A influência exercida por youtubers no comportamento de consumo infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203690 |
Resumo: | O YouTube se transformou em uma das plataformas de vídeos mais populares do mundo, fazem parte desta plataforma inúmeros criadores e divulgadores de conteúdo, os YouTubers. A audiência e visualização de milhões de seguidores transforma esses YouTubers em grandes alavancadores no aumento do consumo de diversas marcas, que acabam os contratando para que seus produtos apareçam nos vídeos, mesclando entretenimento com propaganda e merchandising. O presente trabalho busca analisar a influência exercida por Youtubers no comportamento de compra e consumo infantil, considerando crianças na faixa etária de 7 a 11 anos, buscando também investigar os desejos de consumo que os Youtubers despertam nas crianças. Visando enriquecer a análise, foi feita uma pesquisa, coletando informações através de diários de bordo, onde dez crianças foram observadas por seus maiores responsáveis e tiveram suas atividades diárias relatadas por eles por um período de 14 dias. Na sequência foram realizadas entrevistas em profundidade com as crianças observadas e com seus responsáveis diretos, direcionando algumas perguntas somente para as crianças e outras apenas para os maiores. A pesquisa encontrou similaridades com os trabalhos de Monteiro (2018) e Martínez & Olsson (2018) que concluem que o poder de persuasão da divulgação feita por youtubers para as crianças é muito grande, indicando que os YouTubers são figuras significativas na vida das crianças, desempenhando um papel na construção de identidade. Também tendo um efeito persuasivo considerável quanto a influência em adquirir o material por eles divulgados, os colocando como algo essencial para uma forma de inserção na sociedade. |
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Miranda, André BernardonSantos, Cristiane Pizzutti dos2019-12-24T03:59:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/203690001106662O YouTube se transformou em uma das plataformas de vídeos mais populares do mundo, fazem parte desta plataforma inúmeros criadores e divulgadores de conteúdo, os YouTubers. A audiência e visualização de milhões de seguidores transforma esses YouTubers em grandes alavancadores no aumento do consumo de diversas marcas, que acabam os contratando para que seus produtos apareçam nos vídeos, mesclando entretenimento com propaganda e merchandising. O presente trabalho busca analisar a influência exercida por Youtubers no comportamento de compra e consumo infantil, considerando crianças na faixa etária de 7 a 11 anos, buscando também investigar os desejos de consumo que os Youtubers despertam nas crianças. Visando enriquecer a análise, foi feita uma pesquisa, coletando informações através de diários de bordo, onde dez crianças foram observadas por seus maiores responsáveis e tiveram suas atividades diárias relatadas por eles por um período de 14 dias. Na sequência foram realizadas entrevistas em profundidade com as crianças observadas e com seus responsáveis diretos, direcionando algumas perguntas somente para as crianças e outras apenas para os maiores. A pesquisa encontrou similaridades com os trabalhos de Monteiro (2018) e Martínez & Olsson (2018) que concluem que o poder de persuasão da divulgação feita por youtubers para as crianças é muito grande, indicando que os YouTubers são figuras significativas na vida das crianças, desempenhando um papel na construção de identidade. Também tendo um efeito persuasivo considerável quanto a influência em adquirir o material por eles divulgados, os colocando como algo essencial para uma forma de inserção na sociedade.YouTube has become one of the most popular video platforms in the world. There are many creators and disseminators of content, YouTubers. The audience and viewing of millions of followers turns these YouTubers into great leverage, increasing the consumption of various brands, who end up hiring them to show their products in the videos, mixing entertainment with advertising and merchandising. The present work seeks to analyze the influence exercised by YouTubers regarding the interest of children in the age group from 7 to 11 years, also seeking to investigate the motivations for consumption and access to content that the YouTubers arouse in children. Aiming to enrich the analysis, a research was done, collecting information, through logbooks. Ten children were observed by their main caretakers, reporting their daily activities, for a period of 14 days. Subsequently, in-depth interviews were conducted with the children observed and their major responders, directing some questions only to the children and others only to the larger ones. The research found similarities with the works of Monteiro (2018) and Martínez & Olsson (2018), who conclude that the advertising persuasion power made by YouTubers for children is very great, indicating that YouTubers are significant figures in the lives of children, playing a role in identity building. Also having a considerable persuasive effect on the influence of the acquisition of the material disclosed by them, placing them as essential for a form of insertion in society.application/pdfporComportamento do consumidorInfluênciaPublicidadeCriançasConsumptionChildrenYouTuberInfluencePublicityA influência exercida por youtubers no comportamento de consumo infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106662.pdf.txt001106662.pdf.txtExtracted Texttext/plain97367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203690/2/001106662.pdf.txtdce2cdf8e900e28edd5d199fa2d2721bMD52ORIGINAL001106662.pdfTexto completoapplication/pdf555687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203690/1/001106662.pdf20b67b2b40cfebd2a19154ff702f9045MD5110183/2036902023-05-05 03:21:53.320179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203690Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:21:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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