Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248949 |
Resumo: | Este estudo exploratório tem como objetivo entender alguns dos fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual. Faz parte de uma pesquisa de doutorado que tem entre seus objetivos compreender a alfabetização em desenho na área projetual (arquitetura, design e engenharia) e identificar estratégias de ensino em cursos de graduação nessa área. Aplicou-se a técnica grupo focal com o intuito de compreender como professores de desenho percebem a alfabetização em desenho, especificamente a percepção da forma tridimensional, relacionada com a inteligência espacial. Essa técnica foi utilizada para levantar percepções e proporcionar reflexões a partir de depoimentos. Foram convidados professores de universidades privadas e públicas, com formações diversas e atuação em diferentes cursos, para discutir questões pontuais. Como resultado, encontrou-se que as preocupações e reflexões sobre as dificuldades no ensino do desenho dos professores convergem. Além disso, elencaram-se algumas estratégias de ensino, que atendem a alfabetização em desenho na área projetual, e destacaram-se os fatores relevantes para discutir o assunto. Esses resultados contribuirão para o andamento da pesquisa de doutorado da primeira autora sob a orientação da última autora. |
id |
UFRGS-2_1d73d5152c690e2414d7bb4612fef987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248949 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Simone Melo daVieira, Bruna LuzLinden, Júlio Carlos de Souza van derOliveira, Branca Freitas deBruscato, Léia Miotto2022-09-16T04:59:38Z20222179-7374http://hdl.handle.net/10183/248949001149056Este estudo exploratório tem como objetivo entender alguns dos fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual. Faz parte de uma pesquisa de doutorado que tem entre seus objetivos compreender a alfabetização em desenho na área projetual (arquitetura, design e engenharia) e identificar estratégias de ensino em cursos de graduação nessa área. Aplicou-se a técnica grupo focal com o intuito de compreender como professores de desenho percebem a alfabetização em desenho, especificamente a percepção da forma tridimensional, relacionada com a inteligência espacial. Essa técnica foi utilizada para levantar percepções e proporcionar reflexões a partir de depoimentos. Foram convidados professores de universidades privadas e públicas, com formações diversas e atuação em diferentes cursos, para discutir questões pontuais. Como resultado, encontrou-se que as preocupações e reflexões sobre as dificuldades no ensino do desenho dos professores convergem. Além disso, elencaram-se algumas estratégias de ensino, que atendem a alfabetização em desenho na área projetual, e destacaram-se os fatores relevantes para discutir o assunto. Esses resultados contribuirão para o andamento da pesquisa de doutorado da primeira autora sob a orientação da última autora.This study, characterized by a qualitative and exploratory nature, aims to understand the factors involved in drawing literacy within design courses. It is part of a doctoral research whose partial goals are to understand drawing literacy in design areas (architecture, design and engineering) and to identify teaching strategies practiced among undergraduate courses in this field. A focus group was conducted to comprehend how drawing professors perceive drawing literacy, specifically the three-dimensional shape perception, related to spatial intelligence. The focus group technique was used to raise perceptions and promote reflections from testimonials. Professors who graduated in different majors and have experience teaching different drawing disciplines in design courses, at private and public universities, were invited to discuss specific issues regarding the subject. As a result, it was found a convergence between their concerns and reflections on difficulties teaching in those contexts. Thus, some teaching strategies focused on drawing literacy were identified, as well as relevant factors to discuss the topic. These results will contribute to the first author’s doctoral research under the supervision of the fourth author.application/pdfporEducação gráfica. v.26, n.2 (ago. 2022), p. 179-199Percepção espacialMotivaçãoDesenhoDrawing literacySpatial perceptionMotivationShape perceptionFocus groupFatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focalFactors involved in drawing literacy in the design area : discussion through the use of the focus group techniqueinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149056.pdf.txt001149056.pdf.txtExtracted Texttext/plain69588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248949/2/001149056.pdf.txt3786a16c3248a3b0d2834fbac28c0645MD52ORIGINAL001149056.pdfTexto completoapplication/pdf777128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248949/1/001149056.pdf41429a116b6ba36cf4ba176e5e11b961MD5110183/2489492023-06-03 03:36:52.091687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248949Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Factors involved in drawing literacy in the design area : discussion through the use of the focus group technique |
title |
Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal |
spellingShingle |
Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal Rosa, Simone Melo da Percepção espacial Motivação Desenho Drawing literacy Spatial perception Motivation Shape perception Focus group |
title_short |
Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal |
title_full |
Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal |
title_fullStr |
Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal |
title_full_unstemmed |
Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal |
title_sort |
Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focal |
author |
Rosa, Simone Melo da |
author_facet |
Rosa, Simone Melo da Vieira, Bruna Luz Linden, Júlio Carlos de Souza van der Oliveira, Branca Freitas de Bruscato, Léia Miotto |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Bruna Luz Linden, Júlio Carlos de Souza van der Oliveira, Branca Freitas de Bruscato, Léia Miotto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Simone Melo da Vieira, Bruna Luz Linden, Júlio Carlos de Souza van der Oliveira, Branca Freitas de Bruscato, Léia Miotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção espacial Motivação Desenho |
topic |
Percepção espacial Motivação Desenho Drawing literacy Spatial perception Motivation Shape perception Focus group |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Drawing literacy Spatial perception Motivation Shape perception Focus group |
description |
Este estudo exploratório tem como objetivo entender alguns dos fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual. Faz parte de uma pesquisa de doutorado que tem entre seus objetivos compreender a alfabetização em desenho na área projetual (arquitetura, design e engenharia) e identificar estratégias de ensino em cursos de graduação nessa área. Aplicou-se a técnica grupo focal com o intuito de compreender como professores de desenho percebem a alfabetização em desenho, especificamente a percepção da forma tridimensional, relacionada com a inteligência espacial. Essa técnica foi utilizada para levantar percepções e proporcionar reflexões a partir de depoimentos. Foram convidados professores de universidades privadas e públicas, com formações diversas e atuação em diferentes cursos, para discutir questões pontuais. Como resultado, encontrou-se que as preocupações e reflexões sobre as dificuldades no ensino do desenho dos professores convergem. Além disso, elencaram-se algumas estratégias de ensino, que atendem a alfabetização em desenho na área projetual, e destacaram-se os fatores relevantes para discutir o assunto. Esses resultados contribuirão para o andamento da pesquisa de doutorado da primeira autora sob a orientação da última autora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-16T04:59:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248949 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-7374 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001149056 |
identifier_str_mv |
2179-7374 001149056 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. v.26, n.2 (ago. 2022), p. 179-199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248949/2/001149056.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248949/1/001149056.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3786a16c3248a3b0d2834fbac28c0645 41429a116b6ba36cf4ba176e5e11b961 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225068989120512 |