A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carmem Regina Marques Coquim
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261809
Resumo: Apresenta-se a Biblioteca Escolar como auxiliar na aquisição de habilidades e competências informacionais no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se procura, através de um estudo teórico, evidenciar, como objetivo principal, a partir do conhecimento dos estágios do desenvolvimento cognitivo, como a Biblioteca Escolar pode atuar como auxiliar na aquisição de competência informacional através da educação de seus usuários. Relata-se a realidade da Biblioteca Escolar através de sua importância e de suas deficiências no aparelho escolar. Expõe-se os fatores que cooperam para o fracasso ou bom funcionamento da unidade informacional escolar. Mostra-se o papel pedagógico da biblioteca na formação da autonomia informacional do aluno de Ensino Fundamental como usuário e sujeito atuante na sociedade da informação. Caracteriza-se o aluno de Ensino Fundamental como usuário de Biblioteca Escolar. Destaca-se a responsabilidade do bibliotecário como educador do usuário-aluno no ambiente educacional e sua estreita relação com o corpo docente da instituição. Enfatiza-se o desenvolvimento de habilidades específicas na aquisição de competência informacional como forma de letramento no contexto social atual. Relaciona-se as fases do desenvolvimento cognitivo de Piaget com a aquisição de habilidades e competências informacionais. Evidencia-se que, a partir do conhecimento dos estágios do desenvolvimento cognitivo de alunos de Ensino Fundamental, a Biblioteca Escolar pode atuar como auxiliar na aquisição de competência informacional através da educação de seus usuários. Identifica-se necessidades e recursos metodológicos pertinentes ao desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao uso das diversas ferramentas disponíveis na Biblioteca Escolar. Sugere-se atividades para o uso de Biblioteca Escolar. Conclui-se que uma unidade de informação escolar, enquanto ambiente coletivo, somente alcançara seus objetivos se preparar-educar crianças e jovens para serem usuários autônomos e competentes no espaço informacional da sociedade contemporânea.
id UFRGS-2_77ce5ed5d93769450f590b471ef3766f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261809
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Carmem Regina Marques CoquimStumpf, Ida Regina Chitto2023-07-05T03:49:21Z2005http://hdl.handle.net/10183/261809000548892Apresenta-se a Biblioteca Escolar como auxiliar na aquisição de habilidades e competências informacionais no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se procura, através de um estudo teórico, evidenciar, como objetivo principal, a partir do conhecimento dos estágios do desenvolvimento cognitivo, como a Biblioteca Escolar pode atuar como auxiliar na aquisição de competência informacional através da educação de seus usuários. Relata-se a realidade da Biblioteca Escolar através de sua importância e de suas deficiências no aparelho escolar. Expõe-se os fatores que cooperam para o fracasso ou bom funcionamento da unidade informacional escolar. Mostra-se o papel pedagógico da biblioteca na formação da autonomia informacional do aluno de Ensino Fundamental como usuário e sujeito atuante na sociedade da informação. Caracteriza-se o aluno de Ensino Fundamental como usuário de Biblioteca Escolar. Destaca-se a responsabilidade do bibliotecário como educador do usuário-aluno no ambiente educacional e sua estreita relação com o corpo docente da instituição. Enfatiza-se o desenvolvimento de habilidades específicas na aquisição de competência informacional como forma de letramento no contexto social atual. Relaciona-se as fases do desenvolvimento cognitivo de Piaget com a aquisição de habilidades e competências informacionais. Evidencia-se que, a partir do conhecimento dos estágios do desenvolvimento cognitivo de alunos de Ensino Fundamental, a Biblioteca Escolar pode atuar como auxiliar na aquisição de competência informacional através da educação de seus usuários. Identifica-se necessidades e recursos metodológicos pertinentes ao desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao uso das diversas ferramentas disponíveis na Biblioteca Escolar. Sugere-se atividades para o uso de Biblioteca Escolar. Conclui-se que uma unidade de informação escolar, enquanto ambiente coletivo, somente alcançara seus objetivos se preparar-educar crianças e jovens para serem usuários autônomos e competentes no espaço informacional da sociedade contemporânea.The Library School is presented as an auxiliary assistance in the acquisition of abilities and information literacy in Basic Education. Starting from the knowledge of the cognitive development stages, it is a bibliographical rese arch that intends to evidence as main objective, through a theoretical study, how can a School Library act to help in the acquisition of information literacy through the education of its users. It also tells about the reality of the School Library through its importance and its deficiencies in the school apparel and exposes the factors that cooperate for the failure or good operation of the informational school unit. It shows the pedagogic function of the library in the formation of informational autonomy of the students from Basic Education as users and actives in the society of the information. The student of Basic Education is characterized as a user of School Library. It demonstrates responsibility of the librarian as user-student's educator in the educational atmosphere and his narrow relationship with the faculty of the institution. The development of specific abilities is emphasized in the acquisition of informational competence as a literacy form in the current social context. It links the phases of the Piaget's cognitive development with the acquisition of abilities and information literacy. It evidences that, starting from the knowledge of the apprenticeships of the Basic Education students cognitive development, the School Library can act as an assistant in the acquisition of information literacy through its users' education. It identifies needs and pertinent methodological resources to the development of positive attitudes in relation to the use of the several available tools in the School Library. It suggests activities for the use of School Library. It ends concluding that a school information unit, while it sets collective, only reaches its objectives preparing-educating children and young students so they can be autonomous and competent users in the informational space of the contemporary society.application/pdfporBiblioteca escolarEducação de usuárioCompetência informacionalSchool libraryInformation literacyEducation of userCognitive developmentA biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2005Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000548892.pdf.txt000548892.pdf.txtExtracted Texttext/plain186417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261809/2/000548892.pdf.txt68f63d2e3c69daf53923be36b5823cedMD52ORIGINAL000548892.pdfTexto completoapplication/pdf354018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261809/1/000548892.pdfafa58fa6ac135f2dd01dff395e50ccbbMD5110183/2618092023-07-06 03:53:45.975074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários
title A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários
spellingShingle A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários
Ribeiro, Carmem Regina Marques Coquim
Biblioteca escolar
Educação de usuário
Competência informacional
School library
Information literacy
Education of user
Cognitive development
title_short A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários
title_full A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários
title_fullStr A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários
title_full_unstemmed A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários
title_sort A biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competência informacional : uma perspectiva para a educação de usuários
author Ribeiro, Carmem Regina Marques Coquim
author_facet Ribeiro, Carmem Regina Marques Coquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carmem Regina Marques Coquim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stumpf, Ida Regina Chitto
contributor_str_mv Stumpf, Ida Regina Chitto
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Educação de usuário
Competência informacional
topic Biblioteca escolar
Educação de usuário
Competência informacional
School library
Information literacy
Education of user
Cognitive development
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Information literacy
Education of user
Cognitive development
description Apresenta-se a Biblioteca Escolar como auxiliar na aquisição de habilidades e competências informacionais no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se procura, através de um estudo teórico, evidenciar, como objetivo principal, a partir do conhecimento dos estágios do desenvolvimento cognitivo, como a Biblioteca Escolar pode atuar como auxiliar na aquisição de competência informacional através da educação de seus usuários. Relata-se a realidade da Biblioteca Escolar através de sua importância e de suas deficiências no aparelho escolar. Expõe-se os fatores que cooperam para o fracasso ou bom funcionamento da unidade informacional escolar. Mostra-se o papel pedagógico da biblioteca na formação da autonomia informacional do aluno de Ensino Fundamental como usuário e sujeito atuante na sociedade da informação. Caracteriza-se o aluno de Ensino Fundamental como usuário de Biblioteca Escolar. Destaca-se a responsabilidade do bibliotecário como educador do usuário-aluno no ambiente educacional e sua estreita relação com o corpo docente da instituição. Enfatiza-se o desenvolvimento de habilidades específicas na aquisição de competência informacional como forma de letramento no contexto social atual. Relaciona-se as fases do desenvolvimento cognitivo de Piaget com a aquisição de habilidades e competências informacionais. Evidencia-se que, a partir do conhecimento dos estágios do desenvolvimento cognitivo de alunos de Ensino Fundamental, a Biblioteca Escolar pode atuar como auxiliar na aquisição de competência informacional através da educação de seus usuários. Identifica-se necessidades e recursos metodológicos pertinentes ao desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao uso das diversas ferramentas disponíveis na Biblioteca Escolar. Sugere-se atividades para o uso de Biblioteca Escolar. Conclui-se que uma unidade de informação escolar, enquanto ambiente coletivo, somente alcançara seus objetivos se preparar-educar crianças e jovens para serem usuários autônomos e competentes no espaço informacional da sociedade contemporânea.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:49:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261809
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000548892
url http://hdl.handle.net/10183/261809
identifier_str_mv 000548892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261809/2/000548892.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261809/1/000548892.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 68f63d2e3c69daf53923be36b5823ced
afa58fa6ac135f2dd01dff395e50ccbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663689330688