O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciano Bedin da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges, Joelma de Vargas, Corrêa, Tatiele Mesquita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159353
Resumo: Este texto procura fazer uma síntese acerca das experiências vivenciadas por um professor de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na tentativa de promover experiências significativas de trocas entre licenciandos dessa instituição (cursos de História, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, etc.) e estudantes de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre-RS. Constituiu-se, então, um coletivo de trabalho formado também por três professoras dessa escola e uma licencianda de Ciências Sociais. Ao longo de 2015 e 2016, organizamos uma série de atividades que buscaram, dentre muitos aspectos, aproximar a universidade da escola, na tentativa de suprir o hiato seguidamente manifestado pelos acadêmicos de que os currículos e as disciplinas das licenciaturas se mostram distantes da “realidade lá fora” (sic). A estratégia utilizada foi fazer uso da universidade como dispositivo de aproximação, resultando em um projeto extensionista bastante singular, marcado pela troca de cartas entres alunos da escola e da universidade, por vivências filosóficas e pela realização de oficinas interdisciplinares ministradas por e para esses alunos. Consideramos como singular o fato de essas oficinas serem todas planejadas, desenvolvidas e avaliadas pelos universitários, envolvendo quase 200 sujeitos. Na medida em que a universidade se propõe a transpor seus próprios muros, por vezes tão carregados de soberba e prepotência, e conversar com os verdadeiros atores da escola – alunas, alunos, professoras e professores –, acreditamos que os saberes, outrora assépticos e distantes, tornam-se mais significativos, signos de que tais encontros são não somente possíveis, como também necessários.
id UFRGS-2_189e85d2c2d37b1eb10859a03536ae73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159353
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Luciano Bedin daBorges, Joelma de VargasCorrêa, Tatiele Mesquita2017-06-08T02:31:05Z20161984-6002http://hdl.handle.net/10183/159353001015786Este texto procura fazer uma síntese acerca das experiências vivenciadas por um professor de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na tentativa de promover experiências significativas de trocas entre licenciandos dessa instituição (cursos de História, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, etc.) e estudantes de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre-RS. Constituiu-se, então, um coletivo de trabalho formado também por três professoras dessa escola e uma licencianda de Ciências Sociais. Ao longo de 2015 e 2016, organizamos uma série de atividades que buscaram, dentre muitos aspectos, aproximar a universidade da escola, na tentativa de suprir o hiato seguidamente manifestado pelos acadêmicos de que os currículos e as disciplinas das licenciaturas se mostram distantes da “realidade lá fora” (sic). A estratégia utilizada foi fazer uso da universidade como dispositivo de aproximação, resultando em um projeto extensionista bastante singular, marcado pela troca de cartas entres alunos da escola e da universidade, por vivências filosóficas e pela realização de oficinas interdisciplinares ministradas por e para esses alunos. Consideramos como singular o fato de essas oficinas serem todas planejadas, desenvolvidas e avaliadas pelos universitários, envolvendo quase 200 sujeitos. Na medida em que a universidade se propõe a transpor seus próprios muros, por vezes tão carregados de soberba e prepotência, e conversar com os verdadeiros atores da escola – alunas, alunos, professoras e professores –, acreditamos que os saberes, outrora assépticos e distantes, tornam-se mais significativos, signos de que tais encontros são não somente possíveis, como também necessários.application/pdfporTextos FCC. São Paulo. Vol. 50 (nov. 2016), p. 75-91EscolaUniversidadeLicenciaturaFilosofiaO lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015786.pdf001015786.pdfTexto completoapplication/pdf407261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/1/001015786.pdf54d19b5f482bfbaff9e667cde1078274MD51TEXT001015786.pdf.txt001015786.pdf.txtExtracted Texttext/plain31692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/2/001015786.pdf.txt42315eaea4b04a177946afae3dfe17b2MD52THUMBNAIL001015786.pdf.jpg001015786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/3/001015786.pdf.jpg727ba9657e9f263b127913cb67a4d251MD5310183/1593532018-10-22 08:28:31.874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:28:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
title O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
spellingShingle O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
Costa, Luciano Bedin da
Escola
Universidade
Licenciatura
Filosofia
title_short O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
title_full O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
title_fullStr O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
title_full_unstemmed O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
title_sort O lá fora também pode ser aqui : saberes significativos entre escola e universidade
author Costa, Luciano Bedin da
author_facet Costa, Luciano Bedin da
Borges, Joelma de Vargas
Corrêa, Tatiele Mesquita
author_role author
author2 Borges, Joelma de Vargas
Corrêa, Tatiele Mesquita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciano Bedin da
Borges, Joelma de Vargas
Corrêa, Tatiele Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Universidade
Licenciatura
Filosofia
topic Escola
Universidade
Licenciatura
Filosofia
description Este texto procura fazer uma síntese acerca das experiências vivenciadas por um professor de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na tentativa de promover experiências significativas de trocas entre licenciandos dessa instituição (cursos de História, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, etc.) e estudantes de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre-RS. Constituiu-se, então, um coletivo de trabalho formado também por três professoras dessa escola e uma licencianda de Ciências Sociais. Ao longo de 2015 e 2016, organizamos uma série de atividades que buscaram, dentre muitos aspectos, aproximar a universidade da escola, na tentativa de suprir o hiato seguidamente manifestado pelos acadêmicos de que os currículos e as disciplinas das licenciaturas se mostram distantes da “realidade lá fora” (sic). A estratégia utilizada foi fazer uso da universidade como dispositivo de aproximação, resultando em um projeto extensionista bastante singular, marcado pela troca de cartas entres alunos da escola e da universidade, por vivências filosóficas e pela realização de oficinas interdisciplinares ministradas por e para esses alunos. Consideramos como singular o fato de essas oficinas serem todas planejadas, desenvolvidas e avaliadas pelos universitários, envolvendo quase 200 sujeitos. Na medida em que a universidade se propõe a transpor seus próprios muros, por vezes tão carregados de soberba e prepotência, e conversar com os verdadeiros atores da escola – alunas, alunos, professoras e professores –, acreditamos que os saberes, outrora assépticos e distantes, tornam-se mais significativos, signos de que tais encontros são não somente possíveis, como também necessários.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-08T02:31:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159353
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-6002
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015786
identifier_str_mv 1984-6002
001015786
url http://hdl.handle.net/10183/159353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Textos FCC. São Paulo. Vol. 50 (nov. 2016), p. 75-91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/1/001015786.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/2/001015786.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159353/3/001015786.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54d19b5f482bfbaff9e667cde1078274
42315eaea4b04a177946afae3dfe17b2
727ba9657e9f263b127913cb67a4d251
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224917962719232