Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223840 |
Resumo: | O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas. |
id |
UFRGS-2_1725b7ededeae41002a7454c869b761a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223840 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mattos, Eduardo Britto Velho deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-07-14T04:31:21Z20161679-1916http://hdl.handle.net/10183/223840001094499O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas.The present study is the result of research on teacher interventions that promote learning of mathematics in Digital Culture from Learning Projects developed by students of Basic Education. An important intervention perspective is discussed, which is the pedagogical proposal developed with the students, which we call type 1 intervention. We seek a subsidy in Piagetian Genetic Epistemology to discuss learning processes and concepts of Digital Culture, to analyze the changes promoted by digital technologies and to design the structuring of a Digital Culture school. Based on the experience realized with public school students, the viability of the proposal and the conceptual constructions of mathematics are analyzed.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), 11 p.Intervenção pedagógicaProjetos educacionaisAprendizagem : MatematicaCultura digitalTeacher interventionLearning projectsMathematics learningDigital cultureIntervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º anoTeacher interventions and mathematics learning in digital culture : the pedagogical proposal – an experience in 9th gradeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094499.pdf.txt001094499.pdf.txtExtracted Texttext/plain36973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223840/2/001094499.pdf.txt8e45d85dc4d9190c81871e217b686ae8MD52ORIGINAL001094499.pdfTexto completoapplication/pdf1702223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223840/1/001094499.pdf12fb618b756b6c20806f7c16481e43a2MD5110183/2238402021-08-18 04:35:42.242747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher interventions and mathematics learning in digital culture : the pedagogical proposal – an experience in 9th grade |
title |
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano |
spellingShingle |
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano Mattos, Eduardo Britto Velho de Intervenção pedagógica Projetos educacionais Aprendizagem : Matematica Cultura digital Teacher intervention Learning projects Mathematics learning Digital culture |
title_short |
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano |
title_full |
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano |
title_fullStr |
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano |
title_full_unstemmed |
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano |
title_sort |
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano |
author |
Mattos, Eduardo Britto Velho de |
author_facet |
Mattos, Eduardo Britto Velho de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Eduardo Britto Velho de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica Projetos educacionais Aprendizagem : Matematica Cultura digital |
topic |
Intervenção pedagógica Projetos educacionais Aprendizagem : Matematica Cultura digital Teacher intervention Learning projects Mathematics learning Digital culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher intervention Learning projects Mathematics learning Digital culture |
description |
O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:31:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223840 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094499 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001094499 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), 11 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223840/2/001094499.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223840/1/001094499.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e45d85dc4d9190c81871e217b686ae8 12fb618b756b6c20806f7c16481e43a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025408204800 |