Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keller, Silvia Nunes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49030
Resumo: O objetivo deste trabalho intitulado “Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um Projeto de Aprendizagem”, é contribuir para a reflexão sobre a prática de Projeto de Aprendizagens em escolas carentes. Nesta monografia trago relatos de uma experiência de estágio com a re-escrita das regras de um Projeto de Aprendizagem, buscando mostrar as contribuições que podemos obter desta Arquitetura Pedagógica, para nossa prática docente. Durante o período de estágio reforcei a ideia de que o aluno gosta de participar ativamente das aulas, trazendo materiais que contribuem para o projeto em estudo; que devemos disponibilizar tempo em sala de aula para que o aluno participe mais ativamente, mostrando todo o seu interesse no tema a ser estudado, sua capacidade de busca, tendo assim alunos, com uma melhor autoestima e mais motivados em aula.
id UFRGS-2_1a3176403f6d89c29915db3f2eb94bbd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49030
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Keller, Silvia NunesPetersen, Ana Maria de Barros2012-05-18T09:20:20Z2010http://hdl.handle.net/10183/49030000827012O objetivo deste trabalho intitulado “Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um Projeto de Aprendizagem”, é contribuir para a reflexão sobre a prática de Projeto de Aprendizagens em escolas carentes. Nesta monografia trago relatos de uma experiência de estágio com a re-escrita das regras de um Projeto de Aprendizagem, buscando mostrar as contribuições que podemos obter desta Arquitetura Pedagógica, para nossa prática docente. Durante o período de estágio reforcei a ideia de que o aluno gosta de participar ativamente das aulas, trazendo materiais que contribuem para o projeto em estudo; que devemos disponibilizar tempo em sala de aula para que o aluno participe mais ativamente, mostrando todo o seu interesse no tema a ser estudado, sua capacidade de busca, tendo assim alunos, com uma melhor autoestima e mais motivados em aula.application/pdfporPrática pedagógicaPedagogia de projetosAutonomiaMetodologia do ensinoComo uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827012.pdf000827012.pdfTexto completoapplication/pdf695616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49030/1/000827012.pdf1af7737d4d060bb701b65e5e93c2ce77MD51TEXT000827012.pdf.txt000827012.pdf.txtExtracted Texttext/plain80432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49030/2/000827012.pdf.txt9126f043af7b85b9330f328b6c4e157bMD52THUMBNAIL000827012.pdf.jpg000827012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49030/3/000827012.pdf.jpgfa0482f9540087b8f2a17019b3c787d6MD5310183/490302018-10-11 09:26:40.396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49030Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:26:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
title Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
spellingShingle Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
Keller, Silvia Nunes
Prática pedagógica
Pedagogia de projetos
Autonomia
Metodologia do ensino
title_short Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
title_full Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
title_fullStr Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
title_full_unstemmed Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
title_sort Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
author Keller, Silvia Nunes
author_facet Keller, Silvia Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keller, Silvia Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
contributor_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Pedagogia de projetos
Autonomia
Metodologia do ensino
topic Prática pedagógica
Pedagogia de projetos
Autonomia
Metodologia do ensino
description O objetivo deste trabalho intitulado “Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um Projeto de Aprendizagem”, é contribuir para a reflexão sobre a prática de Projeto de Aprendizagens em escolas carentes. Nesta monografia trago relatos de uma experiência de estágio com a re-escrita das regras de um Projeto de Aprendizagem, buscando mostrar as contribuições que podemos obter desta Arquitetura Pedagógica, para nossa prática docente. Durante o período de estágio reforcei a ideia de que o aluno gosta de participar ativamente das aulas, trazendo materiais que contribuem para o projeto em estudo; que devemos disponibilizar tempo em sala de aula para que o aluno participe mais ativamente, mostrando todo o seu interesse no tema a ser estudado, sua capacidade de busca, tendo assim alunos, com uma melhor autoestima e mais motivados em aula.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-18T09:20:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49030
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000827012
url http://hdl.handle.net/10183/49030
identifier_str_mv 000827012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49030/1/000827012.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49030/2/000827012.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49030/3/000827012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1af7737d4d060bb701b65e5e93c2ce77
9126f043af7b85b9330f328b6c4e157b
fa0482f9540087b8f2a17019b3c787d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447087566815232