Revitalização do projeto político pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florindo, Marisa Severo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151538
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso sobre a revitalização do Projeto Político Pedagógico tem como fundamento principal a participação da comunidade escolar, pois a discussão e a conscientização de todos deixam clara a necessidade da efetiva participação de todos os segmentos e que a construção da democracia começa na escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de encontros envolvendo todos os segmentos. Após foram realizadas algumas entrevistas e a partir daí a pesquisa-ação. Percebe-se a qualidade das informações, das reuniões, dos entrevistados, dos questionamentos a partir dos diálogos. O envolvimento dos segmentos permitiu uma compreensão mais profunda sobre a escola que temos e a que queremos, a comunidade escolar mostrou-se aberta ao diálogo e positiva aos questionamentos. As reuniões foram realizadas onde cada segmento teve a oportunidade de expor suas ideias, pois o comprometimento de todos é fundamental para construir novos conceitos e melhorar a qualidade de educação no meio em que estamos atuando. A construção do PPP surge a partir da necessidade de organizar e planejar a vida escolar e é nesse momento que a comunidade deve estar envolvida para a efetivação de conquistas e de novos horizontes numa gestão democrática que destaca a importância dos valores, do acesso e permanência, dos direitos e dos deveres e tantos outros aspectos que estão presentes no cotidiano da escola. As principais referências teóricas utilizadas no trabalho são Veiga, Negrini e Silva.
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