Imprimindo a educação infantil no projeto político pedagógico da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Sílvia de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151632
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a análise de ações do Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma escola pública, o qual foi o eixo da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho de conclusão teve como foco o processo de elaboração democrática da proposta pedagógica da educação infantil, numa escola da rede pública de educação do município de Alvorada. Desejou mostrar as etapas de elaboração, a forma como se estabeleceu o diálogo entre a comunidade e a instituição na busca de aliar o desejo ao previsto na legislação. Esse processo contou com o amparo de diversas leituras de autores conhecidos que tratam dos temas abordados ao longo desta elaboração. Entre eles, podemos citar Gadoti, 2001; Costa 2001; Salles, 2012; Friedmann, 2012; Nista-Piccolo, 2012; Hoffmann, 2001; além da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Durante a elaboração da proposta pedagógica, fez-se uso da metodologia da Pesquisa Ação, que prevê a participação do pesquisador como agente da pesquisa, oportunizando que este interaja e participe da transformação da realidade. O desenvolvimento do trabalho contou com vários momentos de encontro entre todos os segmentos da comunidade escolar, muito diálogo, escuta e estudo. Entre os desafios encontrados, o que mais marcou este processo foi a condição de reunir as pessoas envolvidas visto que pais, professores e funcionários, por vezes, não conseguiram conciliar seus compromissos pessoais e profissionais de modo que oportunizasse a presença de todos nos encontros promovidos pela equipe gestora da escola.
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