Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Agatha Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96666
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escolar discente, foi realizada uma oficina com alunos da sétima série (nono ano) do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola municipal da zona rururbana de Porto Alegre. Nesta oficina, intitulada Agite antes de usar, trabalhou-se os conceitos de agitação, indisciplina e rótulos, através de roda de discussões e de uma atividade lúdica. Além disso, foram colocadas em questão a importância ou não dos rótulos impostos em sala de aula, assim como propostas para mudá-los. A partir destas visões, propõe-se uma nova possibilidade de entendimento da agitação, esta benéfica à aprendizagem e relacionada à ação do sujeito em relação ao conhecimento.
id UFRGS-2_1bc87effcd7134a4ed9fd038b274d12e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96666
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Xavier, Agatha AlmeidaCosta, Luciano Bedin da2014-06-17T02:08:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/96666000918188Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escolar discente, foi realizada uma oficina com alunos da sétima série (nono ano) do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola municipal da zona rururbana de Porto Alegre. Nesta oficina, intitulada Agite antes de usar, trabalhou-se os conceitos de agitação, indisciplina e rótulos, através de roda de discussões e de uma atividade lúdica. Além disso, foram colocadas em questão a importância ou não dos rótulos impostos em sala de aula, assim como propostas para mudá-los. A partir destas visões, propõe-se uma nova possibilidade de entendimento da agitação, esta benéfica à aprendizagem e relacionada à ação do sujeito em relação ao conhecimento.application/pdfporDisciplina escolarQue pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918188.pdf000918188.pdfTexto completoapplication/pdf824125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/1/000918188.pdf8f78df4abc21d02cbe59468919cbf11bMD51TEXT000918188.pdf.txt000918188.pdf.txtExtracted Texttext/plain65986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/2/000918188.pdf.txt34a6adbd594dfd034d1f312d3330ca07MD52THUMBNAIL000918188.pdf.jpg000918188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/3/000918188.pdf.jpge1f1d0511d1af524aa96083060b24115MD5310183/966662018-10-18 08:19:41.519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96666Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:19:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
title Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
spellingShingle Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
Xavier, Agatha Almeida
Disciplina escolar
title_short Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
title_full Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
title_fullStr Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
title_full_unstemmed Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
title_sort Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
author Xavier, Agatha Almeida
author_facet Xavier, Agatha Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Agatha Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Luciano Bedin da
contributor_str_mv Costa, Luciano Bedin da
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina escolar
topic Disciplina escolar
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escolar discente, foi realizada uma oficina com alunos da sétima série (nono ano) do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola municipal da zona rururbana de Porto Alegre. Nesta oficina, intitulada Agite antes de usar, trabalhou-se os conceitos de agitação, indisciplina e rótulos, através de roda de discussões e de uma atividade lúdica. Além disso, foram colocadas em questão a importância ou não dos rótulos impostos em sala de aula, assim como propostas para mudá-los. A partir destas visões, propõe-se uma nova possibilidade de entendimento da agitação, esta benéfica à aprendizagem e relacionada à ação do sujeito em relação ao conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-17T02:08:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96666
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918188
url http://hdl.handle.net/10183/96666
identifier_str_mv 000918188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/1/000918188.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/2/000918188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/3/000918188.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f78df4abc21d02cbe59468919cbf11b
34a6adbd594dfd034d1f312d3330ca07
e1f1d0511d1af524aa96083060b24115
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224467264831488