A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trombetta, Derlan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Konzen, José Oto, Luce, Maria Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262177
Resumo: Este artigo apresenta o processo de construção da Política Institucional de Formação de Professores (PIFP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no período de 2015 a 2017, motivado pela Resolução CNE/CP 02/2015 pela qual ficaram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica (DCNFP). Esta norma trouxe às Instituições de Educação Superior (IES) o desafio de consubstanciar políticas institucionais de formação de professores com identidade própria, associadas ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), de modo a integrar todas as suas instâncias ou setores – unidades acadêmicas como faculdades, centros, e/ou departamentos e abrangendo todos os cursos de licenciatura a pós-graduação latoe strictosensu e as ações extensionistas de formação continuada. O artigo analisa os processos de elaboração e de implementação inicial da política institucional, com destaque para a implantação do Fórum das Licenciaturas e a reformulação dos projetos pedagógicos a partir da política institucional. Ao final, constam algumas considerações sobre os novos desafios emergentes.
id UFRGS-2_19807922d0fcd74cb2f762fe31cc3e61
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262177
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trombetta, DerlanKonzen, José OtoLuce, Maria Beatriz2023-07-14T03:31:47Z20192675-181Xhttp://hdl.handle.net/10183/262177001169876Este artigo apresenta o processo de construção da Política Institucional de Formação de Professores (PIFP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no período de 2015 a 2017, motivado pela Resolução CNE/CP 02/2015 pela qual ficaram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica (DCNFP). Esta norma trouxe às Instituições de Educação Superior (IES) o desafio de consubstanciar políticas institucionais de formação de professores com identidade própria, associadas ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), de modo a integrar todas as suas instâncias ou setores – unidades acadêmicas como faculdades, centros, e/ou departamentos e abrangendo todos os cursos de licenciatura a pós-graduação latoe strictosensu e as ações extensionistas de formação continuada. O artigo analisa os processos de elaboração e de implementação inicial da política institucional, com destaque para a implantação do Fórum das Licenciaturas e a reformulação dos projetos pedagógicos a partir da política institucional. Ao final, constam algumas considerações sobre os novos desafios emergentes.This article presents the process of construction of the Institutional Policy of Teacher Training (PIFP) of the Federal University of the Southern Frontier (UFFS), from 2015 to 2017, motivated by RESOLUTION CNE/CP 02/2015 by which the National Curriculum Guidelines for Initial and Continuing Training at higher level of Professionals of the Magisterium for Basic Education (DCNFP) were established. This standard brought to higher education institutions (HEIs) the challenge of embodying institutional policies for teacher training with their own identity, associated with the Institutional Pedagogical Project (PPI) and the Institutional Development Project (PDI), in order to integrate all their instances or sectors – academic units such as colleges, centers, and/or departments and covering all undergraduate courses and lato and stricto sensu graduate studies and extensionist actions of training Continued. The article analyzes the processes of elaboration and initial implementation of institutional policy, with emphasis on the implementation of the Diploma Sum and the reformulation of pedagogical projects based on institutional policy. In the end, there are some considerations about the new emerging challenges.Este artículo presenta el proceso de construcción de la Política Institucional de Formación del Profesorado (PIFP) de la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS), de 2015 a 2017, motivado por la RESOLUCION CNE/CP 02/2015 por la cual se establecieron las Directrices Nacionales de Currículo para la Formación Inicial y Continua en el nivel superior de Profesionales del Magisterio de Educación Básica (DCNFP). Esta norma trajo a las instituciones de educación superior (HEI) el reto de encarnar las políticas institucionales para la formación del profesorado con identidad propia, asociadas con el Proyecto Pedagógico Institucional (PPI) y el Proyecto de Desarrollo Institucional (PDI), con el fin de integrar todas sus instancias o sectores – unidades académicas como colegios, centros y/o departamentos y cubriendo todos los cursos de grado y estudios de posgrado lato y stricto sensu Continuó. El artículo analiza los procesos de elaboración e implementación inicial de la política institucional, con énfasis en la implementación de la Suma del Diploma y la reformulación de proyectos pedagógicos basados en la política institucional. Al final, hay algunas consideraciones sobre los nuevos desafíos emergentes.application/pdfporFormação em movimento. Seropédica, RJFormação de professoresPolíticas públicasTeacher trainingInstitutional policiesBachelor’s ForumFormación del profesoradoPolíticas institucionalesForo de LicenciaturaA construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015The construction of teachers training policy at UFFS La construccion de la policia de entrenamiento del profesor ado en UFFS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169876.pdf.txt001169876.pdf.txtExtracted Texttext/plain83914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262177/2/001169876.pdf.txt2c07ae84ad1ea2364426a0b5c9e3fd0dMD52ORIGINAL001169876.pdfTexto completoapplication/pdf748897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262177/1/001169876.pdf1cb02723c9c7d7ab01a110c16308bcdeMD5110183/2621772023-07-15 03:28:20.640496oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262177Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-15T06:28:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The construction of teachers training policy at UFFS
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La construccion de la policia de entrenamiento del profesor ado en UFFS
title A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
spellingShingle A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
Trombetta, Derlan
Formação de professores
Políticas públicas
Teacher training
Institutional policies
Bachelor’s Forum
Formación del profesorado
Políticas institucionales
Foro de Licenciatura
title_short A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
title_full A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
title_fullStr A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
title_full_unstemmed A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
title_sort A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
author Trombetta, Derlan
author_facet Trombetta, Derlan
Konzen, José Oto
Luce, Maria Beatriz
author_role author
author2 Konzen, José Oto
Luce, Maria Beatriz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trombetta, Derlan
Konzen, José Oto
Luce, Maria Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Políticas públicas
topic Formação de professores
Políticas públicas
Teacher training
Institutional policies
Bachelor’s Forum
Formación del profesorado
Políticas institucionales
Foro de Licenciatura
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Institutional policies
Bachelor’s Forum
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación del profesorado
Políticas institucionales
Foro de Licenciatura
description Este artigo apresenta o processo de construção da Política Institucional de Formação de Professores (PIFP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no período de 2015 a 2017, motivado pela Resolução CNE/CP 02/2015 pela qual ficaram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica (DCNFP). Esta norma trouxe às Instituições de Educação Superior (IES) o desafio de consubstanciar políticas institucionais de formação de professores com identidade própria, associadas ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), de modo a integrar todas as suas instâncias ou setores – unidades acadêmicas como faculdades, centros, e/ou departamentos e abrangendo todos os cursos de licenciatura a pós-graduação latoe strictosensu e as ações extensionistas de formação continuada. O artigo analisa os processos de elaboração e de implementação inicial da política institucional, com destaque para a implantação do Fórum das Licenciaturas e a reformulação dos projetos pedagógicos a partir da política institucional. Ao final, constam algumas considerações sobre os novos desafios emergentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-14T03:31:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262177
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2675-181X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169876
identifier_str_mv 2675-181X
001169876
url http://hdl.handle.net/10183/262177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Formação em movimento. Seropédica, RJ
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262177/2/001169876.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262177/1/001169876.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c07ae84ad1ea2364426a0b5c9e3fd0d
1cb02723c9c7d7ab01a110c16308bcde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225091681353728