Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Juliane de Cássia Silva da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112199
Resumo: Através da análise das questões de concurso, este trabalho tem o objetivo de identificar as áreas temáticas mais recorrentes dos concursos públicos brasileiros para o cargo de bibliotecário. Em seu referencial teórico, levanta o panorama histórico curricular do curso de Biblioteconomia no Brasil e adota como parâmetro, para a classificação das questões, o Projeto Pedagógico de Graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância proposto junto à UAB pelo CFB e a CAPES, em 2010. O projeto organiza o curso em 34 disciplinas, distribuídas entre 06 eixos temáticos. Também aborda a contextualização de concursos públicos e identifica trabalhos relacionados a esse na área de Biblioteconomia. Em seus procedimentos metodológicos, utiliza o site “Questões de Concursos” como fonte de coleta das 37 provas de 2013 e 2014, num total de 1380 questões. Trata-se de uma pesquisa aplicada quantitativa, com análise das provas de concursos das instituições selecionadas. Os resultados são baseados nos eixos temáticos e disciplinas apresentadas no referencial teórico. Destaca o eixo “Organização e Representação da Informação”, com uma representatividade de 41% das questões, seguido pelos eixos “Recursos e Serviços da Informação”, com 20%, e “Políticas e Gestão de Ambientes da Informação”, com 19%. O eixo de “Tecnologias de Informação e Comunicação” representou 12% das questões, e, em último lugar, ficou o eixo das disciplinas introdutórias “Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação”, com quase 8% das questões analisadas. Na análise comparativa por tipo de biblioteca, expõe uma equidade de representatividade de percentual entre os tipos de bibliotecas estudados, refletindo as orientações das Diretrizes Curriculares do MEC, que orientam a formação de um profissional capacitado a atuar em diferentes ambientes informacionais. Conclui que a abordagem técnica é a mais exigida em provas de concursos e sugere outros temas para futuras pesquisas, como o cruzamento entre a bibliografia solicitada em concursos e a proposta pelas disciplinas do curso de graduação em Biblioteconomia.
id UFRGS-2_1b4649f54c996b539675c2a2ab2f6be1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112199
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Luz, Juliane de Cássia Silva daVanz, Samile Andrea de Souza2015-03-19T01:57:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/112199000953180Através da análise das questões de concurso, este trabalho tem o objetivo de identificar as áreas temáticas mais recorrentes dos concursos públicos brasileiros para o cargo de bibliotecário. Em seu referencial teórico, levanta o panorama histórico curricular do curso de Biblioteconomia no Brasil e adota como parâmetro, para a classificação das questões, o Projeto Pedagógico de Graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância proposto junto à UAB pelo CFB e a CAPES, em 2010. O projeto organiza o curso em 34 disciplinas, distribuídas entre 06 eixos temáticos. Também aborda a contextualização de concursos públicos e identifica trabalhos relacionados a esse na área de Biblioteconomia. Em seus procedimentos metodológicos, utiliza o site “Questões de Concursos” como fonte de coleta das 37 provas de 2013 e 2014, num total de 1380 questões. Trata-se de uma pesquisa aplicada quantitativa, com análise das provas de concursos das instituições selecionadas. Os resultados são baseados nos eixos temáticos e disciplinas apresentadas no referencial teórico. Destaca o eixo “Organização e Representação da Informação”, com uma representatividade de 41% das questões, seguido pelos eixos “Recursos e Serviços da Informação”, com 20%, e “Políticas e Gestão de Ambientes da Informação”, com 19%. O eixo de “Tecnologias de Informação e Comunicação” representou 12% das questões, e, em último lugar, ficou o eixo das disciplinas introdutórias “Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação”, com quase 8% das questões analisadas. Na análise comparativa por tipo de biblioteca, expõe uma equidade de representatividade de percentual entre os tipos de bibliotecas estudados, refletindo as orientações das Diretrizes Curriculares do MEC, que orientam a formação de um profissional capacitado a atuar em diferentes ambientes informacionais. Conclui que a abordagem técnica é a mais exigida em provas de concursos e sugere outros temas para futuras pesquisas, como o cruzamento entre a bibliografia solicitada em concursos e a proposta pelas disciplinas do curso de graduação em Biblioteconomia.This paper aims to identify the most recurrent thematic areas of the civil service exam for the post of librarian in Brazil, by analyzing the content of its questions. In his theoretical framework, raises curriculum historical overview of the librarianship course in Brazil and adopts as a parameter for the classification of questions, the Education Programme Undergraduate Library in the form the distance proposed by the Conselho Federal de Biblioteconomia (librarian federal council) and CAPES, next to the Universidade Aberta do Brasil (open university of Brazil) in 2010. The project also organizes the course in 34 disciplines, distributed in a 6 theme pivot, held in the years 2013 and 2014. It also addresses the context and identifies work related to that in the Librarianship area. In its methodological procedures, uses the web site Questões de Concurso (exam questions) as a source and the collection of 37 analyzed evidence, a total of 1380 questions. It is a quantitative research applied assay with the documentary collection – the exams – of the selected institutions. The results are based on themes and subjects presented in the theoretical framework. Highlights the pivot "Organization and Representation of Information", with a 41% representation of the total analyzed, followed by the pivot "Information Resources and Services", with 20%, and "Policy and Management of Information Environments", with 19 %. The pivot “Information and Communication Technologies" represented 12% of the questions, and, most recently, was the pivot of introductory courses "Theoretical Foundations of Library and Information Science", with almost 8% of the analyzed questions. In the comparative analysis by type of library, exposes a percentage of representation of equity between the types of libraries studied, reflecting the guidelines of the Curriculum Guidelines for MEC (Educational Ministry), that guide the formation of a professional able to work in different information environments. I concluded that the technical approach is the most required in procurement of evidence and suggests other issues such as the intersection of literature requested in exams and the proposal by the undergraduate course subjects in Librarianship.application/pdfporBibliotecárioConcurso públicoBiblioteconomiaCivil service examCurricular evolutionCurricular harmonizationThemed pivotLibrarianship curriculumQuestões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953180.pdf000953180.pdfTexto completoapplication/pdf2587449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112199/1/000953180.pdf0fd46f4c91bd1a4f0a585c655c0dbc7aMD51TEXT000953180.pdf.txt000953180.pdf.txtExtracted Texttext/plain156458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112199/2/000953180.pdf.txte579c433159143dc56e3a61a65157d34MD52THUMBNAIL000953180.pdf.jpg000953180.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112199/3/000953180.pdf.jpgcccd768b786f48148428521ab673e32aMD5310183/1121992023-03-30 03:23:24.43613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112199Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:23:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
title Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
spellingShingle Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
Luz, Juliane de Cássia Silva da
Bibliotecário
Concurso público
Biblioteconomia
Civil service exam
Curricular evolution
Curricular harmonization
Themed pivot
Librarianship curriculum
title_short Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
title_full Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
title_fullStr Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
title_full_unstemmed Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
title_sort Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
author Luz, Juliane de Cássia Silva da
author_facet Luz, Juliane de Cássia Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Juliane de Cássia Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanz, Samile Andrea de Souza
contributor_str_mv Vanz, Samile Andrea de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecário
Concurso público
Biblioteconomia
topic Bibliotecário
Concurso público
Biblioteconomia
Civil service exam
Curricular evolution
Curricular harmonization
Themed pivot
Librarianship curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Civil service exam
Curricular evolution
Curricular harmonization
Themed pivot
Librarianship curriculum
description Através da análise das questões de concurso, este trabalho tem o objetivo de identificar as áreas temáticas mais recorrentes dos concursos públicos brasileiros para o cargo de bibliotecário. Em seu referencial teórico, levanta o panorama histórico curricular do curso de Biblioteconomia no Brasil e adota como parâmetro, para a classificação das questões, o Projeto Pedagógico de Graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância proposto junto à UAB pelo CFB e a CAPES, em 2010. O projeto organiza o curso em 34 disciplinas, distribuídas entre 06 eixos temáticos. Também aborda a contextualização de concursos públicos e identifica trabalhos relacionados a esse na área de Biblioteconomia. Em seus procedimentos metodológicos, utiliza o site “Questões de Concursos” como fonte de coleta das 37 provas de 2013 e 2014, num total de 1380 questões. Trata-se de uma pesquisa aplicada quantitativa, com análise das provas de concursos das instituições selecionadas. Os resultados são baseados nos eixos temáticos e disciplinas apresentadas no referencial teórico. Destaca o eixo “Organização e Representação da Informação”, com uma representatividade de 41% das questões, seguido pelos eixos “Recursos e Serviços da Informação”, com 20%, e “Políticas e Gestão de Ambientes da Informação”, com 19%. O eixo de “Tecnologias de Informação e Comunicação” representou 12% das questões, e, em último lugar, ficou o eixo das disciplinas introdutórias “Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação”, com quase 8% das questões analisadas. Na análise comparativa por tipo de biblioteca, expõe uma equidade de representatividade de percentual entre os tipos de bibliotecas estudados, refletindo as orientações das Diretrizes Curriculares do MEC, que orientam a formação de um profissional capacitado a atuar em diferentes ambientes informacionais. Conclui que a abordagem técnica é a mais exigida em provas de concursos e sugere outros temas para futuras pesquisas, como o cruzamento entre a bibliografia solicitada em concursos e a proposta pelas disciplinas do curso de graduação em Biblioteconomia.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-19T01:57:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112199
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953180
url http://hdl.handle.net/10183/112199
identifier_str_mv 000953180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112199/1/000953180.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112199/2/000953180.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112199/3/000953180.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fd46f4c91bd1a4f0a585c655c0dbc7a
e579c433159143dc56e3a61a65157d34
cccd768b786f48148428521ab673e32a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447144228716544