Ser professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172079 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar experiências de ensino de piano realizadas por dois professores no contexto da Igreja Católica em Canoas/RS. Neste trabalho a Igreja não é compreendida como um prédio concreto, mas passa a se estender para lares e outros ambientes onde se encontram indivíduos atraídos pelo vinculo religioso. Os casos analisados compõem-se de uma leiga com formação em licenciatura em música, e um religioso lassalista com formação superior em piano. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores foram desenvolvidos três temas: os professores, os alunos e a aulas. Com este trabalho foi possível constatar que a Igreja é um potencial espaço de atuação de professores de piano não necessariamente vinculados à igreja, que contempla alunos dos mais diversos níveis e adapta-se aos mais diversos objetivos destes e beneficia a própria Igreja uma vez que pianistas formados neste contexto, dentre outros espaços, podem vir a atuar também na própria igreja. |
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Jefremovas, PietraSouza, Jusamara Vieira de2018-01-23T02:23:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/172079001056971Este trabalho tem como objetivo analisar experiências de ensino de piano realizadas por dois professores no contexto da Igreja Católica em Canoas/RS. Neste trabalho a Igreja não é compreendida como um prédio concreto, mas passa a se estender para lares e outros ambientes onde se encontram indivíduos atraídos pelo vinculo religioso. Os casos analisados compõem-se de uma leiga com formação em licenciatura em música, e um religioso lassalista com formação superior em piano. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores foram desenvolvidos três temas: os professores, os alunos e a aulas. Com este trabalho foi possível constatar que a Igreja é um potencial espaço de atuação de professores de piano não necessariamente vinculados à igreja, que contempla alunos dos mais diversos níveis e adapta-se aos mais diversos objetivos destes e beneficia a própria Igreja uma vez que pianistas formados neste contexto, dentre outros espaços, podem vir a atuar também na própria igreja.This work aims to analyze experiences of piano teaching performed by two teachers in the context of the Catholic Church in Canoas / RS. In this work the Church is not understood as a concrete building, but is extended to homes and other environments where individuals are attracted by the religious link. The cases analyzed are composed of a lay woman with a licentiate degree in music, and a Lasallian religious with a higher education in piano. From the semistructured interviews with teachers, three themes were developed: teachers, students and classrooms. With this work it was possible to verify that the Church is a potential space for piano teachers not necessarily linked to the church, that it contemplates students of the most diverse levels and adapts to the most diverse objectives of these and benefits the own Church since pianists formed in this context, among other spaces, can also act in the church itself.application/pdfporEducação musicalPedagogia do pianoIgreja católicaEstudo de casosMusical educationPiano pedagogyCatholic ChurchSer professor de piano : dois casos de atuação dentro da Igreja Católica em Canoas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056971.pdf001056971.pdfTexto completoapplication/pdf444876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/1/001056971.pdfd0212d668e5c64a89458016197bc71b0MD51TEXT001056971.pdf.txt001056971.pdf.txtExtracted Texttext/plain68815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/2/001056971.pdf.txt8d805ee65a7aee9f3a394f91e1d01e3fMD52THUMBNAIL001056971.pdf.jpg001056971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172079/3/001056971.pdf.jpg899676a9e185a57456ecc59f6c27ab73MD5310183/1720792018-10-23 09:30:22.031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:30:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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