A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67499 |
Resumo: | A pesquisa a seguir tem por objetivo averiguar de que forma funciona o planejamento e as estratégias de comunicação das principais lojas do varejo de moda do Brasil e os motivos para ter-se uma padronização na utilização de endossantes para representar as marcas e qual é a percepção do cliente sobre isso. A fim de melhor compreender o assunto, buscou-se compreender esta questão dos pontos de vista do consumidor e do profissional, para que se tenha uma clara idéia do que pensa cada uma das partes. Para isso, primeiramente é realizada uma revisão dos principais conceitos de comunicação de marketing, o papel da propaganda e apresentação do conceito de endossante, após, é definida a metodologia, neste caso, uma pesquisa qualitativa através da realização de um grupo focal e entrevistas em profundidade. A seguir, é feita a análise dos resultados obtidos, tendo sido verificado com as clientes de que forma se sentem em relação às propagandas que utilizam endossantes e com os profissionais quais são as razões para o varejo de moda utilizar-se desta estratégia. Posteriormente, os resultados de cada uma das coletas de dados são confrontados, possibilitando chegar a uma conclusão sobre a eficácia da estratégia de comunicação utilizada hoje pelo varejo de moda. |
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Fernandes, Gabriela AraújoCallegaro-de-Menezes, Daniela2013-03-12T01:40:23Z2012http://hdl.handle.net/10183/67499000867462A pesquisa a seguir tem por objetivo averiguar de que forma funciona o planejamento e as estratégias de comunicação das principais lojas do varejo de moda do Brasil e os motivos para ter-se uma padronização na utilização de endossantes para representar as marcas e qual é a percepção do cliente sobre isso. A fim de melhor compreender o assunto, buscou-se compreender esta questão dos pontos de vista do consumidor e do profissional, para que se tenha uma clara idéia do que pensa cada uma das partes. Para isso, primeiramente é realizada uma revisão dos principais conceitos de comunicação de marketing, o papel da propaganda e apresentação do conceito de endossante, após, é definida a metodologia, neste caso, uma pesquisa qualitativa através da realização de um grupo focal e entrevistas em profundidade. A seguir, é feita a análise dos resultados obtidos, tendo sido verificado com as clientes de que forma se sentem em relação às propagandas que utilizam endossantes e com os profissionais quais são as razões para o varejo de moda utilizar-se desta estratégia. Posteriormente, os resultados de cada uma das coletas de dados são confrontados, possibilitando chegar a uma conclusão sobre a eficácia da estratégia de comunicação utilizada hoje pelo varejo de moda.The following research has as its goal to explore in which way the communication planning and strategies for the main Brazilian fashion retail stores work, as the reasons of having standardization in the use of endorsers in order to represent the brands and what the consumer feels about it. In order to better comprehend the subject, we focused in understanding the consumer and professional standpoint, so we could have a clear idea on each ones opinion. For this, it’s held a review of the main communication and marketing concepts, the advertising role and introduction on the endorser concept. Later, the methodology is defined as a qualitative research through running a focus group and depth interview. Next, the results are analyzed, verifying with the consumers how they feel about the advertisements that use endorsers, and what is the reason for the fashion retail to follow this strategy, for the professionals. After, the results for each of the data collection are confronted, allowing the finding over the communication strategy effectiveness applied by the fashion retail nowadays.application/pdfporComportamento do consumidorEstratégia de comunicaçãoConsumoPropagandaEndorsersFashion retailCommunicationConsumer behaviorA utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000867462.pdf.txt000867462.pdf.txtExtracted Texttext/plain107832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/2/000867462.pdf.txt25dc5f5fc4c84e91d31dec219242d03bMD52ORIGINAL000867462.pdf000867462.pdfTexto completoapplication/pdf434766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/1/000867462.pdf3570295ea558aaeed2b97b9b4d46b0e8MD51THUMBNAIL000867462.pdf.jpg000867462.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67499/3/000867462.pdf.jpgc39d422a028ebd8222797ea79f7bf3f6MD5310183/674992018-10-18 07:25:49.116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67499Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:25:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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