Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77250
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso apresento discussões e reflexões a respeito da educação matemática para surdos, através da análise de entrevistas com três profissionais, dois ouvintes e um surdo, de escolas comuns de surdos e de ouvintes, duas públicas e uma particular. Os entrevistados foram questionados quanto a sua inserção como professores de alunos surdos, sua formação, as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas por eles e a criação e utilização de sinais próprios da matemática visando o ensino dessa disciplina para alunos surdos. De posse desses dados, organizo-os em cinco grupos temáticos (a cultura visual dos surdos, criação de sinais, conhecimento da língua de sinais, identificação com outro surdo e grupos menores) e faço discussões acerca das estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos sujeitos entrevistados. O aporte teórico consiste de estudos sobre as filosofias educacionais para surdos, identidade surda, cultura surda, etnomatemática e educação matemática.
id UFRGS-2_1e14e711e86b47784a75248743a3b4af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77250
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carneiro, Fernando Henrique FogaçaThoma, Adriana da Silva2013-08-22T01:45:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/77250000895765Neste trabalho de conclusão de curso apresento discussões e reflexões a respeito da educação matemática para surdos, através da análise de entrevistas com três profissionais, dois ouvintes e um surdo, de escolas comuns de surdos e de ouvintes, duas públicas e uma particular. Os entrevistados foram questionados quanto a sua inserção como professores de alunos surdos, sua formação, as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas por eles e a criação e utilização de sinais próprios da matemática visando o ensino dessa disciplina para alunos surdos. De posse desses dados, organizo-os em cinco grupos temáticos (a cultura visual dos surdos, criação de sinais, conhecimento da língua de sinais, identificação com outro surdo e grupos menores) e faço discussões acerca das estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos sujeitos entrevistados. O aporte teórico consiste de estudos sobre as filosofias educacionais para surdos, identidade surda, cultura surda, etnomatemática e educação matemática.In this work I show discussions e reflections about mathematics education for deaf, based on the analysis of interviews with three different professionals, one deaf and two hearing, common schools for deaf and for hearing, two publics and one private. The interviewed are questioned about your insertion as deaf students’ teachers, their degrees, the didactical and methodological strategies used by them and the creation and use of signs created specifically for mathematics in middle and high school, used by them during the classes. With these data, I organize them in five different thematic groups (the visual culture of the deaf, creating of signs, knowledge of sign language, identification with another deaf and sma0l0ler groups of students) and make discussions about the strategies used by the interviewed subjects. The theoretical basis of this work consists of studies about the educational philosophies for deaf, deaf identity, deaf culture, etnomathematics and mathematical education.application/pdfporEducação de surdosEnsino : MatematicaDeaf educationMathematics educationLIBRASEstratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895765.pdf000895765.pdfTexto completoapplication/pdf659411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/1/000895765.pdf9e09665307e2135cdb0574a63ca749a0MD51TEXT000895765.pdf.txt000895765.pdf.txtExtracted Texttext/plain78613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/2/000895765.pdf.txt101131de160da3897fbdf57c4d28d75dMD52THUMBNAIL000895765.pdf.jpg000895765.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/3/000895765.pdf.jpg83155abc19ea7c9716e56881d347afffMD5310183/772502018-10-17 07:26:37.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
title Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
spellingShingle Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
Educação de surdos
Ensino : Matematica
Deaf education
Mathematics education
LIBRAS
title_short Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
title_full Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
title_fullStr Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
title_full_unstemmed Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
title_sort Estratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdos
author Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
author_facet Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thoma, Adriana da Silva
contributor_str_mv Thoma, Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Ensino : Matematica
topic Educação de surdos
Ensino : Matematica
Deaf education
Mathematics education
LIBRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf education
Mathematics education
LIBRAS
description Neste trabalho de conclusão de curso apresento discussões e reflexões a respeito da educação matemática para surdos, através da análise de entrevistas com três profissionais, dois ouvintes e um surdo, de escolas comuns de surdos e de ouvintes, duas públicas e uma particular. Os entrevistados foram questionados quanto a sua inserção como professores de alunos surdos, sua formação, as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas por eles e a criação e utilização de sinais próprios da matemática visando o ensino dessa disciplina para alunos surdos. De posse desses dados, organizo-os em cinco grupos temáticos (a cultura visual dos surdos, criação de sinais, conhecimento da língua de sinais, identificação com outro surdo e grupos menores) e faço discussões acerca das estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos sujeitos entrevistados. O aporte teórico consiste de estudos sobre as filosofias educacionais para surdos, identidade surda, cultura surda, etnomatemática e educação matemática.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77250
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895765
url http://hdl.handle.net/10183/77250
identifier_str_mv 000895765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/1/000895765.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/2/000895765.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77250/3/000895765.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e09665307e2135cdb0574a63ca749a0
101131de160da3897fbdf57c4d28d75d
83155abc19ea7c9716e56881d347afff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447110926991360