Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188111 |
Resumo: | A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitu-tiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o im-passe decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas. |
id |
UFRGS-2_1d9e1dc3f062d0cc4999d93175dc28e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188111 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zilberman, Regina2019-01-25T02:35:46Z20171982-5625http://hdl.handle.net/10183/188111001085543A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitu-tiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o im-passe decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.Reading was recognized as a field of research in the first decades of the 20th. century. The theories of reading and the reader are divided in several ways, all trying to map the territory. However, they show lacks because they understand the reader as a homogeneous unit, without taking into account social situations and ethnic or gender conditions. This homo-geneity contrasts with the contemporary artistic productions, whose centrifugation has determined the fragmentation and consequently insufficiency of the traditional concept of literature. "Discourse" emerges as a substitute, but equally unsat-isfactory, notion. Reflecting dialectically on reading and the reader may provide solutions to the difficulty due to histori-cal, social and technological changes.application/pdfporLiteratura em debate. Frederico Westphalen, RS. Vol. 11, n. 21 (jul./dez. 2017), p. 20-39LeituraLeitorLiteraturaDiscursoReadingReaderLiteratureDiscourseCanonLeitura na escola : entre a democratização e o cânoneReading in school : between democratization and the canoninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085543.pdf.txt001085543.pdf.txtExtracted Texttext/plain58134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188111/2/001085543.pdf.txta5c6bbd10c5924c8d03dad1ae56ffcb5MD52ORIGINAL001085543.pdfTexto completoapplication/pdf230039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188111/1/001085543.pdfd5d0d735335cf03f7973323c33a29ed3MD5110183/1881112023-10-01 03:38:15.534174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura na escola : entre a democratização e o cânone |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reading in school : between democratization and the canon |
title |
Leitura na escola : entre a democratização e o cânone |
spellingShingle |
Leitura na escola : entre a democratização e o cânone Zilberman, Regina Leitura Leitor Literatura Discurso Reading Reader Literature Discourse Canon |
title_short |
Leitura na escola : entre a democratização e o cânone |
title_full |
Leitura na escola : entre a democratização e o cânone |
title_fullStr |
Leitura na escola : entre a democratização e o cânone |
title_full_unstemmed |
Leitura na escola : entre a democratização e o cânone |
title_sort |
Leitura na escola : entre a democratização e o cânone |
author |
Zilberman, Regina |
author_facet |
Zilberman, Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zilberman, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Leitor Literatura Discurso |
topic |
Leitura Leitor Literatura Discurso Reading Reader Literature Discourse Canon |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Reader Literature Discourse Canon |
description |
A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitu-tiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o im-passe decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-25T02:35:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188111 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5625 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085543 |
identifier_str_mv |
1982-5625 001085543 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura em debate. Frederico Westphalen, RS. Vol. 11, n. 21 (jul./dez. 2017), p. 20-39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188111/2/001085543.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188111/1/001085543.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5c6bbd10c5924c8d03dad1ae56ffcb5 d5d0d735335cf03f7973323c33a29ed3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224961286733824 |