Validação de um instrumento para avaliar a imagem corporal de mulheres brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/126467 |
Resumo: | O professor de educação física escolar deve abordar conhecimentos do movimento humano relacionando com a realidade em que a escola/alunos estão inseridos, sobretudo pelo diálogo entre as informações que circulam nas mídias em geral que podem influenciar na percepção da imagem corporal dos sujeitos expostos a tais meios de comunicação. Deste modo, a imagem corporal deve ser motivo de constante preocupação dos professores de educação física em sua prática docente, principalmente de suas alunas do sexo feminino. No entanto, tendo em vista o grande número de alunos presentes nas turmas, surge a necessidade de um instrumento de avaliação da imagem corporal que seja aplicável em um grande número de sujeitos e em pouco tempo; Pensando nisto, o objetivo deste trabalho foi propor e validar uma escala de silhuetas corporais para avaliar a imagem corporal de mulheres brasileiras. A escala composta por 11 imagens representado corpos femininos teve sua repetibilidade e reprodutibilidade avaliada através do Índice de Concordância Kappa em 125 mulheres brasileiras (30,0 ± 10,0 anos) estratificadas em quatro categorias diferentes de acordo com seu IMC (A: n= 5, IMC ≤18,5 kg/m²; B: n= 39, 18,5 kg/m² < IMC <25 kg/m²; C: n = 60, 25 kg/m² < IMC <30 kg/m²; D: n= 21, IMC ≥ 30 kg/m²). Os resultados finais indicam um bom índice de concordância kappa para a repetibilidade (0,743, p < 0,001) e para a reprodutibilidade (0,637, p < 0,001) deste modo, o instrumento mostrou-se eficaz e eficiente para a avaliação da imagem corporal de mulheres brasileiras. |
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Silveira, Erik MengerLoss, Jefferson Fagundes2015-09-11T02:32:00Z2015http://hdl.handle.net/10183/126467000973122O professor de educação física escolar deve abordar conhecimentos do movimento humano relacionando com a realidade em que a escola/alunos estão inseridos, sobretudo pelo diálogo entre as informações que circulam nas mídias em geral que podem influenciar na percepção da imagem corporal dos sujeitos expostos a tais meios de comunicação. Deste modo, a imagem corporal deve ser motivo de constante preocupação dos professores de educação física em sua prática docente, principalmente de suas alunas do sexo feminino. No entanto, tendo em vista o grande número de alunos presentes nas turmas, surge a necessidade de um instrumento de avaliação da imagem corporal que seja aplicável em um grande número de sujeitos e em pouco tempo; Pensando nisto, o objetivo deste trabalho foi propor e validar uma escala de silhuetas corporais para avaliar a imagem corporal de mulheres brasileiras. A escala composta por 11 imagens representado corpos femininos teve sua repetibilidade e reprodutibilidade avaliada através do Índice de Concordância Kappa em 125 mulheres brasileiras (30,0 ± 10,0 anos) estratificadas em quatro categorias diferentes de acordo com seu IMC (A: n= 5, IMC ≤18,5 kg/m²; B: n= 39, 18,5 kg/m² < IMC <25 kg/m²; C: n = 60, 25 kg/m² < IMC <30 kg/m²; D: n= 21, IMC ≥ 30 kg/m²). Os resultados finais indicam um bom índice de concordância kappa para a repetibilidade (0,743, p < 0,001) e para a reprodutibilidade (0,637, p < 0,001) deste modo, o instrumento mostrou-se eficaz e eficiente para a avaliação da imagem corporal de mulheres brasileiras.The professor of physical education must address knowledge of human movement relating to reality in which the school / students are inserted, especially the dialogue between the information circulating in the media in general that can influence the perception of body image of the subjects exposed to such Media. Thus, the body image should be cause for constant concern of physical education teachers in their teaching practice, especially their female students. However, in view of the large number of students present in class, there is the need for an assessment tool body image that is applicable in a large number of subjects and in a short time; With this in mind, the objective was to propose and validate a range of body silhouettes to assess body image of Brazilian women. The scale consists of 11 images represented female bodies had its repeatability and reproducibility assessed by Kappa Agreement Index in 125 Brazilian women (30.0 ± 10.0 years) stratified into four different categories according to their BMI (A: n = 5, ≤18,5 BMI kg / m²; B: n = 39, 18.5 kg / m² <BMI <25 kg / m²; C: n = 60, 25 kg / m² <BMI <30 kg / m; D : n = 21, BMI ≥ 30 kg / m²). The final results indicate a good index concordance kappa for repeatability (0.743, p <0.001) and reproducibility (0.637, p <0.001) in this way, the instrument was effective and efficient for the evaluation of body image of women Brazilian.application/pdfporEducação física escolarImagem corporalBody imageSchool physical educationSilhouette scaleValidação de um instrumento para avaliar a imagem corporal de mulheres brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973122.pdf000973122.pdfTexto completoapplication/pdf1449838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126467/1/000973122.pdf4f765875916a2aa2f3547438d3fb5e29MD51TEXT000973122.pdf.txt000973122.pdf.txtExtracted Texttext/plain86413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126467/2/000973122.pdf.txtf1e12b8118d15ded418512cac2bc538fMD52THUMBNAIL000973122.pdf.jpg000973122.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126467/3/000973122.pdf.jpg0c9753f6b9d4d421b88b889242516f33MD5310183/1264672018-10-22 09:27:14.115oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126467Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:27:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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