Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Klering, João Pedro, Silva, Julia Melo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279955
Resumo: A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.Palavras-chave: formação docente; ensino remoto emergencial; qualidade social da educação.
id UFRGS-2_1901ddd4f200a7e731d8db926bf95cda
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279955
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontoura, Julian Silveira Diogo de ÁvilaKlering, João PedroSilva, Julia Melo da2024-10-15T06:40:48Z20242318-1338http://hdl.handle.net/10183/279955001197124A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.Palavras-chave: formação docente; ensino remoto emergencial; qualidade social da educação.Based on the tensions in Higher Education in the pandemic context, this study seeks to identify the challenges present in achieving emergency remote teaching with social quality from the perspective of students in undergraduate courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. We used documentary and bibliographical aligned with interviews, the analysis process was carried out through discursive textual analysis. The data produced ends up highlighting the subjects' challenges and understandings about the dimensions of the social quality of education in the pandemic context, based on equity in access and permanence, socioeconomic inequalities and academic performance, participation and engagement, digital inclusion and access to resources technological,psychological well-being and educational environment, critical consciousness and integral development and community involvement and democratization.application/pdfporRegae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional. Santa Maria : UFSM, 2024.Formação docenteEnsino Remoto Emergencial (ERE)Teacher trainingEmergency remote teachingSocial quality of educationCompreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectivaUnderstandings of social quality in the context of emergencyremote teaching : teacher training in perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197124.pdf.txt001197124.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279955/2/001197124.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001197124.pdfTexto completoapplication/pdf4387427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279955/1/001197124.pdfa31d3713fa00b91fe6471f9a3966fb34MD5110183/2799552024-10-16 06:56:13.269202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-16T09:56:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Understandings of social quality in the context of emergencyremote teaching : teacher training in perspective
title Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
spellingShingle Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Formação docente
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Teacher training
Emergency remote teaching
Social quality of education
title_short Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
title_full Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
title_fullStr Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
title_full_unstemmed Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
title_sort Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial : a formação docente em perspectiva
author Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
author_facet Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Klering, João Pedro
Silva, Julia Melo da
author_role author
author2 Klering, João Pedro
Silva, Julia Melo da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Klering, João Pedro
Silva, Julia Melo da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Formação docente
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Teacher training
Emergency remote teaching
Social quality of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Emergency remote teaching
Social quality of education
description A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.Palavras-chave: formação docente; ensino remoto emergencial; qualidade social da educação.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-15T06:40:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279955
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-1338
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197124
identifier_str_mv 2318-1338
001197124
url http://hdl.handle.net/10183/279955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional. Santa Maria : UFSM, 2024.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279955/2/001197124.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279955/1/001197124.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a31d3713fa00b91fe6471f9a3966fb34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447866218381312