Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vial, Ana Paula Seixas
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Acorinti, Wesley Henrique, Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279540
Resumo: Considerando a necessidade de engajar-se em inglês na universidade (Hyland, 2009), este estudo investiga as perspectivas de professores iniciantes sobre o ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). Os resultados desta pesquisa qualitativa (Mason, 2002) e interpretativa (Erickson, 1990), baseada em entrevistas semiestruturadas, revelam que esses professores entendem IFA como um modo de comunicação centrado em habilidades para a participação acadêmica. Por um lado, os professores apontam que os livros didáticos não suprem completamente as necessidades de uma aula de IFA. Por outro lado, reconhecem a relevância desses materiais para a construção de currículos. Ademais, reconhecem a importância da parceria com os estudantes para abordar as diferenças disciplinares. Ainda, explicitam a dificuldade de ensinar IFA para estudantes com níveis básicos de proficiência, porém encontram estratégias para lidar com isso. Esta pesquisa tem implicações para a formação de professores para o ensino de IFA.
id UFRGS-2_187a7c82109060b54062d06a613137ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279540
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vial, Ana Paula SeixasAcorinti, Wesley HenriqueSarmento, Simone2024-10-02T06:40:40Z20240102-7077http://hdl.handle.net/10183/279540001205417Considerando a necessidade de engajar-se em inglês na universidade (Hyland, 2009), este estudo investiga as perspectivas de professores iniciantes sobre o ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). Os resultados desta pesquisa qualitativa (Mason, 2002) e interpretativa (Erickson, 1990), baseada em entrevistas semiestruturadas, revelam que esses professores entendem IFA como um modo de comunicação centrado em habilidades para a participação acadêmica. Por um lado, os professores apontam que os livros didáticos não suprem completamente as necessidades de uma aula de IFA. Por outro lado, reconhecem a relevância desses materiais para a construção de currículos. Ademais, reconhecem a importância da parceria com os estudantes para abordar as diferenças disciplinares. Ainda, explicitam a dificuldade de ensinar IFA para estudantes com níveis básicos de proficiência, porém encontram estratégias para lidar com isso. Esta pesquisa tem implicações para a formação de professores para o ensino de IFA.Considering the need to engage with English at the university level (Hyland, 2009), this study investigates the perspectives of novice teachers regarding the teaching of English for Academic Purposes (EAP). The results of this qualitative (Mason, 2002) andinterpretive (Erickson, 1990) research, based on semi-structured interviews, reveal that these teachers perceive EAP as a mode of communication centered around skills for academic participation. On one hand, teachers point out that textbooks do not fully meet the needs of an EAP class. On the other hand, they acknowledge the relevance of these materials for curriculum development. Additionally, they recognize the importance of partnering with students to address disciplinary differences. Furthermore, they explicitly discuss the challenge of teaching EAP to students with basic proficiency levels but find strategies to address it. This research has implications for teacher training in EAP.application/pdfporThe especialist. São Paulo, SP. Vol. 45, n. 3 (2024), p. [107]-133Ensino de língua estrangeira (inglês)Língua inglesaFormação de professoresEnsino de línguasEnglish for academic purposesTeacher educationLanguage teachingEnsino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantesTeaching English for specific purposes : novice teachers' perspectivesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205417.pdf.txt001205417.pdf.txtExtracted Texttext/plain79215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279540/2/001205417.pdf.txtb9700621b82bca6bc3133c58eb2a3217MD52ORIGINAL001205417.pdfTexto completoapplication/pdf500104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279540/1/001205417.pdf4a2a07f08ec2d860ba25f023542c7be8MD5110183/2795402024-10-03 06:54:15.528482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-03T09:54:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching English for specific purposes : novice teachers' perspectives
title Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes
spellingShingle Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes
Vial, Ana Paula Seixas
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Formação de professores
Ensino de línguas
English for academic purposes
Teacher education
Language teaching
title_short Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes
title_full Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes
title_fullStr Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes
title_full_unstemmed Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes
title_sort Ensino de inglês para fins acadêmicos : perspectivas de professores iniciantes
author Vial, Ana Paula Seixas
author_facet Vial, Ana Paula Seixas
Acorinti, Wesley Henrique
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Acorinti, Wesley Henrique
Sarmento, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vial, Ana Paula Seixas
Acorinti, Wesley Henrique
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Formação de professores
Ensino de línguas
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Formação de professores
Ensino de línguas
English for academic purposes
Teacher education
Language teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv English for academic purposes
Teacher education
Language teaching
description Considerando a necessidade de engajar-se em inglês na universidade (Hyland, 2009), este estudo investiga as perspectivas de professores iniciantes sobre o ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). Os resultados desta pesquisa qualitativa (Mason, 2002) e interpretativa (Erickson, 1990), baseada em entrevistas semiestruturadas, revelam que esses professores entendem IFA como um modo de comunicação centrado em habilidades para a participação acadêmica. Por um lado, os professores apontam que os livros didáticos não suprem completamente as necessidades de uma aula de IFA. Por outro lado, reconhecem a relevância desses materiais para a construção de currículos. Ademais, reconhecem a importância da parceria com os estudantes para abordar as diferenças disciplinares. Ainda, explicitam a dificuldade de ensinar IFA para estudantes com níveis básicos de proficiência, porém encontram estratégias para lidar com isso. Esta pesquisa tem implicações para a formação de professores para o ensino de IFA.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-02T06:40:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279540
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001205417
identifier_str_mv 0102-7077
001205417
url http://hdl.handle.net/10183/279540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv The especialist. São Paulo, SP. Vol. 45, n. 3 (2024), p. [107]-133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279540/2/001205417.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279540/1/001205417.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b9700621b82bca6bc3133c58eb2a3217
4a2a07f08ec2d860ba25f023542c7be8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447865524224000