais a partir da orientação dos alunos sobre pesquisa escolar, seleção e critérios de avaliação de fontes, uso de normas, elaboração e apresentação de trabalhos na forma oral e escrita. Com o objetivo de analisar as atividades desenvolvidas na Biblioteca que contribuem para a formação da competência informacional dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Gomes Corrêa realizou-se este estudo utilizando-se entrevistas com os professores e as pessoas responsáveis pela biblioteca desta escola. Os dados foram analisados qualitativamente. Esta unidade de informação disponibiliza basicamente o serviço de empréstimo de livros e a hora do conto para os alunos do 1º ao 5º ano; seus serviços atualmente limitam-se ao empréstimo de materiais aos professores e alunos. Os resultados evidenciam que esta biblioteca poderia contribuir mais através de suas atividades para a formação da competência informacional dos alunos do Ensino Médio, se tivesse um plano anual de ação, participasse das reuniões pedagógicas e interagisse mais com os professores e com os alunos. Por fim, são sugeridas algumas ações a equipe diretiva com o objetivo de qualificar a biblioteca da escola: parcerias com a 28ª Coordenadoria de Educação e o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Realização de reuniões em conjunto com professores, atendentes de biblioteca, supervisão e equipe diretiva. Construção de um plano de ação para o desenvolvimento de atividades que visem à qualificação e diversificação dos serviços oferecidos pela biblioteca e auxiliem os alunos no desenvolvimento da competência informacional com consequente melhora nas atividades de pesquisa e de sua ação enquanto cidadão.The school library has an important role in the formation of information literacy, one of the first institutions that can help to develop information literacy from the guidance of students on school research and selection criteria for evaluating sources, use of standards; preparation and presentation work in written and oral form. With the objective of analyzing the activities in the library that contribute to the formation of information literacy of high school students of State College Antônio Corrêa Gomes held this study using interviews with teachers and people responsible for this school library . The data were analyzed qualitatively. The results show that this library could contribute more through their activities for the training of information literacy of high school students, had an annual plan of action, attend the meetings and pedagogical interacted more with teachers and students. This unit provides information basically the loan service of books and storytelling to students from 1st to 5th grade; their services currently limited to loan materials to teachers and students. Finally, it suggests the management team some actions in order to qualify the school library, through partnerships with the 28th Coordination of Education and the State System of School Libraries Department of Education of the State of Rio Grande do Sul, holding meetings in conjunction with teachers, library assistants, supervision and management team, building an action plan for the development of activities aimed at upgrading and diversification of services offered by the library.application/pdfporBiblioteca escolarCompetência informacionalInformation literacySchool researchSchool libraryConstruindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913483.pdf000913483.pdfTexto completoapplication/pdf815908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88835/1/000913483.pdf4ff7c6b44477e9055f3cb11af30b42abMD51TEXT000913483.pdf.txt000913483.pdf.txtExtracted Texttext/plain118783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88835/2/000913483.pdf.txt2b6734fc4a1bca2ac6a87b0482637686MD52THUMBNAIL000913483.pdf.jpg000913483.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88835/3/000913483.pdf.jpg886003266341a3ed00b1894c746f4254MD5310183/888352018-10-18 08:30:35.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88835Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:30:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso
title Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso
spellingShingle Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso
Hoernig, Elisa Pott
Biblioteca escolar
Competência informacional
Information literacy
School research
School library
title_short Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso
title_full Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso
title_fullStr Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso
title_full_unstemmed Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso
title_sort Construindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de caso
author Hoernig, Elisa Pott
author_facet Hoernig, Elisa Pott
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoernig, Elisa Pott
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
contributor_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Competência informacional
topic Biblioteca escolar
Competência informacional
Information literacy
School research
School library
dc.subject.eng.fl_str_mv Information literacy
School research
School library
description A biblioteca escolar tem papel relevante na formação da competência informacional, sendo uma das primeiras instituições que podem auxiliar a desenvolver as habilidades informacionais a partir da orientação dos alunos sobre pesquisa escolar, seleção e critérios de avaliação de fontes, uso de normas, elaboração e apresentação de trabalhos na forma oral e escrita. Com o objetivo de analisar as atividades desenvolvidas na Biblioteca que contribuem para a formação da competência informacional dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Gomes Corrêa realizou-se este estudo utilizando-se entrevistas com os professores e as pessoas responsáveis pela biblioteca desta escola. Os dados foram analisados qualitativamente. Esta unidade de informação disponibiliza basicamente o serviço de empréstimo de livros e a hora do conto para os alunos do 1º ao 5º ano; seus serviços atualmente limitam-se ao empréstimo de materiais aos professores e alunos. Os resultados evidenciam que esta biblioteca poderia contribuir mais através de suas atividades para a formação da competência informacional dos alunos do Ensino Médio, se tivesse um plano anual de ação, participasse das reuniões pedagógicas e interagisse mais com os professores e com os alunos. Por fim, são sugeridas algumas ações a equipe diretiva com o objetivo de qualificar a biblioteca da escola: parcerias com a 28ª Coordenadoria de Educação e o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Realização de reuniões em conjunto com professores, atendentes de biblioteca, supervisão e equipe diretiva. Construção de um plano de ação para o desenvolvimento de atividades que visem à qualificação e diversificação dos serviços oferecidos pela biblioteca e auxiliem os alunos no desenvolvimento da competência informacional com consequente melhora nas atividades de pesquisa e de sua ação enquanto cidadão.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-22T01:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88835
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913483
url http://hdl.handle.net/10183/88835
identifier_str_mv 000913483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88835/1/000913483.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88835/2/000913483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88835/3/000913483.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ff7c6b44477e9055f3cb11af30b42ab
2b6734fc4a1bca2ac6a87b0482637686
886003266341a3ed00b1894c746f4254
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462011465728