Design de interação na educação: olhares e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Kelly Aparecida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100987
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_ea1b04a7147eb84857a9508a08ebd860
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100987
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design de interação na educação: olhares e perspectivasEducaçãoAmbiente virtualInteratividadeAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.As implicações da Comunicação Digital nos processos educacionais são cada dia mais evidentes e inevitáveis. Seja na Educação Presencial ou Educação a Distância, os Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem (AVEA), como espaços de mediação pedagógica, oferecem possibilidades inéditas. Possibilitam de fato um espaço cooperativo, que promove múltiplas dinâmicas de interação, as quais enriquecem o processo ensino-aprendizagem e podem superar em tempo, espaço e qualidade as práticas convencionais. O objetivo desta pesquisa é analisar a interação possível entre os atores, estudantes e um AVEA, sob a óptica da concepção e utilização do Design de Interação. Design de Interação, entendido como o processo que organiza situações de aprendizagem mediadas por artefatos de comunicação digital para implementar um determinado processo pedagógico. Este estudo elege como postulado pedagógico a abordagem da epistemologia genética e toma como referência Piaget, Garcia, Maturana e Varela, e para a intersecção com as implicações tecnológicas, Lévy, Preece, Rogers e Sharp, Primo, Catapan. A metodologia escolhida foi o estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas de um curso de graduação presencial que oferece disciplinas semipresenciais e tem como sistema de mediação o Web Ensino administrado pela TOTVS. A análise foi realizada na perspectiva do Design de Interação. Conclui-se que um AVEA não se qualifica apenas pelo seu potencial tecnológico e sim pela possível congruência entre os atributos oferecidos pelo ambiente virtual e o propósito pedagógico. Nesse sentido, o Design de Interação pode contribuir efetivamente para que o professor gerencie o ambiente virtual potencializando de fato a interação.The Implications of Digital Communication in the educational processes are every day more evident and inevitable. Being in Education or Face to Face Education Distance, Virtual Environments for Teaching and Learning (AVEA), as spaces pedagogical mediation, offer unprecedented possibilities. In fact enable a cooperative space, which leads to multiple dynamic interaction which enrich the teaching-learning process and can overcome time, space and quality conventional practices. The objective of this research is to analyze the possible interaction between actors in a AVEA, from the viewpoint of design and Use of Interaction Design. Interaction Design, understood as the process that organizes learning situations mediated by artifacts digital communication to implement a particular educational process. This elects study postulated pedagogical approach of genetic epistemology and Piaget takes as reference, Garcia, Maturana and Varela, and the intersection with the technological implications, Lévy, Preece, Rogers and Sharp, Primo, Catapan. The methodology chosen was the case study. The study was conducted in two classes of an undergraduate course that provides classroom courses semipresential and its mediation system administered by the Education Web TOTVS. The analysis was performed from the perspective of Interaction Design. It was concluded that one does not qualify AVEA only by their technological potential and but the possible congruence between the attributes offered by the environment virtual and the pedagogical purpose. In this sense interaction design can contribute effectively to the teacher manage your virtual environments actually enhancing the mediation proposal.FlorianópolisCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Kelly Aparecida2013-06-26T00:32:20Z2013-06-26T00:32:20Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 p.| il., grafs., tabs.application/pdf309996http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100987porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-26T00:32:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100987Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:32:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de interação na educação: olhares e perspectivas
title Design de interação na educação: olhares e perspectivas
spellingShingle Design de interação na educação: olhares e perspectivas
Gomes, Kelly Aparecida
Educação
Ambiente virtual
Interatividade
Aprendizagem
title_short Design de interação na educação: olhares e perspectivas
title_full Design de interação na educação: olhares e perspectivas
title_fullStr Design de interação na educação: olhares e perspectivas
title_full_unstemmed Design de interação na educação: olhares e perspectivas
title_sort Design de interação na educação: olhares e perspectivas
author Gomes, Kelly Aparecida
author_facet Gomes, Kelly Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Kelly Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ambiente virtual
Interatividade
Aprendizagem
topic Educação
Ambiente virtual
Interatividade
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-26T00:32:20Z
2013-06-26T00:32:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 309996
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100987
identifier_str_mv 309996
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652162962554880