Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77250 |
Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso apresento discussões e reflexões a respeito da educação matemática para surdos, através da análise de entrevistas com três profissionais, dois ouvintes e um surdo, de escolas comuns de surdos e de ouvintes, duas públicas e uma particular. Os entrevistados foram questionados quanto a sua inserção como professores de alunos surdos, sua formação, as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas por eles e a criação e utilização de sinais próprios da matemática visando o ensino dessa disciplina para alunos surdos. De posse desses dados, organizo-os em cinco grupos temáticos (a cultura visual dos surdos, criação de sinais, conhecimento da língua de sinais, identificação com outro surdo e grupos menores) e faço discussões acerca das estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos sujeitos entrevistados. O aporte teórico consiste de estudos sobre as filosofias educacionais para surdos, identidade surda, cultura surda, etnomatemática e educação matemática. |
id |
UFRGS-2_1e14e711e86b47784a75248743a3b4af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77250 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carneiro, Fernando Henrique FogaçaThoma, Adriana da Silva2013-08-22T01:45:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/77250000895765Neste trabalho de conclusão de curso apresento discussões e reflexões a respeito da educação matemática para surdos, através da análise de entrevistas com três profissionais, dois ouvintes e um surdo, de escolas comuns de surdos e de ouvintes, duas públicas e uma particular. Os entrevistados foram questionados quanto a sua inserção como professores de alunos surdos, sua formação, as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas por eles e a criação e utilização de sinais próprios da matemática visando o ensino dessa disciplina para alunos surdos. De posse desses dados, organizo-os em cinco grupos temáticos (a cultura visual dos surdos, criação de sinais, conhecimento da língua de sinais, identificação com outro surdo e grupos menores) e faço discussões acerca das estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos sujeitos entrevistados. O aporte teórico consiste de estudos sobre as filosofias educacionais para surdos, identidade surda, cultura surda, etnomatemática e educação matemática.In this work I show discussions e reflections about mathematics education for deaf, based on the analysis of interviews with three different professionals, one deaf and two hearing, common schools for deaf and for hearing, two publics and one private. The interviewed are questioned about your insertion as deaf students’ teachers, their degrees, the didactical and methodological strategies used by them and the creation and use of signs created specifically for mathematics in middle and high school, used by them during the classes. With these data, I organize them in five different thematic groups (the visual culture of the deaf, creating of signs, knowledge of sign language, identification with another deaf and sma0l0ler groups of students) and make discussions about the strategies used by the interviewed subjects. The theoretical basis of this work consists of studies about the educational philosophies for deaf, deaf identity, deaf culture, etnomathematics and mathematical education.application/pdfporEducação de surdosEnsino : MatematicaDeaf educationMathematics educationLIBRASEstratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895765.pdf000895765.pdfTexto completoapplication/pdf659411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/1/000895765.pdf9e09665307e2135cdb0574a63ca749a0MD51TEXT000895765.pdf.txt000895765.pdf.txtExtracted Texttext/plain78613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/2/000895765.pdf.txt101131de160da3897fbdf57c4d28d75dMD52THUMBNAIL000895765.pdf.jpg000895765.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/3/000895765.pdf.jpg83155abc19ea7c9716e56881d347afffMD5310183/772502018-10-17 07:26:37.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos |
title |
Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos |
spellingShingle |
Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos Carneiro, Fernando Henrique Fogaça Educação de surdos Ensino : Matematica Deaf education Mathematics education LIBRAS |
title_short |
Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos |
title_full |
Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos |
title_fullStr |
Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos |
title_sort |
Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos |
author |
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
author_facet |
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
contributor_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Ensino : Matematica |
topic |
Educação de surdos Ensino : Matematica Deaf education Mathematics education LIBRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deaf education Mathematics education LIBRAS |
description |
Neste trabalho de conclusão de curso apresento discussões e reflexões a respeito da educação matemática para surdos, através da análise de entrevistas com três profissionais, dois ouvintes e um surdo, de escolas comuns de surdos e de ouvintes, duas públicas e uma particular. Os entrevistados foram questionados quanto a sua inserção como professores de alunos surdos, sua formação, as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas por eles e a criação e utilização de sinais próprios da matemática visando o ensino dessa disciplina para alunos surdos. De posse desses dados, organizo-os em cinco grupos temáticos (a cultura visual dos surdos, criação de sinais, conhecimento da língua de sinais, identificação com outro surdo e grupos menores) e faço discussões acerca das estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos sujeitos entrevistados. O aporte teórico consiste de estudos sobre as filosofias educacionais para surdos, identidade surda, cultura surda, etnomatemática e educação matemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T01:45:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77250 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895765 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77250 |
identifier_str_mv |
000895765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/1/000895765.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/2/000895765.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/3/000895765.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e09665307e2135cdb0574a63ca749a0 101131de160da3897fbdf57c4d28d75d 83155abc19ea7c9716e56881d347afff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447110926991360 |