Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldo, Ana Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Elisete Enir Bernardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240392
Resumo: Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.
id UFRGS-2_1b848aef52f353e2fd20929ea9ec3596
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240392
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baldo, Ana MariaGarcia, Elisete Enir Bernardi2022-06-15T04:47:56Z20211982-9949http://hdl.handle.net/10183/240392001138638Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.This article, as a bibliographic one, aims to analyze the intransitivity concepts, naive transitivity, and consciousness critical transitivity in Paulo Freire, based on Education and Brazilian News and Education as a Freedom Practice. Freire shows us the existing levels of consciousness and describes them emphasizing the importance of critical and problematized education in the transition process from a naive level to a critical level. We can affirm that there is a direct relationship between education, the level transition of critical consciousness and the human and society transformation.Este artículo, de carácter bibliográfico, tiene como objetivo analizar los conceptos de intransitividad, transitividad ingenua y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire, utilizando las obras Educación y actualidad brasileña y Educación como práctica de la Libertad. Freire nos muestra los niveles de conciencia existentes y los describe enfatizando la importancia de la educación crítica y problematizadora en el proceso de transición de un nivel ingenuo a un nivel crítico. Podemos afirmar que existe una relación directa entre la educación, la transición al nivel de conciencia crítica y la transformación humana y social.application/pdfporReflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. [57]-68.Freire, Paulo, 1921-1997Educação libertadoraLevels of consciousnessEducationNiveles de concienciaEducaciónIntransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo FreireIntransitivity, ingenual transitivity and consciousness critical transitivity in Paulo Freire Intransitividad, transitividad naive y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138638.pdf.txt001138638.pdf.txtExtracted Texttext/plain42616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240392/2/001138638.pdf.txt968e04666ec20e0b3fcbded1c886fed8MD52ORIGINAL001138638.pdfTexto completoapplication/pdf524968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240392/1/001138638.pdf866a2ec4e60e88827b842acb0a09fc34MD5110183/2403922022-08-17 04:49:18.73291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:49:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Intransitivity, ingenual transitivity and consciousness critical transitivity in Paulo Freire
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Intransitividad, transitividad naive y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire
title Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
spellingShingle Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
Baldo, Ana Maria
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação libertadora
Levels of consciousness
Education
Niveles de conciencia
Educación
title_short Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
title_full Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
title_fullStr Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
title_full_unstemmed Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
title_sort Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
author Baldo, Ana Maria
author_facet Baldo, Ana Maria
Garcia, Elisete Enir Bernardi
author_role author
author2 Garcia, Elisete Enir Bernardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldo, Ana Maria
Garcia, Elisete Enir Bernardi
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Educação libertadora
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Educação libertadora
Levels of consciousness
Education
Niveles de conciencia
Educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Levels of consciousness
Education
dc.subject.spa.fl_str_mv Niveles de conciencia
Educación
description Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T04:47:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240392
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138638
identifier_str_mv 1982-9949
001138638
url http://hdl.handle.net/10183/240392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Reflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. [57]-68.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240392/2/001138638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240392/1/001138638.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 968e04666ec20e0b3fcbded1c886fed8
866a2ec4e60e88827b842acb0a09fc34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225058820030464