Perfil dos dirigentes das empresas clientes do Banco do Brasil de Marau (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmolin, Domingos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13982
Resumo: O presente trabalho de pesquisa científica é resultado da pretensão inicial de formar o perfil dos dirigentes empresariais das empresas que são clientes da agência do Banco do Brasil de Marau (RS); de formar, em seqüência, o perfil destes mesmos dirigentes empresariais separadamente em dois novos grupos, em que a variável dependente é ser correntista pessoa física do Banco do Brasil ou não ser correntista pessoa física do Banco do Brasil. As variáveis independentes consideradas para a formação do perfil de cada grupo foram: idade, sexo, estado civil, escolaridade, renda mensal, naturalidade, data do cadastro no Banco, a existência ou não de restrições cadastrais, o valor dos bens e do patrimônio, o tempo de existência das empresas que dirigem, a faixa de faturamento das empresas que dirigem, e a natureza da atividade econômica das empresas que dirigem, quais sejam, indústria, comércio ou serviços. A amostragem utilizada foi a probabilística sistemática. A apresentação do perfil dos dirigentes que são também correntistas do Banco do Brasil com aqueles dirigentes que não são correntistas do Banco do Brasil possibilitou a efetivação da análise discriminante de dois grupos, à ótica da variável dependente serem ou não correntistas pessoa física do Banco do Brasil. É também o presente trabalho resultado de entrevistas em profundidade aplicadas aleatoriamente a dirigentes empresariais que são clientes pessoa física e a dirigentes empresariais que não são clientes pessoa física, contendo interrogações sobre os motivos de terem ou não conta corrente pessoa física no Banco do Brasil. A pretensão inicial, que obteve êxito em todos os seus aspectos, resultou no presente trabalho, o qual é disponibilizado à instituição Banco do Brasil e, como conseqüência, a todos os seus funcionários, principalmente aos seus gerentes de contas; e a todos os demais interessados, como um norteador para otimizar a oferta de produtos e serviços bancários aos dirigentes empresariais e às empresas que eles dirigem.
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