Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Corrêa Santana da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151559
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando planejamento, ações e avaliação. Alguns autores que serviram de base para o trabalho foram Franco (2005), Richardson (s/d), Cury (2005), Gandin (2014), Bastos (2005) e outros. A intervenção baseou-se na pesquisa-ação e os resultados foram significativos, uma vez que conseguimos iniciar a organização do trabalho de forma contínua do primeiro ao terceiro ano e avançamos quanto aos pareceres descritivos. Também ocorreu a participação dos pais nos conselhos de classe participativos. Ainda é preciso discutir com os professores o que são habilidades e competências, qualificar as reuniões pedagógicas semanais, aprimorar a avaliação qualitativa e contar com a participação efetiva da comunidade escolar na construção de uma escola em que todos os segmentos participem nas decisões e rumos da educação.
id UFRGS-2_19a1531111a5368fd6398b7068ed8599
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151559
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Aline Corrêa Santana daSchuch, Cleusa Conceição Terres2017-02-11T02:25:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/151559001009157Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando planejamento, ações e avaliação. Alguns autores que serviram de base para o trabalho foram Franco (2005), Richardson (s/d), Cury (2005), Gandin (2014), Bastos (2005) e outros. A intervenção baseou-se na pesquisa-ação e os resultados foram significativos, uma vez que conseguimos iniciar a organização do trabalho de forma contínua do primeiro ao terceiro ano e avançamos quanto aos pareceres descritivos. Também ocorreu a participação dos pais nos conselhos de classe participativos. Ainda é preciso discutir com os professores o que são habilidades e competências, qualificar as reuniões pedagógicas semanais, aprimorar a avaliação qualitativa e contar com a participação efetiva da comunidade escolar na construção de uma escola em que todos os segmentos participem nas decisões e rumos da educação.application/pdfporParticipaçãoAvaliaçãoEnsino fundamentalAlunoProfessorRepensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009157.pdf001009157.pdfTexto completoapplication/pdf4338637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151559/1/001009157.pdfe6f55b7e6b7e3b26ec800ea3de631f00MD51TEXT001009157.pdf.txt001009157.pdf.txtExtracted Texttext/plain83140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151559/2/001009157.pdf.txt4eac1ba5f916506e0877879965043a5fMD5210183/1515592017-02-12 02:22:09.940469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
title Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
spellingShingle Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
Silva, Aline Corrêa Santana da
Participação
Avaliação
Ensino fundamental
Aluno
Professor
title_short Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
title_full Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
title_fullStr Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
title_sort Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
author Silva, Aline Corrêa Santana da
author_facet Silva, Aline Corrêa Santana da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Corrêa Santana da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schuch, Cleusa Conceição Terres
contributor_str_mv Schuch, Cleusa Conceição Terres
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Avaliação
Ensino fundamental
Aluno
Professor
topic Participação
Avaliação
Ensino fundamental
Aluno
Professor
description Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando planejamento, ações e avaliação. Alguns autores que serviram de base para o trabalho foram Franco (2005), Richardson (s/d), Cury (2005), Gandin (2014), Bastos (2005) e outros. A intervenção baseou-se na pesquisa-ação e os resultados foram significativos, uma vez que conseguimos iniciar a organização do trabalho de forma contínua do primeiro ao terceiro ano e avançamos quanto aos pareceres descritivos. Também ocorreu a participação dos pais nos conselhos de classe participativos. Ainda é preciso discutir com os professores o que são habilidades e competências, qualificar as reuniões pedagógicas semanais, aprimorar a avaliação qualitativa e contar com a participação efetiva da comunidade escolar na construção de uma escola em que todos os segmentos participem nas decisões e rumos da educação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151559
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009157
url http://hdl.handle.net/10183/151559
identifier_str_mv 001009157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151559/1/001009157.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151559/2/001009157.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e6f55b7e6b7e3b26ec800ea3de631f00
4eac1ba5f916506e0877879965043a5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522929537024