Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279955 |
Resumo: | A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.Palavras-chave: formação docente; ensino remoto emergencial; qualidade social da educação. |
id |
UFRGS-2_1901ddd4f200a7e731d8db926bf95cda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279955 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de ÁvilaKlering, João PedroSilva, Julia Melo da2024-10-15T06:40:48Z20242318-1338http://hdl.handle.net/10183/279955001197124A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.Palavras-chave: formação docente; ensino remoto emergencial; qualidade social da educação.Based on the tensions in Higher Education in the pandemic context, this study seeks to identify the challenges present in achieving emergency remote teaching with social quality from the perspective of students in undergraduate courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. We used documentary and bibliographical aligned with interviews, the analysis process was carried out through discursive textual analysis. The data produced ends up highlighting the subjects' challenges and understandings about the dimensions of the social quality of education in the pandemic context, based on equity in access and permanence, socioeconomic inequalities and academic performance, participation and engagement, digital inclusion and access to resources technological,psychological well-being and educational environment, critical consciousness and integral development and community involvement and democratization.application/pdfporRegae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional. Santa Maria : UFSM, 2024.Formação docenteEnsino Remoto Emergencial (ERE)Teacher trainingEmergency remote teachingSocial quality of educationCompreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectivaUnderstandings of social quality in the context of emergencyremote teaching : teacher training in perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197124.pdf.txt001197124.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279955/2/001197124.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001197124.pdfTexto completoapplication/pdf4387427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279955/1/001197124.pdfa31d3713fa00b91fe6471f9a3966fb34MD5110183/2799552024-10-16 06:56:13.269202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-16T09:56:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Understandings of social quality in the context of emergencyremote teaching : teacher training in perspective |
title |
Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva |
spellingShingle |
Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila Formação docente Ensino Remoto Emergencial (ERE) Teacher training Emergency remote teaching Social quality of education |
title_short |
Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva |
title_full |
Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva |
title_fullStr |
Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva |
title_full_unstemmed |
Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva |
title_sort |
Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva |
author |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila |
author_facet |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila Klering, João Pedro Silva, Julia Melo da |
author_role |
author |
author2 |
Klering, João Pedro Silva, Julia Melo da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila Klering, João Pedro Silva, Julia Melo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
topic |
Formação docente Ensino Remoto Emergencial (ERE) Teacher training Emergency remote teaching Social quality of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Emergency remote teaching Social quality of education |
description |
A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.Palavras-chave: formação docente; ensino remoto emergencial; qualidade social da educação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-15T06:40:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/279955 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-1338 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001197124 |
identifier_str_mv |
2318-1338 001197124 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/279955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional. Santa Maria : UFSM, 2024. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279955/2/001197124.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279955/1/001197124.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e a31d3713fa00b91fe6471f9a3966fb34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447866218381312 |