A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Gabriela Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67499
Resumo: A pesquisa a seguir tem por objetivo averiguar de que forma funciona o planejamento e as estratégias de comunicação das principais lojas do varejo de moda do Brasil e os motivos para ter-se uma padronização na utilização de endossantes para representar as marcas e qual é a percepção do cliente sobre isso. A fim de melhor compreender o assunto, buscou-se compreender esta questão dos pontos de vista do consumidor e do profissional, para que se tenha uma clara idéia do que pensa cada uma das partes. Para isso, primeiramente é realizada uma revisão dos principais conceitos de comunicação de marketing, o papel da propaganda e apresentação do conceito de endossante, após, é definida a metodologia, neste caso, uma pesquisa qualitativa através da realização de um grupo focal e entrevistas em profundidade. A seguir, é feita a análise dos resultados obtidos, tendo sido verificado com as clientes de que forma se sentem em relação às propagandas que utilizam endossantes e com os profissionais quais são as razões para o varejo de moda utilizar-se desta estratégia. Posteriormente, os resultados de cada uma das coletas de dados são confrontados, possibilitando chegar a uma conclusão sobre a eficácia da estratégia de comunicação utilizada hoje pelo varejo de moda.
id UFRGS-2_1d709c1346fce7c6253e78978dd55755
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67499
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Gabriela AraújoCallegaro-de-Menezes, Daniela2013-03-12T01:40:23Z2012http://hdl.handle.net/10183/67499000867462A pesquisa a seguir tem por objetivo averiguar de que forma funciona o planejamento e as estratégias de comunicação das principais lojas do varejo de moda do Brasil e os motivos para ter-se uma padronização na utilização de endossantes para representar as marcas e qual é a percepção do cliente sobre isso. A fim de melhor compreender o assunto, buscou-se compreender esta questão dos pontos de vista do consumidor e do profissional, para que se tenha uma clara idéia do que pensa cada uma das partes. Para isso, primeiramente é realizada uma revisão dos principais conceitos de comunicação de marketing, o papel da propaganda e apresentação do conceito de endossante, após, é definida a metodologia, neste caso, uma pesquisa qualitativa através da realização de um grupo focal e entrevistas em profundidade. A seguir, é feita a análise dos resultados obtidos, tendo sido verificado com as clientes de que forma se sentem em relação às propagandas que utilizam endossantes e com os profissionais quais são as razões para o varejo de moda utilizar-se desta estratégia. Posteriormente, os resultados de cada uma das coletas de dados são confrontados, possibilitando chegar a uma conclusão sobre a eficácia da estratégia de comunicação utilizada hoje pelo varejo de moda.The following research has as its goal to explore in which way the communication planning and strategies for the main Brazilian fashion retail stores work, as the reasons of having standardization in the use of endorsers in order to represent the brands and what the consumer feels about it. In order to better comprehend the subject, we focused in understanding the consumer and professional standpoint, so we could have a clear idea on each ones opinion. For this, it’s held a review of the main communication and marketing concepts, the advertising role and introduction on the endorser concept. Later, the methodology is defined as a qualitative research through running a focus group and depth interview. Next, the results are analyzed, verifying with the consumers how they feel about the advertisements that use endorsers, and what is the reason for the fashion retail to follow this strategy, for the professionals. After, the results for each of the data collection are confronted, allowing the finding over the communication strategy effectiveness applied by the fashion retail nowadays.application/pdfporComportamento do consumidorEstratégia de comunicaçãoConsumoPropagandaEndorsersFashion retailCommunicationConsumer behaviorA utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000867462.pdf.txt000867462.pdf.txtExtracted Texttext/plain107832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/2/000867462.pdf.txt25dc5f5fc4c84e91d31dec219242d03bMD52ORIGINAL000867462.pdf000867462.pdfTexto completoapplication/pdf434766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/1/000867462.pdf3570295ea558aaeed2b97b9b4d46b0e8MD51THUMBNAIL000867462.pdf.jpg000867462.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/3/000867462.pdf.jpgc39d422a028ebd8222797ea79f7bf3f6MD5310183/674992018-10-18 07:25:49.116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67499Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:25:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
title A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
spellingShingle A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
Fernandes, Gabriela Araújo
Comportamento do consumidor
Estratégia de comunicação
Consumo
Propaganda
Endorsers
Fashion retail
Communication
Consumer behavior
title_short A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
title_full A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
title_fullStr A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
title_full_unstemmed A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
title_sort A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
author Fernandes, Gabriela Araújo
author_facet Fernandes, Gabriela Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Gabriela Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Estratégia de comunicação
Consumo
Propaganda
topic Comportamento do consumidor
Estratégia de comunicação
Consumo
Propaganda
Endorsers
Fashion retail
Communication
Consumer behavior
dc.subject.eng.fl_str_mv Endorsers
Fashion retail
Communication
Consumer behavior
description A pesquisa a seguir tem por objetivo averiguar de que forma funciona o planejamento e as estratégias de comunicação das principais lojas do varejo de moda do Brasil e os motivos para ter-se uma padronização na utilização de endossantes para representar as marcas e qual é a percepção do cliente sobre isso. A fim de melhor compreender o assunto, buscou-se compreender esta questão dos pontos de vista do consumidor e do profissional, para que se tenha uma clara idéia do que pensa cada uma das partes. Para isso, primeiramente é realizada uma revisão dos principais conceitos de comunicação de marketing, o papel da propaganda e apresentação do conceito de endossante, após, é definida a metodologia, neste caso, uma pesquisa qualitativa através da realização de um grupo focal e entrevistas em profundidade. A seguir, é feita a análise dos resultados obtidos, tendo sido verificado com as clientes de que forma se sentem em relação às propagandas que utilizam endossantes e com os profissionais quais são as razões para o varejo de moda utilizar-se desta estratégia. Posteriormente, os resultados de cada uma das coletas de dados são confrontados, possibilitando chegar a uma conclusão sobre a eficácia da estratégia de comunicação utilizada hoje pelo varejo de moda.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-12T01:40:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67499
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000867462
url http://hdl.handle.net/10183/67499
identifier_str_mv 000867462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/2/000867462.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/1/000867462.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/3/000867462.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25dc5f5fc4c84e91d31dec219242d03b
3570295ea558aaeed2b97b9b4d46b0e8
c39d422a028ebd8222797ea79f7bf3f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224440118247424