Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225818 |
Resumo: | Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação de grupos por ano de escolaridade e sexo), validade convergente por meio de correlações da TEPP com o Ditado Balanceado e com o Instrumento de Avalia-ção Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN- Inf, além de apresentar dados normativos para alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental. Participaram 181 estudantes de escolas públicas, sendo 55,8% meninas, com idades entre 9 e 12 anos. Identificaram-se maiores escores para os estudantes mais velhos e de maior escolaridade, além de maiores escores das meninas em algumas medidas da TEPP, reforçando a validade de critério do instrumento. A TEPP mostrou estar relacionada com medidas de ortografia, atenção, memória, funções executivas, linguagem e habilidades aritméticas, demonstrando evidências de validade convergente. São apresentados os dados normativos da TEPP, considerando os dois anos escolares dos participantes, contribuindo para os profissionais que utilizam este instrumento na prática clínica, como também no âmbito educacional. |
id |
UFRGS-2_1dd53e2d3b78e75754c6369a9efbc578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225818 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Jaqueline de CarvalhoPereira, Lisiane França Garcia FranquilinSalles, Jerusa Fumagalli deCorso, Helena VellinhoCorso, Luciana Vellinho2021-08-18T04:35:26Z20211984-4301http://hdl.handle.net/10183/225818001130207Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação de grupos por ano de escolaridade e sexo), validade convergente por meio de correlações da TEPP com o Ditado Balanceado e com o Instrumento de Avalia-ção Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN- Inf, além de apresentar dados normativos para alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental. Participaram 181 estudantes de escolas públicas, sendo 55,8% meninas, com idades entre 9 e 12 anos. Identificaram-se maiores escores para os estudantes mais velhos e de maior escolaridade, além de maiores escores das meninas em algumas medidas da TEPP, reforçando a validade de critério do instrumento. A TEPP mostrou estar relacionada com medidas de ortografia, atenção, memória, funções executivas, linguagem e habilidades aritméticas, demonstrando evidências de validade convergente. São apresentados os dados normativos da TEPP, considerando os dois anos escolares dos participantes, contribuindo para os profissionais que utilizam este instrumento na prática clínica, como também no âmbito educacional.This study presents the performance of 4th and 6th grade students in the Task of Spelling Words and Pseudowords (TEPP). It was analyzed validity evidence based on the relationship with criteria (correlation with age, and com-parison of groups by year of schooling and gender), as well as convergent validity through correlations among TEPP with the Balanced Dictation instrument and the Child Neuropsychological Assessment Instrument NEUPSILIN-Inf. In addition, it is presented normative data for students of 4th and 6th grades of Elementary School. It included 181 students from public schools, being 55.8% girls, with aged between 9 and 12 years old. Higher scores were identified for older and more educated students; in addition higher scores were found for girls in some TEPP measures, reinforcing the criterion validity of the instrument. The TEPP instrument has been related to spelling, attention, memory, executive functions, language and arithmetic skills, showing evidence of convergent validity. The normative data of TEPP are presented, considering the two school years of the participants, contributing to the professionals who use this instrument in clinical practice and also in the educational setting.application/pdfporLetrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. (2021), e38743, p. 1-18Linguagem escritaNeuropsicologiaPsicometriaWritten languageNeuropsychologyPsychometric propertiesEvidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anosEvidence of validity and normative data in the word and pseudoword spelling task (TEPP) for 4th and 6th grade students info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130207.pdf.txt001130207.pdf.txtExtracted Texttext/plain68589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225818/2/001130207.pdf.txtc68359005b8dcf21dcec031362d63a6dMD52ORIGINAL001130207.pdfTexto completoapplication/pdf600147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225818/1/001130207.pdf5b69c463bdf414719f298dd94575337aMD5110183/2258182021-08-19 04:33:21.33339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225818Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-19T07:33:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Evidence of validity and normative data in the word and pseudoword spelling task (TEPP) for 4th and 6th grade students |
title |
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos |
spellingShingle |
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Linguagem escrita Neuropsicologia Psicometria Written language Neuropsychology Psychometric properties |
title_short |
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos |
title_full |
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos |
title_fullStr |
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos |
title_full_unstemmed |
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos |
title_sort |
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos |
author |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin Salles, Jerusa Fumagalli de Corso, Helena Vellinho Corso, Luciana Vellinho |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin Salles, Jerusa Fumagalli de Corso, Helena Vellinho Corso, Luciana Vellinho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin Salles, Jerusa Fumagalli de Corso, Helena Vellinho Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem escrita Neuropsicologia Psicometria |
topic |
Linguagem escrita Neuropsicologia Psicometria Written language Neuropsychology Psychometric properties |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Written language Neuropsychology Psychometric properties |
description |
Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação de grupos por ano de escolaridade e sexo), validade convergente por meio de correlações da TEPP com o Ditado Balanceado e com o Instrumento de Avalia-ção Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN- Inf, além de apresentar dados normativos para alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental. Participaram 181 estudantes de escolas públicas, sendo 55,8% meninas, com idades entre 9 e 12 anos. Identificaram-se maiores escores para os estudantes mais velhos e de maior escolaridade, além de maiores escores das meninas em algumas medidas da TEPP, reforçando a validade de critério do instrumento. A TEPP mostrou estar relacionada com medidas de ortografia, atenção, memória, funções executivas, linguagem e habilidades aritméticas, demonstrando evidências de validade convergente. São apresentados os dados normativos da TEPP, considerando os dois anos escolares dos participantes, contribuindo para os profissionais que utilizam este instrumento na prática clínica, como também no âmbito educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-18T04:35:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225818 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-4301 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130207 |
identifier_str_mv |
1984-4301 001130207 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Letrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. (2021), e38743, p. 1-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225818/2/001130207.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225818/1/001130207.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c68359005b8dcf21dcec031362d63a6d 5b69c463bdf414719f298dd94575337a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447762764824576 |