A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220261 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetização |
id |
UFRGS-2_1a72b0bb58fade5c7fd99a12081ab0af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220261 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Azeredo, Daniela Capra deReategui, Eliseo Berni2021-04-27T04:34:07Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/220261000931321Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetizaçãoThis paper presents a research about how storytelling in the digital environment may support literacy processes of second grade students. The paper presents literacy theories and discusses relevant aspects about the insertion of digital technologies in this process. Then, the paper proposes the use of a particular tool for storytelling, associated to particular pedagogical practices, as a form to support reading and writing. The paper then presents an experiment about the use of the tool Storybird with second grade students to support literacy. The results of the experiment demonstrated that the tool may support the processes of development of written language of children who are starting to read and write.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 9 f.LetramentoNarrativaLiteracyDigital storytellingLearningA construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramentoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931321.pdf.txt000931321.pdf.txtExtracted Texttext/plain25701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220261/2/000931321.pdf.txt73d44bc796c5f6f277057fef16a6779aMD52ORIGINAL000931321.pdfTexto completoapplication/pdf152148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220261/1/000931321.pdfe79f03901d16aed55f665cf337a78594MD5110183/2202612021-05-07 04:55:18.317722oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:55:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento |
title |
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento |
spellingShingle |
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento Azeredo, Daniela Capra de Letramento Narrativa Literacy Digital storytelling Learning |
title_short |
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento |
title_full |
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento |
title_fullStr |
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento |
title_full_unstemmed |
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento |
title_sort |
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento |
author |
Azeredo, Daniela Capra de |
author_facet |
Azeredo, Daniela Capra de Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azeredo, Daniela Capra de Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Narrativa |
topic |
Letramento Narrativa Literacy Digital storytelling Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Digital storytelling Learning |
description |
Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetização |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-27T04:34:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220261 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931321 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000931321 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 9 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220261/2/000931321.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220261/1/000931321.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73d44bc796c5f6f277057fef16a6779a e79f03901d16aed55f665cf337a78594 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447739743338496 |