Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222482 |
Resumo: | Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades. |
id |
UFRGS-2_1e75199cef36892d5a4590ae571dfa4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222482 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giugliani, CamilaFlores, Eliane Maria Teixeira LeiteCesa, Kátia TeresaMello, Vania Roseli Correa deSantana, Jandira RoehrsRobinson, Patrícia GenroPereira, Cristiane NunesOliveira, Nilvo Masulini de2021-06-19T04:40:26Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/222482001086252Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.This paper reports on an experience of health promotion and social participation among the children of a public school in Porto Alegre, capital city in the South of Brazil. In the context of an action research of the People’s Health Movement, the intervention in the school also gathered universities and the Primary Care Unit of the territory, with its Health in the School Program. Guided by the principles of buen vivir and of biocentrism, the activities focused on the concepts and practices of permaculture and art education. In this experience, the process of collective construction of each activity, with its potentialities and challenges, stands out. In order to arouse in all the participants the sense of belonging to nature and to a society that stands on solidarity, the work is to be continued, with the possibility of inspiring other schools and other communities.En este artículo se cuenta el relato de una experiencia de promoción de la salud y de la participación social junto a los niños de una escuela pública de Porto Alegre, una grande capital del sur de Brasil. Inserida en el contexto de una investigación-acción del Movimiento por la Salud de los Pueblos, la intervención en la escuela reunió también universidades y la Unidad de Atención Primaria en salud del territorio, con su Programa Salud en la Escuela. Guiadas por los principios del buen vivir y del biocentrismo, las actividades realizadas se centraron en los conceptos y prácticas de la permacultura y del arte-educación. En esta experiencia, se destaca el proceso de construcción colectiva de cada actividad, con sus potencialidades y desafíos. Con el propósito de despertar en todos los participantes el sentido de pertenencia a la naturaleza y a la sociedad solidaria, se planea la continuidad del trabajo, con la posibilidad de ser inspiración para otras escuelas y otras comunidades.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. vol. 2, n. 3 (2018), p. 33-54Promoção da saúdeHealth promotionSocial participationHealth in School ProgramFamily health strategyPromoción de la saludParticipación socialPrograma Salud en la EscuelaEstrategia salud de la familiaSaúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viverHealth and citizenship at school : innovative experiences that promote buen vivirSalud y ciudadanía en la escuela : experiencias innovadoras que promocen el buen vivirinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086252.pdf.txt001086252.pdf.txtExtracted Texttext/plain46529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222482/2/001086252.pdf.txt70439e8e37f38999bb1658fdfad611d5MD52ORIGINAL001086252.pdfTexto completoapplication/pdf2889647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222482/1/001086252.pdfcc2b02cd55eb538adc213e917503c0d8MD5110183/2224822021-06-26 04:46:01.481555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222482Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:46:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Health and citizenship at school : innovative experiences that promote buen vivir |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Salud y ciudadanía en la escuela : experiencias innovadoras que promocen el buen vivir |
title |
Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver |
spellingShingle |
Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver Giugliani, Camila Promoção da saúde Health promotion Social participation Health in School Program Family health strategy Promoción de la salud Participación social Programa Salud en la Escuela Estrategia salud de la familia |
title_short |
Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver |
title_full |
Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver |
title_fullStr |
Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver |
title_full_unstemmed |
Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver |
title_sort |
Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver |
author |
Giugliani, Camila |
author_facet |
Giugliani, Camila Flores, Eliane Maria Teixeira Leite Cesa, Kátia Teresa Mello, Vania Roseli Correa de Santana, Jandira Roehrs Robinson, Patrícia Genro Pereira, Cristiane Nunes Oliveira, Nilvo Masulini de |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Eliane Maria Teixeira Leite Cesa, Kátia Teresa Mello, Vania Roseli Correa de Santana, Jandira Roehrs Robinson, Patrícia Genro Pereira, Cristiane Nunes Oliveira, Nilvo Masulini de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giugliani, Camila Flores, Eliane Maria Teixeira Leite Cesa, Kátia Teresa Mello, Vania Roseli Correa de Santana, Jandira Roehrs Robinson, Patrícia Genro Pereira, Cristiane Nunes Oliveira, Nilvo Masulini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da saúde |
topic |
Promoção da saúde Health promotion Social participation Health in School Program Family health strategy Promoción de la salud Participación social Programa Salud en la Escuela Estrategia salud de la familia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health promotion Social participation Health in School Program Family health strategy |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Promoción de la salud Participación social Programa Salud en la Escuela Estrategia salud de la familia |
description |
Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-19T04:40:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222482 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-507X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001086252 |
identifier_str_mv |
2525-507X 001086252 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. vol. 2, n. 3 (2018), p. 33-54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222482/2/001086252.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222482/1/001086252.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70439e8e37f38999bb1658fdfad611d5 cc2b02cd55eb538adc213e917503c0d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447746565373952 |