Análise e reflexões sobre uma experiência em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Fernando de Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/93265
Resumo: Este trabalho parte de uma crítica ao modelo escolar tradicional, para investigar de que forma a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Buscamos fundamentos nas teorias da Educação Matemática Crítica, de Ole Skovsmose e encontramos na Modelagem Matemática em sua perspectiva sócio-crítica, conforme descrita por Jonei Barbosa, o ambiente de aprendizagem favorável para que pudéssemos propor uma prática de ensino a fim de investigar como essas ideias se concretizavam em sala de aula. Essa prática foi realizada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio e a análise dos dados foi feita através de uma pesquisa qualitativa, com base nos registros em gravações, anotações dos alunos e diário de campo produzido pelo professor. O tema escolhido para a Modelagem foi transporte público, e a tarefa dos alunos era a de construir um modelo para o cálculo da tarifa dos ônibus. Após a aplicação da prática de ensino, consideramos que a atividade de Modelagem obteve êxito na busca por discussões matemáticas e técnicas, porém não acreditamos que tenhamos obtido sucesso na busca por discussões reflexivas sócio-críticas. Sendo assim, nossa conclusão é que a prática se aproximou da perspectiva realística da Modelagem.
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