Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Simone Melo da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Bruna Luz, Linden, Júlio Carlos de Souza van der, Oliveira, Branca Freitas de, Bruscato, Léia Miotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248949
Resumo: Este estudo exploratório tem como objetivo entender alguns dos fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual. Faz parte de uma pesquisa de doutorado que tem entre seus objetivos compreender a alfabetização em desenho na área projetual (arquitetura, design e engenharia) e identificar estratégias de ensino em cursos de graduação nessa área. Aplicou-se a técnica grupo focal com o intuito de compreender como professores de desenho percebem a alfabetização em desenho, especificamente a percepção da forma tridimensional, relacionada com a inteligência espacial. Essa técnica foi utilizada para levantar percepções e proporcionar reflexões a partir de depoimentos. Foram convidados professores de universidades privadas e públicas, com formações diversas e atuação em diferentes cursos, para discutir questões pontuais. Como resultado, encontrou-se que as preocupações e reflexões sobre as dificuldades no ensino do desenho dos professores convergem. Além disso, elencaram-se algumas estratégias de ensino, que atendem a alfabetização em desenho na área projetual, e destacaram-se os fatores relevantes para discutir o assunto. Esses resultados contribuirão para o andamento da pesquisa de doutorado da primeira autora sob a orientação da última autora.
id UFRGS-2_1d73d5152c690e2414d7bb4612fef987
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248949
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Simone Melo daVieira, Bruna LuzLinden, Júlio Carlos de Souza van derOliveira, Branca Freitas deBruscato, Léia Miotto2022-09-16T04:59:38Z20222179-7374http://hdl.handle.net/10183/248949001149056Este estudo exploratório tem como objetivo entender alguns dos fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual. Faz parte de uma pesquisa de doutorado que tem entre seus objetivos compreender a alfabetização em desenho na área projetual (arquitetura, design e engenharia) e identificar estratégias de ensino em cursos de graduação nessa área. Aplicou-se a técnica grupo focal com o intuito de compreender como professores de desenho percebem a alfabetização em desenho, especificamente a percepção da forma tridimensional, relacionada com a inteligência espacial. Essa técnica foi utilizada para levantar percepções e proporcionar reflexões a partir de depoimentos. Foram convidados professores de universidades privadas e públicas, com formações diversas e atuação em diferentes cursos, para discutir questões pontuais. Como resultado, encontrou-se que as preocupações e reflexões sobre as dificuldades no ensino do desenho dos professores convergem. Além disso, elencaram-se algumas estratégias de ensino, que atendem a alfabetização em desenho na área projetual, e destacaram-se os fatores relevantes para discutir o assunto. Esses resultados contribuirão para o andamento da pesquisa de doutorado da primeira autora sob a orientação da última autora.This study, characterized by a qualitative and exploratory nature, aims to understand the factors involved in drawing literacy within design courses. It is part of a doctoral research whose partial goals are to understand drawing literacy in design areas (architecture, design and engineering) and to identify teaching strategies practiced among undergraduate courses in this field. A focus group was conducted to comprehend how drawing professors perceive drawing literacy, specifically the three-dimensional shape perception, related to spatial intelligence. The focus group technique was used to raise perceptions and promote reflections from testimonials. Professors who graduated in different majors and have experience teaching different drawing disciplines in design courses, at private and public universities, were invited to discuss specific issues regarding the subject. As a result, it was found a convergence between their concerns and reflections on difficulties teaching in those contexts. Thus, some teaching strategies focused on drawing literacy were identified, as well as relevant factors to discuss the topic. These results will contribute to the first author’s doctoral research under the supervision of the fourth author.application/pdfporEducação gráfica. v.26, n.2 (ago. 2022), p. 179-199Percepção espacialMotivaçãoDesenhoDrawing literacySpatial perceptionMotivationShape perceptionFocus groupFatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focalFactors involved in drawing literacy in the design area : discussion through the use of the focus group techniqueinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149056.pdf.txt001149056.pdf.txtExtracted Texttext/plain69588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248949/2/001149056.pdf.txt3786a16c3248a3b0d2834fbac28c0645MD52ORIGINAL001149056.pdfTexto completoapplication/pdf777128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248949/1/001149056.pdf41429a116b6ba36cf4ba176e5e11b961MD5110183/2489492023-06-03 03:36:52.091687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248949Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Factors involved in drawing literacy in the design area : discussion through the use of the focus group technique
title Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
spellingShingle Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
Rosa, Simone Melo da
Percepção espacial
Motivação
Desenho
Drawing literacy
Spatial perception
Motivation
Shape perception
Focus group
title_short Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
title_full Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
title_fullStr Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
title_full_unstemmed Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
title_sort Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
author Rosa, Simone Melo da
author_facet Rosa, Simone Melo da
Vieira, Bruna Luz
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Oliveira, Branca Freitas de
Bruscato, Léia Miotto
author_role author
author2 Vieira, Bruna Luz
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Oliveira, Branca Freitas de
Bruscato, Léia Miotto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Simone Melo da
Vieira, Bruna Luz
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Oliveira, Branca Freitas de
Bruscato, Léia Miotto
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção espacial
Motivação
Desenho
topic Percepção espacial
Motivação
Desenho
Drawing literacy
Spatial perception
Motivation
Shape perception
Focus group
dc.subject.eng.fl_str_mv Drawing literacy
Spatial perception
Motivation
Shape perception
Focus group
description Este estudo exploratório tem como objetivo entender alguns dos fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual. Faz parte de uma pesquisa de doutorado que tem entre seus objetivos compreender a alfabetização em desenho na área projetual (arquitetura, design e engenharia) e identificar estratégias de ensino em cursos de graduação nessa área. Aplicou-se a técnica grupo focal com o intuito de compreender como professores de desenho percebem a alfabetização em desenho, especificamente a percepção da forma tridimensional, relacionada com a inteligência espacial. Essa técnica foi utilizada para levantar percepções e proporcionar reflexões a partir de depoimentos. Foram convidados professores de universidades privadas e públicas, com formações diversas e atuação em diferentes cursos, para discutir questões pontuais. Como resultado, encontrou-se que as preocupações e reflexões sobre as dificuldades no ensino do desenho dos professores convergem. Além disso, elencaram-se algumas estratégias de ensino, que atendem a alfabetização em desenho na área projetual, e destacaram-se os fatores relevantes para discutir o assunto. Esses resultados contribuirão para o andamento da pesquisa de doutorado da primeira autora sob a orientação da última autora.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-16T04:59:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248949
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-7374
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149056
identifier_str_mv 2179-7374
001149056
url http://hdl.handle.net/10183/248949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. v.26, n.2 (ago. 2022), p. 179-199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248949/2/001149056.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248949/1/001149056.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3786a16c3248a3b0d2834fbac28c0645
41429a116b6ba36cf4ba176e5e11b961
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225068989120512