Contratos de professores da rede pública estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fátima Rosana Retamar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131498
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar os principais motivos que levaram os professores contratados a ingressar no serviço público para desempenharem sua função em escolas públicas estaduais do ensino médio no município de Sant’Ana do Livramento e o tempo de serviço dos mesmos, aliados aos fatores motivacionais. A metodologia adotada foi da pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário para saber dados sobre fatores motivacionais. A amostra foi composta por trinta e sete professores que desempenham suas funções nas escolas estudadas e que foram escolhidos aleatoriamente para responder ao questionário, para posterior análise de conteúdo. Os principais resultados consideram que o principal motivo para o ingresso foi o fator vocacional e os fatores motivacionais estão relacionados ao envolvimento, convivência e prazer do regente em ministrar as aulas, aliadas ao companheirismo que existe entre aluno e professor. As contratações que tinham o objetivo original de atender a uma necessidade provisória (temporária/emergencial) acabaram sendo usadas para manter docentes durante anos na mesma vaga.
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