Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jefremovas, Pietra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172079
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar experiências de ensino de piano realizadas por dois professores no contexto da Igreja Católica em Canoas/RS. Neste trabalho a Igreja não é compreendida como um prédio concreto, mas passa a se estender para lares e outros ambientes onde se encontram indivíduos atraídos pelo vinculo religioso. Os casos analisados compõem-se de uma leiga com formação em licenciatura em música, e um religioso lassalista com formação superior em piano. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores foram desenvolvidos três temas: os professores, os alunos e a aulas. Com este trabalho foi possível constatar que a Igreja é um potencial espaço de atuação de professores de piano não necessariamente vinculados à igreja, que contempla alunos dos mais diversos níveis e adapta-se aos mais diversos objetivos destes e beneficia a própria Igreja uma vez que pianistas formados neste contexto, dentre outros espaços, podem vir a atuar também na própria igreja.
id UFRGS-2_1e172b4235a5ff368ac6f63adb557d57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172079
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jefremovas, PietraSouza, Jusamara Vieira de2018-01-23T02:23:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/172079001056971Este trabalho tem como objetivo analisar experiências de ensino de piano realizadas por dois professores no contexto da Igreja Católica em Canoas/RS. Neste trabalho a Igreja não é compreendida como um prédio concreto, mas passa a se estender para lares e outros ambientes onde se encontram indivíduos atraídos pelo vinculo religioso. Os casos analisados compõem-se de uma leiga com formação em licenciatura em música, e um religioso lassalista com formação superior em piano. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores foram desenvolvidos três temas: os professores, os alunos e a aulas. Com este trabalho foi possível constatar que a Igreja é um potencial espaço de atuação de professores de piano não necessariamente vinculados à igreja, que contempla alunos dos mais diversos níveis e adapta-se aos mais diversos objetivos destes e beneficia a própria Igreja uma vez que pianistas formados neste contexto, dentre outros espaços, podem vir a atuar também na própria igreja.This work aims to analyze experiences of piano teaching performed by two teachers in the context of the Catholic Church in Canoas / RS. In this work the Church is not understood as a concrete building, but is extended to homes and other environments where individuals are attracted by the religious link. The cases analyzed are composed of a lay woman with a licentiate degree in music, and a Lasallian religious with a higher education in piano. From the semistructured interviews with teachers, three themes were developed: teachers, students and classrooms. With this work it was possible to verify that the Church is a potential space for piano teachers not necessarily linked to the church, that it contemplates students of the most diverse levels and adapts to the most diverse objectives of these and benefits the own Church since pianists formed in this context, among other spaces, can also act in the church itself.application/pdfporEducação musicalPedagogia do pianoIgreja católicaEstudo de casosMusical educationPiano pedagogyCatholic ChurchSer professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056971.pdf001056971.pdfTexto completoapplication/pdf444876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/1/001056971.pdfd0212d668e5c64a89458016197bc71b0MD51TEXT001056971.pdf.txt001056971.pdf.txtExtracted Texttext/plain68815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/2/001056971.pdf.txt8d805ee65a7aee9f3a394f91e1d01e3fMD52THUMBNAIL001056971.pdf.jpg001056971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/3/001056971.pdf.jpg899676a9e185a57456ecc59f6c27ab73MD5310183/1720792018-10-23 09:30:22.031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:30:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
title Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
spellingShingle Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
Jefremovas, Pietra
Educação musical
Pedagogia do piano
Igreja católica
Estudo de casos
Musical education
Piano pedagogy
Catholic Church
title_short Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
title_full Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
title_fullStr Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
title_full_unstemmed Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
title_sort Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
author Jefremovas, Pietra
author_facet Jefremovas, Pietra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jefremovas, Pietra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Pedagogia do piano
Igreja católica
Estudo de casos
topic Educação musical
Pedagogia do piano
Igreja católica
Estudo de casos
Musical education
Piano pedagogy
Catholic Church
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical education
Piano pedagogy
Catholic Church
description Este trabalho tem como objetivo analisar experiências de ensino de piano realizadas por dois professores no contexto da Igreja Católica em Canoas/RS. Neste trabalho a Igreja não é compreendida como um prédio concreto, mas passa a se estender para lares e outros ambientes onde se encontram indivíduos atraídos pelo vinculo religioso. Os casos analisados compõem-se de uma leiga com formação em licenciatura em música, e um religioso lassalista com formação superior em piano. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores foram desenvolvidos três temas: os professores, os alunos e a aulas. Com este trabalho foi possível constatar que a Igreja é um potencial espaço de atuação de professores de piano não necessariamente vinculados à igreja, que contempla alunos dos mais diversos níveis e adapta-se aos mais diversos objetivos destes e beneficia a própria Igreja uma vez que pianistas formados neste contexto, dentre outros espaços, podem vir a atuar também na própria igreja.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-23T02:23:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001056971
url http://hdl.handle.net/10183/172079
identifier_str_mv 001056971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/1/001056971.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/2/001056971.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/3/001056971.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0212d668e5c64a89458016197bc71b0
8d805ee65a7aee9f3a394f91e1d01e3f
899676a9e185a57456ecc59f6c27ab73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447208761229312