Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151533 |
Resumo: | Este estudo atende exigências do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFRGS e refere-se à análise das ações do Projeto de Intervenção realizado em uma escola da Rede Estadual de Ensino, implementadas a partir do segundo semestre de 2014 e início de 2015. Este projeto tem como objetivo obter melhoria na integração entre escola e comunidade, garantindo que esta participe mais das decisões do cotidiano escolar. Pretende ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico e administrativo, fazendo o necessário para viabilizar essa participação, tendo como referencial, Freire (1996, p. 46), Cury (1996), Paro (2008) Pérez Gomes (2001, p. 131-132), Luce Medeiros (2000, p.16) e legislação pertinente. Trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção (PI) implementadas na escola, utilizou-se da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar visando trazer a comunidade para auxiliar na identificação de problemas bem como soluções para os mesmos. Conscientizar a comunidade da importância da sua participação, que a escola é um dos principais ambientes de socialização, formação, produção e disseminação de valores, é um espaço estratégico na desconstrução de conceitos preestabelecidos e na promoção da equidade e da transformação social ainda é uma dificuldade a ser superada, sendo que lutar pela qualidade da educação é um dever de todos. |
id |
UFRGS-2_1e022f4ffa6f21fb1f7c9b7c6636292a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151533 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Belmonte, Edgar FerreiraCorrea, Monique Robain Montano2017-02-11T02:25:08Z2015http://hdl.handle.net/10183/151533001009577Este estudo atende exigências do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFRGS e refere-se à análise das ações do Projeto de Intervenção realizado em uma escola da Rede Estadual de Ensino, implementadas a partir do segundo semestre de 2014 e início de 2015. Este projeto tem como objetivo obter melhoria na integração entre escola e comunidade, garantindo que esta participe mais das decisões do cotidiano escolar. Pretende ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico e administrativo, fazendo o necessário para viabilizar essa participação, tendo como referencial, Freire (1996, p. 46), Cury (1996), Paro (2008) Pérez Gomes (2001, p. 131-132), Luce Medeiros (2000, p.16) e legislação pertinente. Trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção (PI) implementadas na escola, utilizou-se da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar visando trazer a comunidade para auxiliar na identificação de problemas bem como soluções para os mesmos. Conscientizar a comunidade da importância da sua participação, que a escola é um dos principais ambientes de socialização, formação, produção e disseminação de valores, é um espaço estratégico na desconstrução de conceitos preestabelecidos e na promoção da equidade e da transformação social ainda é uma dificuldade a ser superada, sendo que lutar pela qualidade da educação é um dever de todos.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoEscolaAlunoComunidadeGestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009577.pdf001009577.pdfTexto completoapplication/pdf128924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151533/1/001009577.pdf28a0434cc3da6b290591862cea7d6b34MD51TEXT001009577.pdf.txt001009577.pdf.txtExtracted Texttext/plain53434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151533/2/001009577.pdf.txtd16ae732045f9243785ec4632b07bd4cMD5210183/1515332017-02-12 02:21:59.249827oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151533Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade |
title |
Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade |
spellingShingle |
Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade Belmonte, Edgar Ferreira Gestão democrática Participação Escola Aluno Comunidade |
title_short |
Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade |
title_full |
Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade |
title_fullStr |
Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade |
title_sort |
Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade |
author |
Belmonte, Edgar Ferreira |
author_facet |
Belmonte, Edgar Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belmonte, Edgar Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Correa, Monique Robain Montano |
contributor_str_mv |
Correa, Monique Robain Montano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Participação Escola Aluno Comunidade |
topic |
Gestão democrática Participação Escola Aluno Comunidade |
description |
Este estudo atende exigências do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFRGS e refere-se à análise das ações do Projeto de Intervenção realizado em uma escola da Rede Estadual de Ensino, implementadas a partir do segundo semestre de 2014 e início de 2015. Este projeto tem como objetivo obter melhoria na integração entre escola e comunidade, garantindo que esta participe mais das decisões do cotidiano escolar. Pretende ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico e administrativo, fazendo o necessário para viabilizar essa participação, tendo como referencial, Freire (1996, p. 46), Cury (1996), Paro (2008) Pérez Gomes (2001, p. 131-132), Luce Medeiros (2000, p.16) e legislação pertinente. Trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção (PI) implementadas na escola, utilizou-se da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar visando trazer a comunidade para auxiliar na identificação de problemas bem como soluções para os mesmos. Conscientizar a comunidade da importância da sua participação, que a escola é um dos principais ambientes de socialização, formação, produção e disseminação de valores, é um espaço estratégico na desconstrução de conceitos preestabelecidos e na promoção da equidade e da transformação social ainda é uma dificuldade a ser superada, sendo que lutar pela qualidade da educação é um dever de todos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151533 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009577 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151533 |
identifier_str_mv |
001009577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151533/1/001009577.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151533/2/001009577.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28a0434cc3da6b290591862cea7d6b34 d16ae732045f9243785ec4632b07bd4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187471990784 |