Construindo o ensino de português como língua de acolhimento : uma análise da apostila didática Pode Entrar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna Souza de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178755
Resumo: De acordo com o International Migration Report 2015 da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de migrantes segue em ampla ascensão no cenário internacional, tendo 244 milhões registrados em 2015 (ONU, 2016). No Brasil, o número de imigrantes registrados alcançou 940 mil em 2013, de acordo com a Polícia Federal (BULLA et al. 2017). Partindo desse cenário, pensar em políticas linguísticas capazes de acolher imigrantes e refugiados no Brasil é um passo essencial para contribuir com o processo de integração dessas pessoas na sociedade, entendendo-se que, o aprendizado da língua portuguesa local é uma necessidade real, e que a criação de espaços pedagógicos para o ensino de Português como Língua de Acolhimento é urgente nesse processo. Nesse viés, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a elaboração de materiais didáticos para ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) através da análise da apostila didática Pode Entrar: Português do Brasil para refugiadas e refugiados, que foi desenvolvida em 2015 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em conjunto com o Curso Popular Mafalda e a Caritas Arquidiocesana de São Paulo A análise qualitativa da apostila didática Pode Entrar foi desenvolvida através da aplicação de critérios estabelecidos a partir de Bulla, Lemos & Schlatter (2012), em conjunto com critérios utilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017. Através da análise das 12 unidades didáticas da apostila Pode Entrar, considerando as tarefas pedagógicas e suas sequências organizacionais, observou-se a existência de concepções da linguagem como expressão do pensamento, como instrumento de comunicação e como forma de interação (GERALDI, 2006). As análises e discussões realizadas neste trabalho apontam sugestões de edição do material analisado, propondo potencializar essas concepções da linguagem aplicadas ao material e também sugerem encaminhamentos e reflexões para a criação de novos materiais de PLAc.
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Nesse viés, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a elaboração de materiais didáticos para ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) através da análise da apostila didática Pode Entrar: Português do Brasil para refugiadas e refugiados, que foi desenvolvida em 2015 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em conjunto com o Curso Popular Mafalda e a Caritas Arquidiocesana de São Paulo A análise qualitativa da apostila didática Pode Entrar foi desenvolvida através da aplicação de critérios estabelecidos a partir de Bulla, Lemos & Schlatter (2012), em conjunto com critérios utilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017. Através da análise das 12 unidades didáticas da apostila Pode Entrar, considerando as tarefas pedagógicas e suas sequências organizacionais, observou-se a existência de concepções da linguagem como expressão do pensamento, como instrumento de comunicação e como forma de interação (GERALDI, 2006). As análises e discussões realizadas neste trabalho apontam sugestões de edição do material analisado, propondo potencializar essas concepções da linguagem aplicadas ao material e também sugerem encaminhamentos e reflexões para a criação de novos materiais de PLAc.According to the United Nations International Migration Report 2015, the number of migrants keeps growing widely in the international scenario, with 244 million registered on 2015 (UN, 2016). In Brazil, the number of immigrants registered reached 940 thousand on the year of 2013, according to Polícia Federal (BULLA et al. 2017). Starting from this scenario, thinking of linguistic policies capable of hosting immigrants and refugees in Brazil is an essential step to contribute with their processes of social integration, considering that learning the local language is a real need for these people, and that creating pedagogical spaces for Portuguese as a Host Language is an urgent matter in the process. Based on these factors, the present essay is an intention of a reflection about the elaboration of teaching handouts on Portuguese as a Host Language through the analysis of the teaching handout Pode Entrar: Português do Brasil para refugiadas e refugiados, developed in 2015 by the United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) in a colaboration with Curso Popular Mafalda and Caritas Arquidiocesana de São Paulo The qualitative analysis of the teaching handout Pode Entrar was performed applying criteria established by Bulla, Lemos & Schlatter (2012), as well as criteria used by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017. Throughout the analysis of the 12 teaching units on the Pode Entrar handout, it was observed that there are conceptions of language as an expression of thought, as a communication tool and as an interaction method (GERALDI, 2006), underlying in the pedagogical tasks and in the sequence in which they appear. The analysis and discussions brought up on this essay point to editing suggestions on the analyzed handout, on an effort to optimize these conceptions of language throughout the material, while also considering the reflection on creating new materials on Portuguese as a Host Language.application/pdfporEnsino de língua portuguesaLíngua adicionalAcolhimentoImigrationPortuguese as a host languageTeaching materialConstruindo o ensino de português como língua de acolhimento : uma análise da apostila didática Pode Entrarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066544.pdf001066544.pdfTexto completoapplication/pdf1665256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178755/1/001066544.pdf7adf275a32f3f14b5f93ef4ca267b719MD51TEXT001066544.pdf.txt001066544.pdf.txtExtracted Texttext/plain110133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178755/2/001066544.pdf.txtc14317272a6e4295426b5323a97d9dd5MD5210183/1787552022-12-07 05:52:37.92217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178755Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-07T07:52:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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