As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140071 |
Resumo: | A intervenção dos tutores, trabalhada e assistida, é fundamental em cursos a distância. Este trabalho mostra a ação da tutoria em um polo de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância a partir dos registros em Portfólios de Aprendizagem. Destacamos de 68 blogs uma amostra de 14 desses com os registros realizados no primeiro semestre de 2009. Trabalhamos com dois protocolos de registro que contemplaram (1) o total de e (2) as intervenções dos tutores. Da análise destacamos: (1) A interação como esteio para a formação de comunidades; (2) A criatividade em atos; (3) Os tutores investem em fazer perguntas que pedem esclarecimentos. O guia da tutoria e a formação presencial e a distância em curso de especialização específico formaram a base do trabalho realizado pelos tutores nas intervenções pedagógicas. |
id |
UFRGS-2_210fcdc8eb2d29b135d11b474a00a012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140071 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Geny Schwartz da SilvaMenezes, Crediné da Silva2016-05-04T02:06:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/140071000990893A intervenção dos tutores, trabalhada e assistida, é fundamental em cursos a distância. Este trabalho mostra a ação da tutoria em um polo de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância a partir dos registros em Portfólios de Aprendizagem. Destacamos de 68 blogs uma amostra de 14 desses com os registros realizados no primeiro semestre de 2009. Trabalhamos com dois protocolos de registro que contemplaram (1) o total de e (2) as intervenções dos tutores. Da análise destacamos: (1) A interação como esteio para a formação de comunidades; (2) A criatividade em atos; (3) Os tutores investem em fazer perguntas que pedem esclarecimentos. O guia da tutoria e a formação presencial e a distância em curso de especialização específico formaram a base do trabalho realizado pelos tutores nas intervenções pedagógicas.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaAs intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990893.pdf000990893.pdfTexto completoapplication/pdf208956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/1/000990893.pdfb7f091a62091ca67f9d032a99fa5f14fMD51TEXT000990893.pdf.txt000990893.pdf.txtExtracted Texttext/plain36599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/2/000990893.pdf.txt64b3fe4efd55aa28b1ab7b67945455e0MD52THUMBNAIL000990893.pdf.jpg000990893.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/3/000990893.pdf.jpg8f9e6217efb632b0c0c46b81392179caMD5310183/1400712021-12-06 05:33:32.107328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140071Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:33:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos |
title |
As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos |
spellingShingle |
As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos Silva, Geny Schwartz da Silva Tutoria Ensino a distância |
title_short |
As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos |
title_full |
As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos |
title_fullStr |
As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos |
title_full_unstemmed |
As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos |
title_sort |
As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos |
author |
Silva, Geny Schwartz da Silva |
author_facet |
Silva, Geny Schwartz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Geny Schwartz da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Crediné da Silva |
contributor_str_mv |
Menezes, Crediné da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância |
topic |
Tutoria Ensino a distância |
description |
A intervenção dos tutores, trabalhada e assistida, é fundamental em cursos a distância. Este trabalho mostra a ação da tutoria em um polo de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância a partir dos registros em Portfólios de Aprendizagem. Destacamos de 68 blogs uma amostra de 14 desses com os registros realizados no primeiro semestre de 2009. Trabalhamos com dois protocolos de registro que contemplaram (1) o total de e (2) as intervenções dos tutores. Da análise destacamos: (1) A interação como esteio para a formação de comunidades; (2) A criatividade em atos; (3) Os tutores investem em fazer perguntas que pedem esclarecimentos. O guia da tutoria e a formação presencial e a distância em curso de especialização específico formaram a base do trabalho realizado pelos tutores nas intervenções pedagógicas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:06:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140071 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990893 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140071 |
identifier_str_mv |
000990893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/1/000990893.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/2/000990893.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/3/000990893.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7f091a62091ca67f9d032a99fa5f14f 64b3fe4efd55aa28b1ab7b67945455e0 8f9e6217efb632b0c0c46b81392179ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724601074974720 |