Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151559 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando planejamento, ações e avaliação. Alguns autores que serviram de base para o trabalho foram Franco (2005), Richardson (s/d), Cury (2005), Gandin (2014), Bastos (2005) e outros. A intervenção baseou-se na pesquisa-ação e os resultados foram significativos, uma vez que conseguimos iniciar a organização do trabalho de forma contínua do primeiro ao terceiro ano e avançamos quanto aos pareceres descritivos. Também ocorreu a participação dos pais nos conselhos de classe participativos. Ainda é preciso discutir com os professores o que são habilidades e competências, qualificar as reuniões pedagógicas semanais, aprimorar a avaliação qualitativa e contar com a participação efetiva da comunidade escolar na construção de uma escola em que todos os segmentos participem nas decisões e rumos da educação. |
id |
UFRGS-2_19a1531111a5368fd6398b7068ed8599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151559 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Aline Corrêa Santana daSchuch, Cleusa Conceição Terres2017-02-11T02:25:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/151559001009157Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando planejamento, ações e avaliação. Alguns autores que serviram de base para o trabalho foram Franco (2005), Richardson (s/d), Cury (2005), Gandin (2014), Bastos (2005) e outros. A intervenção baseou-se na pesquisa-ação e os resultados foram significativos, uma vez que conseguimos iniciar a organização do trabalho de forma contínua do primeiro ao terceiro ano e avançamos quanto aos pareceres descritivos. Também ocorreu a participação dos pais nos conselhos de classe participativos. Ainda é preciso discutir com os professores o que são habilidades e competências, qualificar as reuniões pedagógicas semanais, aprimorar a avaliação qualitativa e contar com a participação efetiva da comunidade escolar na construção de uma escola em que todos os segmentos participem nas decisões e rumos da educação.application/pdfporParticipaçãoAvaliaçãoEnsino fundamentalAlunoProfessorRepensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009157.pdf001009157.pdfTexto completoapplication/pdf4338637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151559/1/001009157.pdfe6f55b7e6b7e3b26ec800ea3de631f00MD51TEXT001009157.pdf.txt001009157.pdf.txtExtracted Texttext/plain83140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151559/2/001009157.pdf.txt4eac1ba5f916506e0877879965043a5fMD5210183/1515592017-02-12 02:22:09.940469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title |
Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul Silva, Aline Corrêa Santana da Participação Avaliação Ensino fundamental Aluno Professor |
title_short |
Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title_full |
Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul |
author |
Silva, Aline Corrêa Santana da |
author_facet |
Silva, Aline Corrêa Santana da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Corrêa Santana da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schuch, Cleusa Conceição Terres |
contributor_str_mv |
Schuch, Cleusa Conceição Terres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Avaliação Ensino fundamental Aluno Professor |
topic |
Participação Avaliação Ensino fundamental Aluno Professor |
description |
Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando planejamento, ações e avaliação. Alguns autores que serviram de base para o trabalho foram Franco (2005), Richardson (s/d), Cury (2005), Gandin (2014), Bastos (2005) e outros. A intervenção baseou-se na pesquisa-ação e os resultados foram significativos, uma vez que conseguimos iniciar a organização do trabalho de forma contínua do primeiro ao terceiro ano e avançamos quanto aos pareceres descritivos. Também ocorreu a participação dos pais nos conselhos de classe participativos. Ainda é preciso discutir com os professores o que são habilidades e competências, qualificar as reuniões pedagógicas semanais, aprimorar a avaliação qualitativa e contar com a participação efetiva da comunidade escolar na construção de uma escola em que todos os segmentos participem nas decisões e rumos da educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151559 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009157 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151559 |
identifier_str_mv |
001009157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151559/1/001009157.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151559/2/001009157.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6f55b7e6b7e3b26ec800ea3de631f00 4eac1ba5f916506e0877879965043a5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522929537024 |