O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yabel, Éder Jackson dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261931
Resumo: Os estudos sobre gênero ganharam espaço no campo acadêmico, sobretudo, a partir dos anos 1970, estimulados pelos movimentos feministas daquela década. A compreensão das desigualdades socialmente construídas acabou por adentrar a Universidade e implicou no reconhecimento de que a ciência e, notadamente, os currículos ainda eram um lugar adverso à presença de mulheres. A partir desta premissa, objetiva-se investigar o espaço dedicado à contribuição de autoras de Ciências Sociais no currículo real do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS, modalidade ensino a distância, destacando a proporcionalidade garantida nas diversas áreas de conhecimento que conformam o campo, bem como os instrumentos (publicações, artigos, audiovisuais etc.) pelos quais a construção do espaço feminino foi mais efetiva. A investigação recorreu, na tipologia qualitativa, à técnica da pesquisa documental para análise de todo o acervo de materiais disponibilizados ao longo da trajetória de formação, sendo operacionalizados os registros e as relações com o suporte de sistema eletrônico de banco de dados relacional. Os resultados obtidos sugerem que, historicamente, há um desequilíbrio entre os gêneros na ocupação dos espaços no campo, com melhor acesso às mulheres no componente de Antropologia, bem como os artigos acadêmicos despontam como instrumento mais acessível ou de preferência das autoras para a produção acadêmica. Também há sugestão de que o enfoque demasiado em autores/as clássicos/as pode dar causa à percepção de ausência do gênero feminino que, embora presentes, ainda são (as autoras) pouco mobilizadas.
id UFRGS-2_1ae5eb38eaa4c0db89329c97868d7e10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261931
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Yabel, Éder Jackson dos SantosGrisa, CatiaAranda, Yara Paulina Cerpa2023-07-10T10:29:11Z2023http://hdl.handle.net/10183/261931001172650Os estudos sobre gênero ganharam espaço no campo acadêmico, sobretudo, a partir dos anos 1970, estimulados pelos movimentos feministas daquela década. A compreensão das desigualdades socialmente construídas acabou por adentrar a Universidade e implicou no reconhecimento de que a ciência e, notadamente, os currículos ainda eram um lugar adverso à presença de mulheres. A partir desta premissa, objetiva-se investigar o espaço dedicado à contribuição de autoras de Ciências Sociais no currículo real do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS, modalidade ensino a distância, destacando a proporcionalidade garantida nas diversas áreas de conhecimento que conformam o campo, bem como os instrumentos (publicações, artigos, audiovisuais etc.) pelos quais a construção do espaço feminino foi mais efetiva. A investigação recorreu, na tipologia qualitativa, à técnica da pesquisa documental para análise de todo o acervo de materiais disponibilizados ao longo da trajetória de formação, sendo operacionalizados os registros e as relações com o suporte de sistema eletrônico de banco de dados relacional. Os resultados obtidos sugerem que, historicamente, há um desequilíbrio entre os gêneros na ocupação dos espaços no campo, com melhor acesso às mulheres no componente de Antropologia, bem como os artigos acadêmicos despontam como instrumento mais acessível ou de preferência das autoras para a produção acadêmica. Também há sugestão de que o enfoque demasiado em autores/as clássicos/as pode dar causa à percepção de ausência do gênero feminino que, embora presentes, ainda são (as autoras) pouco mobilizadas.Gender studies have gained space in the academic field, especially since the 1970s, stimulated by the feminist movements of that decade. The understanding of socially constructed inequalities ended up entering the University and implied the recognition that science and, notably, curriculum were still an adverse place for the presence of women. From this premise, the objective is to investigate the space dedicated to the contribution of authors of the Social Sciences in the real curriculum of the Degree in Social Sciences at UFRGS, distance learning modality, highlighting the guaranteed proportionality in the different areas of knowledge that make up the field, as well as the instruments (publications, articles, audiovisuals, etc.) through which the construction of the feminine space was more effective. The investigation resorted, in the qualitative typology, to the documentary research technique to analyze the entire collection of materials made available throughout the training trajectory, with the records and relationships being operationalized with the support of an electronic system of relational database. The results obtained suggest that, historically, there is a gender imbalance in the occupation of spaces in the field, with better access to the Anthropology component, as well as articles emerging as the most accessible instrument or preferred by the authors for academic production. There is also a suggestion that too much focus on classical authors can give rise to the perception of the absence of the female gender who, although present, the authors are still little mobilized.application/pdfporCiências sociais : EnsinoGêneroCurrículoGenderCampusCurriculum in useO espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172650.pdf.txt001172650.pdf.txtExtracted Texttext/plain87144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261931/2/001172650.pdf.txt413e7527c80ccf7f74baf63cb2c36384MD52ORIGINAL001172650.pdfTexto completoapplication/pdf815720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261931/1/001172650.pdf4bfc209301ad1d25f6c4980d4dce8ec1MD5110183/2619312023-07-10 10:44:56.356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS
title O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS
spellingShingle O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS
Yabel, Éder Jackson dos Santos
Ciências sociais : Ensino
Gênero
Currículo
Gender
Campus
Curriculum in use
title_short O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS
title_full O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS
title_fullStr O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS
title_full_unstemmed O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS
title_sort O espaço da mulher no currículo de Ciências Sociais : uma análise sobre o currículo real da Licenciatura em Ciências Sociais EAD UFRGS
author Yabel, Éder Jackson dos Santos
author_facet Yabel, Éder Jackson dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yabel, Éder Jackson dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grisa, Catia
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aranda, Yara Paulina Cerpa
contributor_str_mv Grisa, Catia
Aranda, Yara Paulina Cerpa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Gênero
Currículo
topic Ciências sociais : Ensino
Gênero
Currículo
Gender
Campus
Curriculum in use
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender
Campus
Curriculum in use
description Os estudos sobre gênero ganharam espaço no campo acadêmico, sobretudo, a partir dos anos 1970, estimulados pelos movimentos feministas daquela década. A compreensão das desigualdades socialmente construídas acabou por adentrar a Universidade e implicou no reconhecimento de que a ciência e, notadamente, os currículos ainda eram um lugar adverso à presença de mulheres. A partir desta premissa, objetiva-se investigar o espaço dedicado à contribuição de autoras de Ciências Sociais no currículo real do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS, modalidade ensino a distância, destacando a proporcionalidade garantida nas diversas áreas de conhecimento que conformam o campo, bem como os instrumentos (publicações, artigos, audiovisuais etc.) pelos quais a construção do espaço feminino foi mais efetiva. A investigação recorreu, na tipologia qualitativa, à técnica da pesquisa documental para análise de todo o acervo de materiais disponibilizados ao longo da trajetória de formação, sendo operacionalizados os registros e as relações com o suporte de sistema eletrônico de banco de dados relacional. Os resultados obtidos sugerem que, historicamente, há um desequilíbrio entre os gêneros na ocupação dos espaços no campo, com melhor acesso às mulheres no componente de Antropologia, bem como os artigos acadêmicos despontam como instrumento mais acessível ou de preferência das autoras para a produção acadêmica. Também há sugestão de que o enfoque demasiado em autores/as clássicos/as pode dar causa à percepção de ausência do gênero feminino que, embora presentes, ainda são (as autoras) pouco mobilizadas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:29:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261931
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172650
url http://hdl.handle.net/10183/261931
identifier_str_mv 001172650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261931/2/001172650.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261931/1/001172650.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 413e7527c80ccf7f74baf63cb2c36384
4bfc209301ad1d25f6c4980d4dce8ec1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447344782508032