Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoff, Débora Nayar
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bruch, Kelly Lissandra, Pedrozo, Eugenio Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264433
Resumo: As estratégias de nicho de mercado são consideradas adequadas pela base teórica abordada para atender aos desafios dos pequenos empreendimentos terem sucesso dentro de mercados competitivos. Objetivo é verificar como os produtores de leite e derivados de cabras e ovelhas estão usando a estratégia de nicho para posicionar seu empreendimento e produtos no mercado. O estudo de caso foi feito a partir de visitas técnicas em duas propriedades rurais e uma industrializadora de leite, complementadas por entrevistas com os dirigentes e pesquisa bibliográfica e documental. Estratégias identificadas: a) segmentação de mercado e definição de mercado-alvo; b) desenvolvimento de nichos de mercado; c) pesquisa de mercado sobre comportamento e necessidades do consumidor para desenvolvimento de produtos; d) elaboração de produtos diferenciados e de difícil imitação. Outros resultados: a) diferença significativa do nível de sucesso das empresas; b) empreendimentos ligados ao leite de cabra atendem às exigências organolépticas dos consumidores e facilitam o uso e conservação do produto; c) empreendimento ligado ao leite de ovelha enfrenta a dificuldade inerente a entrada de produtos totalmente novos no mercado; d) o elemento preço é barreira ao desenvolvimento de mercados para os produtos de leite de ovinos; e) o fato do produto não ser conhecido gera uma barreira aos novos entrantes que temem o risco da prospecção de mercados.
id UFRGS-2_1f3b4323acb7e6c8e864871b6651d17b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264433
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoff, Débora NayarBruch, Kelly LissandraPedrozo, Eugenio Avila2023-09-12T03:34:15Z20070104-0960http://hdl.handle.net/10183/264433000650449As estratégias de nicho de mercado são consideradas adequadas pela base teórica abordada para atender aos desafios dos pequenos empreendimentos terem sucesso dentro de mercados competitivos. Objetivo é verificar como os produtores de leite e derivados de cabras e ovelhas estão usando a estratégia de nicho para posicionar seu empreendimento e produtos no mercado. O estudo de caso foi feito a partir de visitas técnicas em duas propriedades rurais e uma industrializadora de leite, complementadas por entrevistas com os dirigentes e pesquisa bibliográfica e documental. Estratégias identificadas: a) segmentação de mercado e definição de mercado-alvo; b) desenvolvimento de nichos de mercado; c) pesquisa de mercado sobre comportamento e necessidades do consumidor para desenvolvimento de produtos; d) elaboração de produtos diferenciados e de difícil imitação. Outros resultados: a) diferença significativa do nível de sucesso das empresas; b) empreendimentos ligados ao leite de cabra atendem às exigências organolépticas dos consumidores e facilitam o uso e conservação do produto; c) empreendimento ligado ao leite de ovelha enfrenta a dificuldade inerente a entrada de produtos totalmente novos no mercado; d) o elemento preço é barreira ao desenvolvimento de mercados para os produtos de leite de ovinos; e) o fato do produto não ser conhecido gera uma barreira aos novos entrantes que temem o risco da prospecção de mercados.application/pdfporTeoria e evidência econômica. Passo Fundo, RS. 32 f.MarketingAgronegóciosAgroindústriaLaticiniosPesquisa de mercadoSegmentação de mercadoMercado competitivoEstratégia competitivaDesenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000650449.pdf.txt000650449.pdf.txtExtracted Texttext/plain81307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264433/2/000650449.pdf.txt7f8b0d48079d5aafb603ea49e2a9b4bcMD52ORIGINAL000650449.pdfTexto completoapplication/pdf145800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264433/1/000650449.pdfa80455b4ab983addf0cf925fb30c4d24MD5110183/2644332023-09-13 03:32:22.146091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264433Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-13T06:32:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
title Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
spellingShingle Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
Hoff, Débora Nayar
Marketing
Agronegócios
Agroindústria
Laticinios
Pesquisa de mercado
Segmentação de mercado
Mercado competitivo
Estratégia competitiva
title_short Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
title_full Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
title_fullStr Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
title_full_unstemmed Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
title_sort Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
author Hoff, Débora Nayar
author_facet Hoff, Débora Nayar
Bruch, Kelly Lissandra
Pedrozo, Eugenio Avila
author_role author
author2 Bruch, Kelly Lissandra
Pedrozo, Eugenio Avila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoff, Débora Nayar
Bruch, Kelly Lissandra
Pedrozo, Eugenio Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Agronegócios
Agroindústria
Laticinios
Pesquisa de mercado
Segmentação de mercado
Mercado competitivo
Estratégia competitiva
topic Marketing
Agronegócios
Agroindústria
Laticinios
Pesquisa de mercado
Segmentação de mercado
Mercado competitivo
Estratégia competitiva
description As estratégias de nicho de mercado são consideradas adequadas pela base teórica abordada para atender aos desafios dos pequenos empreendimentos terem sucesso dentro de mercados competitivos. Objetivo é verificar como os produtores de leite e derivados de cabras e ovelhas estão usando a estratégia de nicho para posicionar seu empreendimento e produtos no mercado. O estudo de caso foi feito a partir de visitas técnicas em duas propriedades rurais e uma industrializadora de leite, complementadas por entrevistas com os dirigentes e pesquisa bibliográfica e documental. Estratégias identificadas: a) segmentação de mercado e definição de mercado-alvo; b) desenvolvimento de nichos de mercado; c) pesquisa de mercado sobre comportamento e necessidades do consumidor para desenvolvimento de produtos; d) elaboração de produtos diferenciados e de difícil imitação. Outros resultados: a) diferença significativa do nível de sucesso das empresas; b) empreendimentos ligados ao leite de cabra atendem às exigências organolépticas dos consumidores e facilitam o uso e conservação do produto; c) empreendimento ligado ao leite de ovelha enfrenta a dificuldade inerente a entrada de produtos totalmente novos no mercado; d) o elemento preço é barreira ao desenvolvimento de mercados para os produtos de leite de ovinos; e) o fato do produto não ser conhecido gera uma barreira aos novos entrantes que temem o risco da prospecção de mercados.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T03:34:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264433
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-0960
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000650449
identifier_str_mv 0104-0960
000650449
url http://hdl.handle.net/10183/264433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Teoria e evidência econômica. Passo Fundo, RS. 32 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264433/2/000650449.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264433/1/000650449.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f8b0d48079d5aafb603ea49e2a9b4bc
a80455b4ab983addf0cf925fb30c4d24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225098406920192