Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Eduardo Britto Velho de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223840
Resumo: O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas.
id UFRGS-2_1725b7ededeae41002a7454c869b761a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223840
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mattos, Eduardo Britto Velho deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-07-14T04:31:21Z20161679-1916http://hdl.handle.net/10183/223840001094499O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas.The present study is the result of research on teacher interventions that promote learning of mathematics in Digital Culture from Learning Projects developed by students of Basic Education. An important intervention perspective is discussed, which is the pedagogical proposal developed with the students, which we call type 1 intervention. We seek a subsidy in Piagetian Genetic Epistemology to discuss learning processes and concepts of Digital Culture, to analyze the changes promoted by digital technologies and to design the structuring of a Digital Culture school. Based on the experience realized with public school students, the viability of the proposal and the conceptual constructions of mathematics are analyzed.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), 11 p.Intervenção pedagógicaProjetos educacionaisAprendizagem : MatematicaCultura digitalTeacher interventionLearning projectsMathematics learningDigital cultureIntervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º anoTeacher interventions and mathematics learning in digital culture : the pedagogical proposal – an experience in 9th gradeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094499.pdf.txt001094499.pdf.txtExtracted Texttext/plain36973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223840/2/001094499.pdf.txt8e45d85dc4d9190c81871e217b686ae8MD52ORIGINAL001094499.pdfTexto completoapplication/pdf1702223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223840/1/001094499.pdf12fb618b756b6c20806f7c16481e43a2MD5110183/2238402021-08-18 04:35:42.242747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher interventions and mathematics learning in digital culture : the pedagogical proposal – an experience in 9th grade
title Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
spellingShingle Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
Mattos, Eduardo Britto Velho de
Intervenção pedagógica
Projetos educacionais
Aprendizagem : Matematica
Cultura digital
Teacher intervention
Learning projects
Mathematics learning
Digital culture
title_short Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
title_full Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
title_fullStr Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
title_full_unstemmed Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
title_sort Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
author Mattos, Eduardo Britto Velho de
author_facet Mattos, Eduardo Britto Velho de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Eduardo Britto Velho de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção pedagógica
Projetos educacionais
Aprendizagem : Matematica
Cultura digital
topic Intervenção pedagógica
Projetos educacionais
Aprendizagem : Matematica
Cultura digital
Teacher intervention
Learning projects
Mathematics learning
Digital culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher intervention
Learning projects
Mathematics learning
Digital culture
description O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223840
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094499
identifier_str_mv 1679-1916
001094499
url http://hdl.handle.net/10183/223840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), 11 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223840/2/001094499.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223840/1/001094499.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e45d85dc4d9190c81871e217b686ae8
12fb618b756b6c20806f7c16481e43a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025408204800