Validação de um instrumento para avaliar a imagem corporal de mulheres brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Erik Menger
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126467
Resumo: O professor de educação física escolar deve abordar conhecimentos do movimento humano relacionando com a realidade em que a escola/alunos estão inseridos, sobretudo pelo diálogo entre as informações que circulam nas mídias em geral que podem influenciar na percepção da imagem corporal dos sujeitos expostos a tais meios de comunicação. Deste modo, a imagem corporal deve ser motivo de constante preocupação dos professores de educação física em sua prática docente, principalmente de suas alunas do sexo feminino. No entanto, tendo em vista o grande número de alunos presentes nas turmas, surge a necessidade de um instrumento de avaliação da imagem corporal que seja aplicável em um grande número de sujeitos e em pouco tempo; Pensando nisto, o objetivo deste trabalho foi propor e validar uma escala de silhuetas corporais para avaliar a imagem corporal de mulheres brasileiras. A escala composta por 11 imagens representado corpos femininos teve sua repetibilidade e reprodutibilidade avaliada através do Índice de Concordância Kappa em 125 mulheres brasileiras (30,0 ± 10,0 anos) estratificadas em quatro categorias diferentes de acordo com seu IMC (A: n= 5, IMC ≤18,5 kg/m²; B: n= 39, 18,5 kg/m² < IMC <25 kg/m²; C: n = 60, 25 kg/m² < IMC <30 kg/m²; D: n= 21, IMC ≥ 30 kg/m²). Os resultados finais indicam um bom índice de concordância kappa para a repetibilidade (0,743, p < 0,001) e para a reprodutibilidade (0,637, p < 0,001) deste modo, o instrumento mostrou-se eficaz e eficiente para a avaliação da imagem corporal de mulheres brasileiras.
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