Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240392 |
Resumo: | Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade. |
id |
UFRGS-2_1b848aef52f353e2fd20929ea9ec3596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240392 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baldo, Ana MariaGarcia, Elisete Enir Bernardi2022-06-15T04:47:56Z20211982-9949http://hdl.handle.net/10183/240392001138638Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.This article, as a bibliographic one, aims to analyze the intransitivity concepts, naive transitivity, and consciousness critical transitivity in Paulo Freire, based on Education and Brazilian News and Education as a Freedom Practice. Freire shows us the existing levels of consciousness and describes them emphasizing the importance of critical and problematized education in the transition process from a naive level to a critical level. We can affirm that there is a direct relationship between education, the level transition of critical consciousness and the human and society transformation.Este artículo, de carácter bibliográfico, tiene como objetivo analizar los conceptos de intransitividad, transitividad ingenua y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire, utilizando las obras Educación y actualidad brasileña y Educación como práctica de la Libertad. Freire nos muestra los niveles de conciencia existentes y los describe enfatizando la importancia de la educación crítica y problematizadora en el proceso de transición de un nivel ingenuo a un nivel crítico. Podemos afirmar que existe una relación directa entre la educación, la transición al nivel de conciencia crítica y la transformación humana y social.application/pdfporReflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. [57]-68.Freire, Paulo, 1921-1997Educação libertadoraLevels of consciousnessEducationNiveles de concienciaEducaciónIntransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo FreireIntransitivity, ingenual transitivity and consciousness critical transitivity in Paulo Freire Intransitividad, transitividad naive y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138638.pdf.txt001138638.pdf.txtExtracted Texttext/plain42616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240392/2/001138638.pdf.txt968e04666ec20e0b3fcbded1c886fed8MD52ORIGINAL001138638.pdfTexto completoapplication/pdf524968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240392/1/001138638.pdf866a2ec4e60e88827b842acb0a09fc34MD5110183/2403922022-08-17 04:49:18.73291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:49:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Intransitivity, ingenual transitivity and consciousness critical transitivity in Paulo Freire |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Intransitividad, transitividad naive y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire |
title |
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire |
spellingShingle |
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire Baldo, Ana Maria Freire, Paulo, 1921-1997 Educação libertadora Levels of consciousness Education Niveles de conciencia Educación |
title_short |
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire |
title_full |
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire |
title_fullStr |
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire |
title_sort |
Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire |
author |
Baldo, Ana Maria |
author_facet |
Baldo, Ana Maria Garcia, Elisete Enir Bernardi |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Elisete Enir Bernardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldo, Ana Maria Garcia, Elisete Enir Bernardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo, 1921-1997 Educação libertadora |
topic |
Freire, Paulo, 1921-1997 Educação libertadora Levels of consciousness Education Niveles de conciencia Educación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Levels of consciousness Education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Niveles de conciencia Educación |
description |
Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T04:47:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240392 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-9949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138638 |
identifier_str_mv |
1982-9949 001138638 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. [57]-68. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240392/2/001138638.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240392/1/001138638.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
968e04666ec20e0b3fcbded1c886fed8 866a2ec4e60e88827b842acb0a09fc34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225058820030464 |