Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longen, Denilson
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95748
Resumo: Diante da diversidade de mídias à disposição dos alunos no seu dia a dia, faz-se necessário que a escola busque integrá-las ao seu currículo de forma mais efetiva. Dentre as diferentes mídias, a TV e o vídeo são tecnologias encontradas em quase todos os lares dos brasileiros e possuem uma significativa importância como recurso educativo e uma boa aceitação da população, especialmente entre os mais jovens. Neste sentido, este trabalho buscou investigar de que forma o vídeo está sendo utilizado nas Escola Municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia – RS. Para isso, foi elaborado um questionário que foi distribuído em seis escolas e foi respondido por 38 professores de 10 áreas de conhecimento. Os resultados mostraram que 73% dos professores entrevistados usam o vídeo em sala de aula, mas o fazem de forma muito discreta, utilizando-o menos de três vezes por ano ou raramente, o que indica que esta é uma mídia que ainda não teve todo o seu potencial utilizado.
id UFRGS-2_1c7f27999756ed8714d022022837c403
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95748
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Longen, DenilsonCosta, Valéria Machado da2014-05-30T02:05:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95748000913477Diante da diversidade de mídias à disposição dos alunos no seu dia a dia, faz-se necessário que a escola busque integrá-las ao seu currículo de forma mais efetiva. Dentre as diferentes mídias, a TV e o vídeo são tecnologias encontradas em quase todos os lares dos brasileiros e possuem uma significativa importância como recurso educativo e uma boa aceitação da população, especialmente entre os mais jovens. Neste sentido, este trabalho buscou investigar de que forma o vídeo está sendo utilizado nas Escola Municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia – RS. Para isso, foi elaborado um questionário que foi distribuído em seis escolas e foi respondido por 38 professores de 10 áreas de conhecimento. Os resultados mostraram que 73% dos professores entrevistados usam o vídeo em sala de aula, mas o fazem de forma muito discreta, utilizando-o menos de três vezes por ano ou raramente, o que indica que esta é uma mídia que ainda não teve todo o seu potencial utilizado.Given the diversity of media available to students in their day after day, it is necessary that the school seeks to integrate them to your curriculum in a more effective way. Among the different media, the TV and the video are technologies found in almost every home of brazilians and have a significant importance like educational resource and a good acceptation of population, specially among the youngs. In this way, this work sought investigate the way of video is being used on Municipals Schools of elementary school with final series of Teutônia-RS city. For this, was elaborated a questionnaire that it was distributed in six schools and was responded by 38 teachers of 10 knowledge areas. The results show that 73% of teachers surveyed use video in the classroom, but do so discreetly, using it less than three times per year or rarely, which indicates that this media had not yet used all their potential.application/pdfporVídeoSala de aulaMídia eletrônicaEnsino fundamentalVideoSchoolMediaEducationUtilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913477.pdf000913477.pdfTexto completoapplication/pdf1110835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95748/1/000913477.pdfb58a330dc4f9227c8d93a95cece5980eMD51TEXT000913477.pdf.txt000913477.pdf.txtExtracted Texttext/plain102649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95748/2/000913477.pdf.txta5eb0c69780a4b4df703a7b9b0ef0017MD52THUMBNAIL000913477.pdf.jpg000913477.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95748/3/000913477.pdf.jpgc4407724b26465d352d0b169e6ddbc5cMD5310183/957482018-10-15 07:52:12.858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
title Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
spellingShingle Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
Longen, Denilson
Vídeo
Sala de aula
Mídia eletrônica
Ensino fundamental
Video
School
Media
Education
title_short Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
title_full Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
title_fullStr Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
title_full_unstemmed Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
title_sort Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
author Longen, Denilson
author_facet Longen, Denilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longen, Denilson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Valéria Machado da
contributor_str_mv Costa, Valéria Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo
Sala de aula
Mídia eletrônica
Ensino fundamental
topic Vídeo
Sala de aula
Mídia eletrônica
Ensino fundamental
Video
School
Media
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Video
School
Media
Education
description Diante da diversidade de mídias à disposição dos alunos no seu dia a dia, faz-se necessário que a escola busque integrá-las ao seu currículo de forma mais efetiva. Dentre as diferentes mídias, a TV e o vídeo são tecnologias encontradas em quase todos os lares dos brasileiros e possuem uma significativa importância como recurso educativo e uma boa aceitação da população, especialmente entre os mais jovens. Neste sentido, este trabalho buscou investigar de que forma o vídeo está sendo utilizado nas Escola Municipais de ensino fundamental com séries finais do município de Teutônia – RS. Para isso, foi elaborado um questionário que foi distribuído em seis escolas e foi respondido por 38 professores de 10 áreas de conhecimento. Os resultados mostraram que 73% dos professores entrevistados usam o vídeo em sala de aula, mas o fazem de forma muito discreta, utilizando-o menos de três vezes por ano ou raramente, o que indica que esta é uma mídia que ainda não teve todo o seu potencial utilizado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913477
url http://hdl.handle.net/10183/95748
identifier_str_mv 000913477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95748/1/000913477.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95748/2/000913477.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95748/3/000913477.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b58a330dc4f9227c8d93a95cece5980e
a5eb0c69780a4b4df703a7b9b0ef0017
c4407724b26465d352d0b169e6ddbc5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465215913984