As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geny Schwartz da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140071
Resumo: A intervenção dos tutores, trabalhada e assistida, é fundamental em cursos a distância. Este trabalho mostra a ação da tutoria em um polo de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância a partir dos registros em Portfólios de Aprendizagem. Destacamos de 68 blogs uma amostra de 14 desses com os registros realizados no primeiro semestre de 2009. Trabalhamos com dois protocolos de registro que contemplaram (1) o total de e (2) as intervenções dos tutores. Da análise destacamos: (1) A interação como esteio para a formação de comunidades; (2) A criatividade em atos; (3) Os tutores investem em fazer perguntas que pedem esclarecimentos. O guia da tutoria e a formação presencial e a distância em curso de especialização específico formaram a base do trabalho realizado pelos tutores nas intervenções pedagógicas.
id UFRGS-2_210fcdc8eb2d29b135d11b474a00a012
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140071
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Geny Schwartz da SilvaMenezes, Crediné da Silva2016-05-04T02:06:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/140071000990893A intervenção dos tutores, trabalhada e assistida, é fundamental em cursos a distância. Este trabalho mostra a ação da tutoria em um polo de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância a partir dos registros em Portfólios de Aprendizagem. Destacamos de 68 blogs uma amostra de 14 desses com os registros realizados no primeiro semestre de 2009. Trabalhamos com dois protocolos de registro que contemplaram (1) o total de e (2) as intervenções dos tutores. Da análise destacamos: (1) A interação como esteio para a formação de comunidades; (2) A criatividade em atos; (3) Os tutores investem em fazer perguntas que pedem esclarecimentos. O guia da tutoria e a formação presencial e a distância em curso de especialização específico formaram a base do trabalho realizado pelos tutores nas intervenções pedagógicas.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaAs intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990893.pdf000990893.pdfTexto completoapplication/pdf208956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/1/000990893.pdfb7f091a62091ca67f9d032a99fa5f14fMD51TEXT000990893.pdf.txt000990893.pdf.txtExtracted Texttext/plain36599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/2/000990893.pdf.txt64b3fe4efd55aa28b1ab7b67945455e0MD52THUMBNAIL000990893.pdf.jpg000990893.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/3/000990893.pdf.jpg8f9e6217efb632b0c0c46b81392179caMD5310183/1400712021-12-06 05:33:32.107328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140071Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
title As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
spellingShingle As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
Silva, Geny Schwartz da Silva
Tutoria
Ensino a distância
title_short As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
title_full As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
title_fullStr As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
title_full_unstemmed As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
title_sort As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
author Silva, Geny Schwartz da Silva
author_facet Silva, Geny Schwartz da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geny Schwartz da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Crediné da Silva
contributor_str_mv Menezes, Crediné da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
topic Tutoria
Ensino a distância
description A intervenção dos tutores, trabalhada e assistida, é fundamental em cursos a distância. Este trabalho mostra a ação da tutoria em um polo de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância a partir dos registros em Portfólios de Aprendizagem. Destacamos de 68 blogs uma amostra de 14 desses com os registros realizados no primeiro semestre de 2009. Trabalhamos com dois protocolos de registro que contemplaram (1) o total de e (2) as intervenções dos tutores. Da análise destacamos: (1) A interação como esteio para a formação de comunidades; (2) A criatividade em atos; (3) Os tutores investem em fazer perguntas que pedem esclarecimentos. O guia da tutoria e a formação presencial e a distância em curso de especialização específico formaram a base do trabalho realizado pelos tutores nas intervenções pedagógicas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:06:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140071
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990893
url http://hdl.handle.net/10183/140071
identifier_str_mv 000990893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/1/000990893.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/2/000990893.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140071/3/000990893.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7f091a62091ca67f9d032a99fa5f14f
64b3fe4efd55aa28b1ab7b67945455e0
8f9e6217efb632b0c0c46b81392179ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224506551828480