Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magro, Juliana Zys
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18215
Resumo: Este trabalho parte da questão: por que a função real de uma variável real y = ax, só é definida se a > 0 e a ≠ 1? Para respondê-la analisa e questiona resultados obtidos na calculadora. O texto trata do uso da calculadora na escola e do ensino da operação de potenciação. Traz o estudo a respeito do potencial da calculadora como recurso didático e do ensino da operação de potenciação, como é desenvolvido na escola, a partir dos livros didáticos, desde o nível fundamental até o médio, partindo dos números naturais até chegar à função exponencial real de variável real y = ax, com a > 0 e a ≠ 1. São analisados exemplos não dados, que poderiam ser explorados com auxílio da calculadora e a lógica desta máquina no cálculo de valores de potências reais. Por fim, o texto resume a matemática da função exponencial, em nível superior. O trabalho também inclui atividade desenvolvida em sala de aula, no nível médio, com a utilização da calculadora.
id UFRGS-2_16a816840a4cc73ef4c0f73bc4a3d8a8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18215
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Magro, Juliana ZysGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2010-01-07T04:15:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/18215000728033Este trabalho parte da questão: por que a função real de uma variável real y = ax, só é definida se a > 0 e a ≠ 1? Para respondê-la analisa e questiona resultados obtidos na calculadora. O texto trata do uso da calculadora na escola e do ensino da operação de potenciação. Traz o estudo a respeito do potencial da calculadora como recurso didático e do ensino da operação de potenciação, como é desenvolvido na escola, a partir dos livros didáticos, desde o nível fundamental até o médio, partindo dos números naturais até chegar à função exponencial real de variável real y = ax, com a > 0 e a ≠ 1. São analisados exemplos não dados, que poderiam ser explorados com auxílio da calculadora e a lógica desta máquina no cálculo de valores de potências reais. Por fim, o texto resume a matemática da função exponencial, em nível superior. O trabalho também inclui atividade desenvolvida em sala de aula, no nível médio, com a utilização da calculadora.application/pdfporEnsino da matematicaPotenciação : 1. grauUso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728033.pdf000728033.pdfTexto completoapplication/pdf892516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18215/1/000728033.pdfd362b06feb9655b82dfd3518c50c0d60MD51TEXT000728033.pdf.txt000728033.pdf.txtExtracted Texttext/plain55632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18215/2/000728033.pdf.txtae3909de292f981b17eff8f139a97288MD52THUMBNAIL000728033.pdf.jpg000728033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18215/3/000728033.pdf.jpga6352411580f32e5a8888eeb8a3bac60MD5310183/182152018-10-18 07:20:41.104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:20:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
title Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
spellingShingle Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
Magro, Juliana Zys
Ensino da matematica
Potenciação : 1. grau
title_short Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
title_full Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
title_fullStr Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
title_full_unstemmed Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
title_sort Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
author Magro, Juliana Zys
author_facet Magro, Juliana Zys
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magro, Juliana Zys
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
contributor_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica
Potenciação : 1. grau
topic Ensino da matematica
Potenciação : 1. grau
description Este trabalho parte da questão: por que a função real de uma variável real y = ax, só é definida se a > 0 e a ≠ 1? Para respondê-la analisa e questiona resultados obtidos na calculadora. O texto trata do uso da calculadora na escola e do ensino da operação de potenciação. Traz o estudo a respeito do potencial da calculadora como recurso didático e do ensino da operação de potenciação, como é desenvolvido na escola, a partir dos livros didáticos, desde o nível fundamental até o médio, partindo dos números naturais até chegar à função exponencial real de variável real y = ax, com a > 0 e a ≠ 1. São analisados exemplos não dados, que poderiam ser explorados com auxílio da calculadora e a lógica desta máquina no cálculo de valores de potências reais. Por fim, o texto resume a matemática da função exponencial, em nível superior. O trabalho também inclui atividade desenvolvida em sala de aula, no nível médio, com a utilização da calculadora.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18215
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728033
url http://hdl.handle.net/10183/18215
identifier_str_mv 000728033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18215/1/000728033.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18215/2/000728033.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18215/3/000728033.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d362b06feb9655b82dfd3518c50c0d60
ae3909de292f981b17eff8f139a97288
a6352411580f32e5a8888eeb8a3bac60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447033675251712