O Banco do Brasil - da gestão motivada aos desafios e implicações do turnover

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yonehara, Lumy
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14114
Resumo: O Banco do Brasil, fundado em 1808 e maior instituição financeira da América Latina. Apesar dos percalços sofridos ao longo de sua história de quase dois séculos, é detentor de conceitos de solidez e confiança e vem procurando agregar os de eficiência e qualidade, voltando sua estrutura interna em direção à agilidade e ao foco no Cliente. A gestão do turnover é fundamental para todas as empresas, que atuam em um cenário cada vez mais competitivo e exigente. A rotatividade faz parte da vida e do mundo dos negócios. Pessoas vêm e vão, num movimento natural de mudança, de oxigenação e de transformação das empresas. Mas, o elevado índice de perda de pessoas revela problemas e desafios a serem superados. A perda de pessoas significa perda de conhecimento, de capital intelectual, de inteligência, de entendimento e de domínio dos processos, perda de conexões com os clientes, de mercado e de negócios. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar as razões das mudanças do emprego tido como vitalício ao aumento dos desligamentos precoces da nova geração de funcionários do Banco do Brasil, dando ênfase ao turnover. A pesquisa adotou o método descritivo exploratório através de pesquisa quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário dirigido a 50 ex-funcionários do Banco do Brasil, na região Noroeste do Paraná. Concluiu-se que o motivo de saída dos funcionários da Empresa Banco do Brasil se deu através da busca de novas oportunidades de trabalho com melhores salários e benefícios, condizentes com seu nível de escolaridade.
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