Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96666 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escolar discente, foi realizada uma oficina com alunos da sétima série (nono ano) do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola municipal da zona rururbana de Porto Alegre. Nesta oficina, intitulada Agite antes de usar, trabalhou-se os conceitos de agitação, indisciplina e rótulos, através de roda de discussões e de uma atividade lúdica. Além disso, foram colocadas em questão a importância ou não dos rótulos impostos em sala de aula, assim como propostas para mudá-los. A partir destas visões, propõe-se uma nova possibilidade de entendimento da agitação, esta benéfica à aprendizagem e relacionada à ação do sujeito em relação ao conhecimento. |
id |
UFRGS-2_1bc87effcd7134a4ed9fd038b274d12e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96666 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Xavier, Agatha AlmeidaCosta, Luciano Bedin da2014-06-17T02:08:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/96666000918188Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escolar discente, foi realizada uma oficina com alunos da sétima série (nono ano) do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola municipal da zona rururbana de Porto Alegre. Nesta oficina, intitulada Agite antes de usar, trabalhou-se os conceitos de agitação, indisciplina e rótulos, através de roda de discussões e de uma atividade lúdica. Além disso, foram colocadas em questão a importância ou não dos rótulos impostos em sala de aula, assim como propostas para mudá-los. A partir destas visões, propõe-se uma nova possibilidade de entendimento da agitação, esta benéfica à aprendizagem e relacionada à ação do sujeito em relação ao conhecimento.application/pdfporDisciplina escolarQue pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918188.pdf000918188.pdfTexto completoapplication/pdf824125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/1/000918188.pdf8f78df4abc21d02cbe59468919cbf11bMD51TEXT000918188.pdf.txt000918188.pdf.txtExtracted Texttext/plain65986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/2/000918188.pdf.txt34a6adbd594dfd034d1f312d3330ca07MD52THUMBNAIL000918188.pdf.jpg000918188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/3/000918188.pdf.jpge1f1d0511d1af524aa96083060b24115MD5310183/966662018-10-18 08:19:41.519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96666Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:19:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula |
title |
Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula |
spellingShingle |
Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula Xavier, Agatha Almeida Disciplina escolar |
title_short |
Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula |
title_full |
Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula |
title_fullStr |
Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula |
title_sort |
Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula |
author |
Xavier, Agatha Almeida |
author_facet |
Xavier, Agatha Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Agatha Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Luciano Bedin da |
contributor_str_mv |
Costa, Luciano Bedin da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar |
topic |
Disciplina escolar |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escolar discente, foi realizada uma oficina com alunos da sétima série (nono ano) do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola municipal da zona rururbana de Porto Alegre. Nesta oficina, intitulada Agite antes de usar, trabalhou-se os conceitos de agitação, indisciplina e rótulos, através de roda de discussões e de uma atividade lúdica. Além disso, foram colocadas em questão a importância ou não dos rótulos impostos em sala de aula, assim como propostas para mudá-los. A partir destas visões, propõe-se uma nova possibilidade de entendimento da agitação, esta benéfica à aprendizagem e relacionada à ação do sujeito em relação ao conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-17T02:08:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96666 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000918188 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96666 |
identifier_str_mv |
000918188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/1/000918188.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/2/000918188.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96666/3/000918188.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f78df4abc21d02cbe59468919cbf11b 34a6adbd594dfd034d1f312d3330ca07 e1f1d0511d1af524aa96083060b24115 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224467264831488 |