O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159353 |
Resumo: | Este texto procura fazer uma síntese acerca das experiências vivenciadas por um professor de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na tentativa de promover experiências significativas de trocas entre licenciandos dessa instituição (cursos de História, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, etc.) e estudantes de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre-RS. Constituiu-se, então, um coletivo de trabalho formado também por três professoras dessa escola e uma licencianda de Ciências Sociais. Ao longo de 2015 e 2016, organizamos uma série de atividades que buscaram, dentre muitos aspectos, aproximar a universidade da escola, na tentativa de suprir o hiato seguidamente manifestado pelos acadêmicos de que os currículos e as disciplinas das licenciaturas se mostram distantes da “realidade lá fora” (sic). A estratégia utilizada foi fazer uso da universidade como dispositivo de aproximação, resultando em um projeto extensionista bastante singular, marcado pela troca de cartas entres alunos da escola e da universidade, por vivências filosóficas e pela realização de oficinas interdisciplinares ministradas por e para esses alunos. Consideramos como singular o fato de essas oficinas serem todas planejadas, desenvolvidas e avaliadas pelos universitários, envolvendo quase 200 sujeitos. Na medida em que a universidade se propõe a transpor seus próprios muros, por vezes tão carregados de soberba e prepotência, e conversar com os verdadeiros atores da escola – alunas, alunos, professoras e professores –, acreditamos que os saberes, outrora assépticos e distantes, tornam-se mais significativos, signos de que tais encontros são não somente possíveis, como também necessários. |
id |
UFRGS-2_189e85d2c2d37b1eb10859a03536ae73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159353 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Luciano Bedin daBorges, Joelma de VargasCorrêa, Tatiele Mesquita2017-06-08T02:31:05Z20161984-6002http://hdl.handle.net/10183/159353001015786Este texto procura fazer uma síntese acerca das experiências vivenciadas por um professor de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na tentativa de promover experiências significativas de trocas entre licenciandos dessa instituição (cursos de História, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, etc.) e estudantes de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre-RS. Constituiu-se, então, um coletivo de trabalho formado também por três professoras dessa escola e uma licencianda de Ciências Sociais. Ao longo de 2015 e 2016, organizamos uma série de atividades que buscaram, dentre muitos aspectos, aproximar a universidade da escola, na tentativa de suprir o hiato seguidamente manifestado pelos acadêmicos de que os currículos e as disciplinas das licenciaturas se mostram distantes da “realidade lá fora” (sic). A estratégia utilizada foi fazer uso da universidade como dispositivo de aproximação, resultando em um projeto extensionista bastante singular, marcado pela troca de cartas entres alunos da escola e da universidade, por vivências filosóficas e pela realização de oficinas interdisciplinares ministradas por e para esses alunos. Consideramos como singular o fato de essas oficinas serem todas planejadas, desenvolvidas e avaliadas pelos universitários, envolvendo quase 200 sujeitos. Na medida em que a universidade se propõe a transpor seus próprios muros, por vezes tão carregados de soberba e prepotência, e conversar com os verdadeiros atores da escola – alunas, alunos, professoras e professores –, acreditamos que os saberes, outrora assépticos e distantes, tornam-se mais significativos, signos de que tais encontros são não somente possíveis, como também necessários.application/pdfporTextos FCC. São Paulo. Vol. 50 (nov. 2016), p. 75-91EscolaUniversidadeLicenciaturaFilosofiaO lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015786.pdf001015786.pdfTexto completoapplication/pdf407261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/1/001015786.pdf54d19b5f482bfbaff9e667cde1078274MD51TEXT001015786.pdf.txt001015786.pdf.txtExtracted Texttext/plain31692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/2/001015786.pdf.txt42315eaea4b04a177946afae3dfe17b2MD52THUMBNAIL001015786.pdf.jpg001015786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/3/001015786.pdf.jpg727ba9657e9f263b127913cb67a4d251MD5310183/1593532018-10-22 08:28:31.874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:28:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade |
title |
O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade |
spellingShingle |
O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade Costa, Luciano Bedin da Escola Universidade Licenciatura Filosofia |
title_short |
O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade |
title_full |
O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade |
title_fullStr |
O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade |
title_full_unstemmed |
O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade |
title_sort |
O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade |
author |
Costa, Luciano Bedin da |
author_facet |
Costa, Luciano Bedin da Borges, Joelma de Vargas Corrêa, Tatiele Mesquita |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Joelma de Vargas Corrêa, Tatiele Mesquita |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciano Bedin da Borges, Joelma de Vargas Corrêa, Tatiele Mesquita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Universidade Licenciatura Filosofia |
topic |
Escola Universidade Licenciatura Filosofia |
description |
Este texto procura fazer uma síntese acerca das experiências vivenciadas por um professor de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na tentativa de promover experiências significativas de trocas entre licenciandos dessa instituição (cursos de História, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, etc.) e estudantes de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre-RS. Constituiu-se, então, um coletivo de trabalho formado também por três professoras dessa escola e uma licencianda de Ciências Sociais. Ao longo de 2015 e 2016, organizamos uma série de atividades que buscaram, dentre muitos aspectos, aproximar a universidade da escola, na tentativa de suprir o hiato seguidamente manifestado pelos acadêmicos de que os currículos e as disciplinas das licenciaturas se mostram distantes da “realidade lá fora” (sic). A estratégia utilizada foi fazer uso da universidade como dispositivo de aproximação, resultando em um projeto extensionista bastante singular, marcado pela troca de cartas entres alunos da escola e da universidade, por vivências filosóficas e pela realização de oficinas interdisciplinares ministradas por e para esses alunos. Consideramos como singular o fato de essas oficinas serem todas planejadas, desenvolvidas e avaliadas pelos universitários, envolvendo quase 200 sujeitos. Na medida em que a universidade se propõe a transpor seus próprios muros, por vezes tão carregados de soberba e prepotência, e conversar com os verdadeiros atores da escola – alunas, alunos, professoras e professores –, acreditamos que os saberes, outrora assépticos e distantes, tornam-se mais significativos, signos de que tais encontros são não somente possíveis, como também necessários. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-08T02:31:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159353 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-6002 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001015786 |
identifier_str_mv |
1984-6002 001015786 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Textos FCC. São Paulo. Vol. 50 (nov. 2016), p. 75-91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/1/001015786.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/2/001015786.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/3/001015786.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54d19b5f482bfbaff9e667cde1078274 42315eaea4b04a177946afae3dfe17b2 727ba9657e9f263b127913cb67a4d251 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224917962719232 |