Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin, Salles, Jerusa Fumagalli de, Corso, Helena Vellinho, Corso, Luciana Vellinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225818
Resumo: Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação de grupos por ano de escolaridade e sexo), validade convergente por meio de correlações da TEPP com o Ditado Balanceado e com o Instrumento de Avalia-ção Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN- Inf, além de apresentar dados normativos para alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental. Participaram 181 estudantes de escolas públicas, sendo 55,8% meninas, com idades entre 9 e 12 anos. Identificaram-se maiores escores para os estudantes mais velhos e de maior escolaridade, além de maiores escores das meninas em algumas medidas da TEPP, reforçando a validade de critério do instrumento. A TEPP mostrou estar relacionada com medidas de ortografia, atenção, memória, funções executivas, linguagem e habilidades aritméticas, demonstrando evidências de validade convergente. São apresentados os dados normativos da TEPP, considerando os dois anos escolares dos participantes, contribuindo para os profissionais que utilizam este instrumento na prática clínica, como também no âmbito educacional.
id UFRGS-2_1dd53e2d3b78e75754c6369a9efbc578
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225818
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Jaqueline de CarvalhoPereira, Lisiane França Garcia FranquilinSalles, Jerusa Fumagalli deCorso, Helena VellinhoCorso, Luciana Vellinho2021-08-18T04:35:26Z20211984-4301http://hdl.handle.net/10183/225818001130207Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação de grupos por ano de escolaridade e sexo), validade convergente por meio de correlações da TEPP com o Ditado Balanceado e com o Instrumento de Avalia-ção Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN- Inf, além de apresentar dados normativos para alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental. Participaram 181 estudantes de escolas públicas, sendo 55,8% meninas, com idades entre 9 e 12 anos. Identificaram-se maiores escores para os estudantes mais velhos e de maior escolaridade, além de maiores escores das meninas em algumas medidas da TEPP, reforçando a validade de critério do instrumento. A TEPP mostrou estar relacionada com medidas de ortografia, atenção, memória, funções executivas, linguagem e habilidades aritméticas, demonstrando evidências de validade convergente. São apresentados os dados normativos da TEPP, considerando os dois anos escolares dos participantes, contribuindo para os profissionais que utilizam este instrumento na prática clínica, como também no âmbito educacional.This study presents the performance of 4th and 6th grade students in the Task of Spelling Words and Pseudowords (TEPP). It was analyzed validity evidence based on the relationship with criteria (correlation with age, and com-parison of groups by year of schooling and gender), as well as convergent validity through correlations among TEPP with the Balanced Dictation instrument and the Child Neuropsychological Assessment Instrument NEUPSILIN-Inf. In addition, it is presented normative data for students of 4th and 6th grades of Elementary School. It included 181 students from public schools, being 55.8% girls, with aged between 9 and 12 years old. Higher scores were identified for older and more educated students; in addition higher scores were found for girls in some TEPP measures, reinforcing the criterion validity of the instrument. The TEPP instrument has been related to spelling, attention, memory, executive functions, language and arithmetic skills, showing evidence of convergent validity. The normative data of TEPP are presented, considering the two school years of the participants, contributing to the professionals who use this instrument in clinical practice and also in the educational setting.application/pdfporLetrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. (2021), e38743, p. 1-18Linguagem escritaNeuropsicologiaPsicometriaWritten languageNeuropsychologyPsychometric propertiesEvidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anosEvidence of validity and normative data in the word and pseudoword spelling task (TEPP) for 4th and 6th grade students info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130207.pdf.txt001130207.pdf.txtExtracted Texttext/plain68589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225818/2/001130207.pdf.txtc68359005b8dcf21dcec031362d63a6dMD52ORIGINAL001130207.pdfTexto completoapplication/pdf600147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225818/1/001130207.pdf5b69c463bdf414719f298dd94575337aMD5110183/2258182021-08-19 04:33:21.33339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225818Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-19T07:33:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Evidence of validity and normative data in the word and pseudoword spelling task (TEPP) for 4th and 6th grade students
title Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
spellingShingle Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Linguagem escrita
Neuropsicologia
Psicometria
Written language
Neuropsychology
Psychometric properties
title_short Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
title_full Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
title_fullStr Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
title_full_unstemmed Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
title_sort Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
author Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
author_facet Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin
Salles, Jerusa Fumagalli de
Corso, Helena Vellinho
Corso, Luciana Vellinho
author_role author
author2 Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin
Salles, Jerusa Fumagalli de
Corso, Helena Vellinho
Corso, Luciana Vellinho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin
Salles, Jerusa Fumagalli de
Corso, Helena Vellinho
Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
Neuropsicologia
Psicometria
topic Linguagem escrita
Neuropsicologia
Psicometria
Written language
Neuropsychology
Psychometric properties
dc.subject.eng.fl_str_mv Written language
Neuropsychology
Psychometric properties
description Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação de grupos por ano de escolaridade e sexo), validade convergente por meio de correlações da TEPP com o Ditado Balanceado e com o Instrumento de Avalia-ção Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN- Inf, além de apresentar dados normativos para alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental. Participaram 181 estudantes de escolas públicas, sendo 55,8% meninas, com idades entre 9 e 12 anos. Identificaram-se maiores escores para os estudantes mais velhos e de maior escolaridade, além de maiores escores das meninas em algumas medidas da TEPP, reforçando a validade de critério do instrumento. A TEPP mostrou estar relacionada com medidas de ortografia, atenção, memória, funções executivas, linguagem e habilidades aritméticas, demonstrando evidências de validade convergente. São apresentados os dados normativos da TEPP, considerando os dois anos escolares dos participantes, contribuindo para os profissionais que utilizam este instrumento na prática clínica, como também no âmbito educacional.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-18T04:35:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225818
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-4301
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130207
identifier_str_mv 1984-4301
001130207
url http://hdl.handle.net/10183/225818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Letrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. (2021), e38743, p. 1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225818/2/001130207.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225818/1/001130207.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c68359005b8dcf21dcec031362d63a6d
5b69c463bdf414719f298dd94575337a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487485747036160