Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264433 |
Resumo: | As estratégias de nicho de mercado são consideradas adequadas pela base teórica abordada para atender aos desafios dos pequenos empreendimentos terem sucesso dentro de mercados competitivos. Objetivo é verificar como os produtores de leite e derivados de cabras e ovelhas estão usando a estratégia de nicho para posicionar seu empreendimento e produtos no mercado. O estudo de caso foi feito a partir de visitas técnicas em duas propriedades rurais e uma industrializadora de leite, complementadas por entrevistas com os dirigentes e pesquisa bibliográfica e documental. Estratégias identificadas: a) segmentação de mercado e definição de mercado-alvo; b) desenvolvimento de nichos de mercado; c) pesquisa de mercado sobre comportamento e necessidades do consumidor para desenvolvimento de produtos; d) elaboração de produtos diferenciados e de difícil imitação. Outros resultados: a) diferença significativa do nível de sucesso das empresas; b) empreendimentos ligados ao leite de cabra atendem às exigências organolépticas dos consumidores e facilitam o uso e conservação do produto; c) empreendimento ligado ao leite de ovelha enfrenta a dificuldade inerente a entrada de produtos totalmente novos no mercado; d) o elemento preço é barreira ao desenvolvimento de mercados para os produtos de leite de ovinos; e) o fato do produto não ser conhecido gera uma barreira aos novos entrantes que temem o risco da prospecção de mercados. |
id |
UFRGS-2_1f3b4323acb7e6c8e864871b6651d17b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264433 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hoff, Débora NayarBruch, Kelly LissandraPedrozo, Eugenio Avila2023-09-12T03:34:15Z20070104-0960http://hdl.handle.net/10183/264433000650449As estratégias de nicho de mercado são consideradas adequadas pela base teórica abordada para atender aos desafios dos pequenos empreendimentos terem sucesso dentro de mercados competitivos. Objetivo é verificar como os produtores de leite e derivados de cabras e ovelhas estão usando a estratégia de nicho para posicionar seu empreendimento e produtos no mercado. O estudo de caso foi feito a partir de visitas técnicas em duas propriedades rurais e uma industrializadora de leite, complementadas por entrevistas com os dirigentes e pesquisa bibliográfica e documental. Estratégias identificadas: a) segmentação de mercado e definição de mercado-alvo; b) desenvolvimento de nichos de mercado; c) pesquisa de mercado sobre comportamento e necessidades do consumidor para desenvolvimento de produtos; d) elaboração de produtos diferenciados e de difícil imitação. Outros resultados: a) diferença significativa do nível de sucesso das empresas; b) empreendimentos ligados ao leite de cabra atendem às exigências organolépticas dos consumidores e facilitam o uso e conservação do produto; c) empreendimento ligado ao leite de ovelha enfrenta a dificuldade inerente a entrada de produtos totalmente novos no mercado; d) o elemento preço é barreira ao desenvolvimento de mercados para os produtos de leite de ovinos; e) o fato do produto não ser conhecido gera uma barreira aos novos entrantes que temem o risco da prospecção de mercados.application/pdfporTeoria e evidência econômica. Passo Fundo, RS. 32 f.MarketingAgronegóciosAgroindústriaLaticiniosPesquisa de mercadoSegmentação de mercadoMercado competitivoEstratégia competitivaDesenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000650449.pdf.txt000650449.pdf.txtExtracted Texttext/plain81307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264433/2/000650449.pdf.txt7f8b0d48079d5aafb603ea49e2a9b4bcMD52ORIGINAL000650449.pdfTexto completoapplication/pdf145800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264433/1/000650449.pdfa80455b4ab983addf0cf925fb30c4d24MD5110183/2644332023-09-13 03:32:22.146091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264433Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-13T06:32:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS |
title |
Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS |
spellingShingle |
Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS Hoff, Débora Nayar Marketing Agronegócios Agroindústria Laticinios Pesquisa de mercado Segmentação de mercado Mercado competitivo Estratégia competitiva |
title_short |
Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS |
title_full |
Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS |
title_fullStr |
Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS |
title_sort |
Desenvolvimento de nichos de mercado para pequenos negócios : leite e laticínios de cabras e ovelhas em Bento Gonçalves, RS |
author |
Hoff, Débora Nayar |
author_facet |
Hoff, Débora Nayar Bruch, Kelly Lissandra Pedrozo, Eugenio Avila |
author_role |
author |
author2 |
Bruch, Kelly Lissandra Pedrozo, Eugenio Avila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoff, Débora Nayar Bruch, Kelly Lissandra Pedrozo, Eugenio Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Agronegócios Agroindústria Laticinios Pesquisa de mercado Segmentação de mercado Mercado competitivo Estratégia competitiva |
topic |
Marketing Agronegócios Agroindústria Laticinios Pesquisa de mercado Segmentação de mercado Mercado competitivo Estratégia competitiva |
description |
As estratégias de nicho de mercado são consideradas adequadas pela base teórica abordada para atender aos desafios dos pequenos empreendimentos terem sucesso dentro de mercados competitivos. Objetivo é verificar como os produtores de leite e derivados de cabras e ovelhas estão usando a estratégia de nicho para posicionar seu empreendimento e produtos no mercado. O estudo de caso foi feito a partir de visitas técnicas em duas propriedades rurais e uma industrializadora de leite, complementadas por entrevistas com os dirigentes e pesquisa bibliográfica e documental. Estratégias identificadas: a) segmentação de mercado e definição de mercado-alvo; b) desenvolvimento de nichos de mercado; c) pesquisa de mercado sobre comportamento e necessidades do consumidor para desenvolvimento de produtos; d) elaboração de produtos diferenciados e de difícil imitação. Outros resultados: a) diferença significativa do nível de sucesso das empresas; b) empreendimentos ligados ao leite de cabra atendem às exigências organolépticas dos consumidores e facilitam o uso e conservação do produto; c) empreendimento ligado ao leite de ovelha enfrenta a dificuldade inerente a entrada de produtos totalmente novos no mercado; d) o elemento preço é barreira ao desenvolvimento de mercados para os produtos de leite de ovinos; e) o fato do produto não ser conhecido gera uma barreira aos novos entrantes que temem o risco da prospecção de mercados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-12T03:34:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264433 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-0960 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000650449 |
identifier_str_mv |
0104-0960 000650449 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria e evidência econômica. Passo Fundo, RS. 32 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264433/2/000650449.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264433/1/000650449.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f8b0d48079d5aafb603ea49e2a9b4bc a80455b4ab983addf0cf925fb30c4d24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447838796021760 |