Contratos de professores da rede pública estadual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131498 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar os principais motivos que levaram os professores contratados a ingressar no serviço público para desempenharem sua função em escolas públicas estaduais do ensino médio no município de Sant’Ana do Livramento e o tempo de serviço dos mesmos, aliados aos fatores motivacionais. A metodologia adotada foi da pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário para saber dados sobre fatores motivacionais. A amostra foi composta por trinta e sete professores que desempenham suas funções nas escolas estudadas e que foram escolhidos aleatoriamente para responder ao questionário, para posterior análise de conteúdo. Os principais resultados consideram que o principal motivo para o ingresso foi o fator vocacional e os fatores motivacionais estão relacionados ao envolvimento, convivência e prazer do regente em ministrar as aulas, aliadas ao companheirismo que existe entre aluno e professor. As contratações que tinham o objetivo original de atender a uma necessidade provisória (temporária/emergencial) acabaram sendo usadas para manter docentes durante anos na mesma vaga. |
id |
UFRGS-2_1e5dee145ebab810ebd4c180b9fc28bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131498 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Fátima Rosana RetamarMazzilli, Claudio PinhoRibeiro, Lena Maris Mazzotti2016-01-06T02:41:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/131498000976069O presente estudo teve como objetivo identificar os principais motivos que levaram os professores contratados a ingressar no serviço público para desempenharem sua função em escolas públicas estaduais do ensino médio no município de Sant’Ana do Livramento e o tempo de serviço dos mesmos, aliados aos fatores motivacionais. A metodologia adotada foi da pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário para saber dados sobre fatores motivacionais. A amostra foi composta por trinta e sete professores que desempenham suas funções nas escolas estudadas e que foram escolhidos aleatoriamente para responder ao questionário, para posterior análise de conteúdo. Os principais resultados consideram que o principal motivo para o ingresso foi o fator vocacional e os fatores motivacionais estão relacionados ao envolvimento, convivência e prazer do regente em ministrar as aulas, aliadas ao companheirismo que existe entre aluno e professor. As contratações que tinham o objetivo original de atender a uma necessidade provisória (temporária/emergencial) acabaram sendo usadas para manter docentes durante anos na mesma vaga.application/pdfporGestão públicaServiço públicoMotivaçãoProfessoresContratos de professores da rede pública estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976069.pdf000976069.pdfTexto completoapplication/pdf832041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131498/1/000976069.pdf5fc8fd7bb608b445e4df31f6534ac1eaMD51TEXT000976069.pdf.txt000976069.pdf.txtExtracted Texttext/plain63316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131498/2/000976069.pdf.txt2b9267f662f749615c5835d69d9f4d1fMD52THUMBNAIL000976069.pdf.jpg000976069.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131498/3/000976069.pdf.jpgbb1ffb88ae6cc382cc2f95694825cd0fMD5310183/1314982018-10-25 10:02:32.425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131498Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:02:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contratos de professores da rede pública estadual |
title |
Contratos de professores da rede pública estadual |
spellingShingle |
Contratos de professores da rede pública estadual Pereira, Fátima Rosana Retamar Gestão pública Serviço público Motivação Professores |
title_short |
Contratos de professores da rede pública estadual |
title_full |
Contratos de professores da rede pública estadual |
title_fullStr |
Contratos de professores da rede pública estadual |
title_full_unstemmed |
Contratos de professores da rede pública estadual |
title_sort |
Contratos de professores da rede pública estadual |
author |
Pereira, Fátima Rosana Retamar |
author_facet |
Pereira, Fátima Rosana Retamar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fátima Rosana Retamar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mazzilli, Claudio Pinho |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ribeiro, Lena Maris Mazzotti |
contributor_str_mv |
Mazzilli, Claudio Pinho Ribeiro, Lena Maris Mazzotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão pública Serviço público Motivação Professores |
topic |
Gestão pública Serviço público Motivação Professores |
description |
O presente estudo teve como objetivo identificar os principais motivos que levaram os professores contratados a ingressar no serviço público para desempenharem sua função em escolas públicas estaduais do ensino médio no município de Sant’Ana do Livramento e o tempo de serviço dos mesmos, aliados aos fatores motivacionais. A metodologia adotada foi da pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário para saber dados sobre fatores motivacionais. A amostra foi composta por trinta e sete professores que desempenham suas funções nas escolas estudadas e que foram escolhidos aleatoriamente para responder ao questionário, para posterior análise de conteúdo. Os principais resultados consideram que o principal motivo para o ingresso foi o fator vocacional e os fatores motivacionais estão relacionados ao envolvimento, convivência e prazer do regente em ministrar as aulas, aliadas ao companheirismo que existe entre aluno e professor. As contratações que tinham o objetivo original de atender a uma necessidade provisória (temporária/emergencial) acabaram sendo usadas para manter docentes durante anos na mesma vaga. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-06T02:41:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131498 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000976069 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131498 |
identifier_str_mv |
000976069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131498/1/000976069.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131498/2/000976069.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131498/3/000976069.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fc8fd7bb608b445e4df31f6534ac1ea 2b9267f662f749615c5835d69d9f4d1f bb1ffb88ae6cc382cc2f95694825cd0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224495898296320 |